Dia 27 de setembro é o Dia Mundial do Turismo


De acordo com Henrique Eduardo Alves o setor tem potencial para promover o crescimento econômico sustentável, a redução de desigualdades regionais e a inclusão social, gerando emprego e renda.

Em comemoração à data, o Ministério do Turismo divulga em seu portal, uma série de reportagens especiais sobre os principais segmentos do setor.

Em comemoração à data, o Ministério do Turismo divulga em seu portal, uma série de reportagens especiais sobre os principais segmentos do setor.

O Dia Mundial do Turismo será comemorado no próximo domingo, 27 de setembro, com o tema “Um bilhão de turistas, um bilhão de oportunidades”, que segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), revela a relevância do setor para o desenvolvimento econômico e de transformação social em escala global.

Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o Brasil tem motivos para comemorar. “Somos a nona economia de turismo do mundo com contribuição de R$ 490 bilhões para o PIB nacional, mais de três milhões de empregos gerados e 62 milhões de consumidores no mercado de viagens”.

O potencial do turismo também esteve em evidência na mensagem do secretário geral da OMT, Taleb Rifai. “Hoje, mais de um bilhão de turistas viajam a cada ano para um destino internacional. Isto faz doturismo um setor econômico de primeira grandeza, que aporta 10% do PIB mundial e 6% do total das exportações”.

No mesmo tom, o secretário geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse que o turismo, com este volume expressivo de viajantes internacionais, se consolida como um importante motor de transformações e gera mudanças substanciais na vida de milhões de pessoas. “Como um dos principais geradores de empregos no mundo, oferece oportunidades de subsistência, ajudando a aliviar a pobreza e a inclusão social”.

Em comemoração à data, o Ministério do Turismo divulga em seu portal, uma série de reportagens especiais sobre os principais segmentos do setor. Em mensagem de vídeo, que será divulgada no dia 27 no Facebook, o ministro Henrique Eduardo Alves reafirma a crença no potencial desta atividade e a importância do turismólogo. Segundo ele, em um dos momentos mais desafiadores dos últimos anos, oturismo é um dos poucos setores com potencial para promover o crescimento sustentado e sustentável do país, “a redução de desigualdades regionais e a inclusão social, por meio da geração de emprego e renda”.

 

Comments are closed.