Tudo na vida é afetado pelas atitudes que você toma. Mas afinal, você sabe o que é ter atitude?

Coaching auxilia as pessoas a tomarem a iniciativa e a seguirem seu caminho em busca de objetivos concretos.

Coaching auxilia as pessoas a tomarem a iniciativa e a seguirem seu caminho em busca de objetivos concretos.

Atitude. Ao ouvir essa palavra, no que você pensa?

Independente das possíveis opiniões controversas, uma boa saída para responder essa questão é entender que atitude é um sentimento interior que se expressa pelo comportamento exterior, – já que as pessoas sempre projetam no exterior aquilo que sentem internamente. Não importa o que aconteça: a atitude sempre vem à tona, – afinal, até mesmo aqueles que optam por ignorar fatos ou acontecimentos também tomam atitudes – as de “deixar para lá”.

Segundo Andreia Rego, Psicanalista e Coach de Desenvolvimento Humano no Rio de Janeiro/RJ, é a atitude que dá “cor” a cada aspecto da vida das pessoas. “Resumidamente, a atitude é como o pincel da mente: ela pode pintar tudo de cores claras ou brilhantes, criando uma obra-prima, ou transformar tudo em algo escuro e sombrio. Tudo depende da forma a qual o indivíduo enxerga a vida, se sente e deixa isso transparecer para o mundo”, comenta a especialista, que lembra que não existe uma única parte da vida de qualquer um que não seja afetada pelas atitudes tomadas.

Porém, é normal que a maioria sinta insegurança na hora de tomar atitudes e fazer escolhas, pois escolher algo é dizer “não” para todo um leque de possibilidades. “Ao definir alguma coisa, sempre acaba se ‘perdendo’ outra e o ser humano não quer perder nada: porém, só resta a cada um medir os prós e contras de cada atitude, de cada escolha que se faz. Um exemplo simples é o relacionamento: ao optar por um relacionamento, o casal decide dizer ‘não’ para todo o resto do mundo e concentrar todo o seu esforço para si mesmo e seu parceiro. Essa é uma atitude que trará consigo benefícios e prejuízos, mas é a eles próprios que cabe medir se essa é uma escolha que, no final, trará mais pontos positivos. Isso vale também para viagens, mudança de emprego, escolha do curso de vestibular, etc. Enfim: para tudo na vida será preciso ter atitude e escolher os caminhos a serem seguidos”, exalta a coach.  

Sabendo que essa atitude para tomada de decisões nem sempre é tarefa fácil, uma boa dica é recorrer ao coaching, método que traz consigo técnicas que auxiliam as pessoas nas escolhas incisivas para o alcance das próprias metas, evitando perda de tempo e de foco. “É o coachee (cliente) quem decide seus objetivos, o coach (profissional) apenas tem o trabalho de transformar essa caminhada até a meta de forma mais objetiva”, resume Andreia.

A pessoa deve estar sempre ciente de que seu futuro será influenciado pelas atitudes que toma – e, para entender de onde vêm essas atitudes, você pode fazer a si mesmo algumas perguntas que ajudam a responder isso:

1 – Personalidade – quem é você?

2 – Ambiente – o que está à sua volta?

3 – A expressão dos outros – o que você sente?

4 – Auto-imagem – como você se vê?

5 – Expor-se a oportunidades de crescimento – o que você experimenta?

6 – Cercar-se de colegas/amigos – com quem você anda?

7 – Crenças – no que você acredita?

8 – Escolhas – o que você faz?

“Lembre-se sempre de que todo pensamento que você tem molda a sua vida – e que a soma de todos esses pensamentos é o que compreende a sua atitude geral. Quanto mais você vive, mais escolhas faz e mais responsável você é pelo rumo que sua vida está tomando”, conclui a profissional, que lembra que um dos alertas que o Coaching traz é: “De quem depende a melhor atitude para fazer diferença?”

SERVIÇO:

Andreia Rego – Psicanalista e Coach de Desenvolvimento Humano

Face: https://www.facebook.com/andreiasrego?ref=hl 

Instagram: Andreia Rego

Site: http://coachandreiarego.com.br/

E-mail: asrego@gmail.com

Celular: 21 99941.9950

Deixe um comentário

*