Vicunha Têxtil leva novidades sustentáveis para a Colombiatex 2019

Além de lançamentos pautados pela inovação e respeito ao meio ambiente, a gigante têxtil compôs nesta edição a seleta lista de empresas integrantes da Rota de Sustentabilidade.

Durante 22 a 24 de janeiro, a Vicunha Têxtil, líder mundial na produção de índigos e brins, participou da Colombiatex 2019 - feira de negócios mais importante do setor têxtil na América Latina, que acontece todo ano na cidade de Medellín. A fabricante apresenta nesta edição seus últimos lançamentos, com foco em artigos que reforçam seu posicionamento sustentável, desenvolvidos por meio de processos mais racionais e limpos e alinhados às necessidades do mercado.

Nesta edição, a Vicunha também compôs a lista de empresas selecionadas para integrar a Rota de Sustentabilidade, idealizada sob a pesquisa do Inexmoda – instituto privado e sem fins lucrativos – com objetivo de conectar os principais players da cadeia de moda, transformando e fortalecendo a indústria. Pela primeira vez na Colombiatex, a iniciativa tem como objetivo expor as melhores práticas sustentáveis do mercado que envolvem os pilares social, cultural, ambiental e econômico. O tour sugere uma jornada através da qual diferentes públicos como compradores, expositores, mídia, entidades governamentais e visitantes, poderão identificar empresas que se destacam por seu impacto positivo no setor.

Com destaque na feira, os lançamentos ecológicos da têxtil vêm agregar ainda mais à família de denim e color com selo Eco Cycle, que levam as classificações Less Water e Recycle e são produzidos a partir de processos mais sustentáveis, unindo eficiência e inovação. Entre os highlights, está a mais nova linha de denim sustentável Absolut Eco, que economiza até 95% de água e até 90% de químicos em sua produção. A novidade é composta por matéria-prima reciclada e não passa por processos de tingimento, garantindo beleza única aos tecidos. Já no brim, a Vicunha apresenta o Eco Squash Color, que visa o uso racional de água e químicos através de aplicação de coating sobre tecido natural e se sobressai pela utilização do fio de poliéster reciclado em sua trama, derivado de garrafas PET.

Look Zero Waste

Especialmente para a Colombiatex, a estilista Renata Buzzo - adepta do slow Fashion e lifestyle vegano – criou um look com a linha sustentável Absolut Eco para apresentar em desfile especial promovido pela Abit durante a feira, sob a curadoria de André Hidalgo, idealizador da Casa de Criadores.

Para a peça apresentada na passarela, Renata optou por uma modelagem com muito volume, principalmente na parte superior. O look traz como fio condutor a importância dos resíduos, já que para a designer o descarte não é uma opção e, e em suas criações, as sobras são utilizadas como matéria-prima protagonista. “Gostei tanto de trabalhar com Absolut Eco que vou incluí-lo nas minhas próximas coleções. Além de sustentável, a estrutura do tecido proporciona shapes mais armados e com volumetria”, conta.

Outros destaques ficam por conta dos artigos super premium Metallic Denim & Color, desenvolvidos com fios de LUREX®, garantindo sofisticação e glamour às criações. A família de superelásticos com Extreme Power também é ampliada e apresenta novidades como Gisele Power e Gisele Dark Power, com 60% de stretch e tecnologia dualFX® da Lycra®, que proporcionam elevado grau de estabilidade dimensional e perfeita recuperação do jeans.

No 100% algodão, a Vicunha apresenta na feira novidades em denim premium com visual vintage. Os lançamentos Blaine Light Blue, Iago Royal e Veder Dark, da linha Essential, trazem efeitos incríveis em lavanderia, enquanto Greener-eco é composto por matéria-prima reciclada e economiza até 95% de água nos processos de tingimento e acabamento.

#VicunhaTextil #Colombiatex2019 #Inexmoda #EcoCycle #AbsolutEco #BlaineLightBlue #IagoRoyal #VederDark

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*