Urso-polar protagoniza alerta ambiental em nova aventura infantil

As autoridades da Organização das Nações Unidas estão apavoradas, mas ouvem atentamente o discurso de Kim, no novo livro infantil de Jussara Braga, Um urso branco em Nova York, lançamento da Editora do Brasil. Cansado de ver o derretimento das calotas polares e a capa um urso branco.indddestruição do planeta, o  jovem urso vai até Nova York para defender a preservação de seu habitat.

Após a morte da mãe, Kim, morador do Ártico, decide dar um grito de alerta aos governantes sobre os estragos que a impudência humana vem causando. A decisão é tomada após uma conversa com um velho esquimó nativo da região, para quem “pescar estava se tornando bastante arriscado e que cada temporada de caça poderia se transformar em uma viagem sem volta”.

O livro narra toda a sua trajetória, desde a morte da mãe, em uma emboscada da natureza, tendo de amadurecer sozinho e enfrentar seus medos, até sua emocionante viagem para bradar por seus direitos. Afinal, quantos animais ainda precisariam desaparecer para que os humanos tomassem uma atitude?.

As belas ilustrações de Bruno Gomes encantam o leitor e resgatam o ambiente do grande urso. “Ilustrar Um urso branco em Nova York foi para mim um desafio muito gratificante, pois nunca fiz nada ambientado no Ártico, mas pude exercitar meu prazer em desenhar animais e cenários exóticos me inspirando nessa belíssima história de Jussara Braga”, revela o ilustrador. Ao final, o leitor é presenteado com fotos e informações complementares sobre ursos-polares, seu hábitat, outras espécies que vivem no Ártico, além de dados sobre o derretimento das calotas polares e o papel da ONU. Além disso, há um suplemento de atividades que estimulam a reflexão.

Com uma narrativa tocante e envolvente, a obra é um convite às crianças pensarem sobre o futuro da Terra, enfatizando para a urgência dos problemas de clima e preservação que o planeta vem enfrentando, assim como a necessidade de mudanças drásticas no comportamento do ser humano.

Sobre a autora – Jussara Braga é escritora de livros infantis, já tendo publicado pela Editora do Brasil: Pirata de palavras, Visitante do barulho, Sim Não, O desejo das águas, Crime no formigueiro e outras histórias, Enrolando novelo de lã.

Sobre o ilustrador – Bruno Gomes é formado em cursos de computação gráfica e design. Sempre gostou de desenhar e criar histórias por meio de imagens. Atua hoje como ilustrador e já tem mais de dez títulos ilustrados. É também professor de pintura digital em seu próprio estúdio em Recife, o Grifo Studio, ao lado de seu pai, professor de desenho e também ilustrador, Sérgio Gomes. Nasceu em Arapiraca, AL, mas logo foi morar em Recife, PE.

Título: Um urso branco em Nova York

Autora: Jussara Braga

Ilustrações: Bruno Gomes

Número de páginas: 40

Formato: 23,5 x 20,5 cm

Preço: R$ 30,90

ISBN: 978-85-10-05523-9

Indicação leitora: 5º ano

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora do Brasil estão disponíveis no site www.editoradobrasil.com.br

 

Deixe um comentário

*