Vivera Mobile traz estudo sobre o perfil dos usuários de smartphone no Brasil

xxx

Pesquisa mostra tendência de mercado e o comportamento da geração móvel.

A Vivera Mobile, marca da Spring Mobile Solutions, líder global em soluções móveis corporativas, divulga os resultados do estudo patrocinado pela empresa sobre os hábitos dos usuários de smartphone no Brasil. A análise, finalizada em outubro de 2014, foi realizada pela Mobile Marketing Association, entidade global com mais de 800 membros em todo o mundo e líder no desenvolvimento do mercado móvel, em parceria com a Nielsen Ibope. 

A pesquisa mostra que, no Brasil, 51,4 milhões de pessoas usam smartphones com acesso à internet e que a classe C já representa mais de um terço do total de usuários. A novidade é que osmartphone é o equipamento mais usado em casa para acessar a internet (36%), desbancando dispositivos como desktop (25%) e notebook (32%). Apenas 6% dos entrevistados usam tablet. Nesse modelo, o aplicativo mais usado é o Android, que cresce, com 78% dos usuários, enquanto o rival iOS apresenta apenas 9%. 

Campeãs de acesso

As redes sociais ainda são as mais acessadas, com 81%. Em segundo lugar, estão os e-mails, com 78%, índice que apresentou um aumento em relação ao último levantamento realizado pela MMA, em fevereiro de 2014. Os vídeos tiveram uma leve queda, passando de 53% para 52%, assim como os games, que vêm baixando o porcentual de acesso desde setembro de 2013 (pesquisa anterior à penúltima realizada) e agora representam 35% da preferência. Os portais e o entretenimento mostram um aumento: ambos passaram para 38%, são o sexto e o sétimo mais acessados, respectivamente, depois de redes sociais, e-mail, vídeos, notícias e música. Os dois últimos itens no ranking de acesso são esportes, com 22%, que contabilizou um crescimento em relação à medição anterior, e compradores, que cresceu e também se fixou nos 22%, para empatar com esportes. 

“A pesquisa deixa claro como a classe C está cada vez mais influente e contribuindo para o aumento do uso de smartphones no Brasil. Esses resultados ressaltam a importância de as empresas se especializarem em oferecer produtos inovadores, voltados para esse público, que exige cada vez mais qualidade, conteúdo e preços acessíveis”, analisa Yuri Fiaschi, diretor de desenvolvimento de novos negócios da Vivera Mobile.

Andróid em alta

Como um dos diferenciais da Vivera Mobile é justamente oferecer uma solução de acordo com as tendências de mercado, o estudo é importante para identificar as aplicações mais atraentes e o sistema operacional mais usado, de uma forma mais assertiva. “O Android em alta mostra que as soluções oferecidas pela empresa estão de acordo com a movimentação do mercado móvel, que está cada vez mais partindo para o sistema operacional do Google para automatizar sua força de vendas. Hoje oferecemos produtos que suportam iOS e Android, e o nosso desenvolvimento tem cada vez mais demanda para os sistemas abertos”, explica Fiaschi. 

A Vivera Mobile acredita na importância de patrocinar estudos para entender o mercado e as tendências do setor de mobilidade. A empresa está atenta às transformações e mudanças do setor, assim como no comportamento de seus usuários..

Deixe um comentário

*