Veja agora as melhores opções para uma alimentação fresca e saudável para o Verão

O Verão está chegando e, com o excesso de calor, podemos nos descuidar da alimentação. Ao contrário do Inverno, no Verão o corpo precisa de menos quantidade de energia, então comer alimentos altamente calóricos pode dificultar o funcionamento do nosso organismo. Por esse motivo, a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, resolveu montar um cardápio de alimentos mais leves e frescos para que você possa comer bem e se sentir melhor ainda.

Quando ficamos expostos ao sol, liberamos grande quantidade de água por meio do suor, causando náuseas, mal-estar, tontura e até mesmo desmaios. Segundo Sizele Rodrigues, nutricionista da Codeagro, “é necessário que aumentemos a quantidade de ingestão de água para evitar a desidratação na estação mais quente do ano, mesmo estando sem sede”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendável que se beba uma média de 2,3 litros de água por dia.

Mas quanto à alimentação, o que devo comer para que não me sinta mal no calor? Segundo Sizele, é melhor evitar alimentos pesados e gordurosos e optar por frutas, verduras e legumes, pois são de mais fácil digestão, já que no calor nosso metabolismo fica mais lento.

Veja abaixo algumas opções para cada refeição do dia:

- Café da Manhã: Opte por alimentos ricos fibras para se ter energia durante todo o dia; Ex: Castanhas, Amêndoas, Nozes, Milho, cereais integrais

- Almoço: Escolha alimentos leves e de fácil digestão e que podem ajudar como filtros de raios ultravioleta;

Ex: Brócolis, couve, ervilha, tomate, cenoura, carnes magras, peixe

- Lanche da Tarde: A melhor opção são frutas ricas em Vitamina C, que são nutritivas e refrescantes;

Ex: Laranja, manga, melão, melancia, goiaba (também é possível optar pela opção dos sucos naturais ou sorvetes caseiros)

- Jantar: Como última refeição do dia, melhor que seja leve para que não tenha problemas na hora de descansar;

Arroz integral, peixe, alface, tomate, carnes magras

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