Turismo deverá receber mais recursos para 2017

Com emenda parlamentar, Embratur terá mais aporte para divulgar o Brasil no exterior.

Gilson Lira e presidente Vinicius Lummertz (Embratur), deputado Herculano Passos e Tufi Neto (Embratur).
Gilson Lira e presidente Vinicius Lummertz (Embratur), deputado Herculano Passos e Tufi Neto (Embratur).

O deputado federal Herculano Passos, presidente da Comissão de Turismo da Câmara de Deputados (CTur), assinou na noite desta terça-feira (13) a autorização para a elaboração de emenda parlamentar de comissão relativa ao orçamento 2017 para investimentos voltados à Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). O ato aconteceu na sede da Comissão e contou com a presença do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, e dos diretores do Instituto, Gilson Lira (Inteligência Competitiva e Promoção Turística) e Tufi Michreff Neto (Gestão Interna).

“Os parlamentares demonstraram que estão muito sensibilizados à relevância do turismo para a recuperação da economia do nosso País”, disse Vinicius Lummertz ao destacar a importância da emenda. Segundo ele, aumentar os recursos da Embratur será uma das prioridades do turismo no orçamento de 2017.

Em julho deste ano, a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados elencou que seriam três as prioridades entre as dez sugestões apresentadas pelos parlamentares para encaminhamento à Comissão Mista de Orçamento, responsável pela elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2017 (LDO).

“A promoção da imagem de nosso País no mercado externo é crucial neste período pós-olímpico, pois temos que aproveitar o sucesso dos Jogos para atrair ainda mais turistas e investidores, gerando renda e empregos”, afirmou o deputado Herculano Passos.

De acordo com ele, no ano passado, o orçamento da Embratur para divulgação internacional foi de US$ 17 milhões, enquanto o México, por exemplo, foi de US$ 477 milhões. “Dessa forma fica muito difícil ser competitivo na atração de turistas estrangeiros”, destacou o presidente da Comissão de Turismo da Câmara de Deputados.

A segunda emenda aprovada na CTur para encaminhamento à Comissão Mista de Orçamento diz respeito aos projetos de infraestrutura turística. A meta é abranger cinco mil projetos em todo o Brasil. A terceira emenda trata da qualificação, certificação e produção associada ao turismo, com meta de qualificar 18 mil pessoas.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual e compreende as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro do subsequente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*