Total Lubrificantes do Brasil investe na capacitação de jovens profissionais

Atrair e reter talentos, profissionalizar as equipes e aumentar a qualificação técnica são os principais objetivos do Programa de Estágios da companhia. 

Atrair e reter talentos, profissionalizar as equipes e aumentar a qualificação técnica são os objetivos do Programa de Estágios da TOTAL.

Gerir pessoas é um dos principais desafios das empresas modernas. Mesmo com a explosão da tecnologia e das inovações nas últimas décadas, a competitividade acirrada e a globalização evidenciaram que são os colaboradores os principais ativos de uma companhia. E é o nível de engajamento destas equipes que constitui o diferencial capaz de gerar resultados e manter a longevidade e a notoriedade de uma marca. 

Alinhada a esta tendência, a Total Lubrificantes do Brasil vem investindo em um Programa de Estágios, cujo objetivo é identificar no mercado colaboradores de alta performance e dar a eles a oportunidade de uma evolução sólida de carreira, privilegiando também a mobilidade interna, funcional e a geográfica. “Em suma, priorizamos a diversidade e o comprometimento das equipes. Tudo isso faz parte da nossa Rota de Trabalho, uma estratégia para o desenvolvimento da filial no Brasil e nas Américas”, explica Juliana Moraes Macedo, Gerente de Recursos Humanos e Comunicação Interna da Total Lubrificantes do Brasil. 

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 145 das 250 maiores indústrias brasileiras utilizam o estágio como forma de atrair e reter talentos.  “Para o estudante, o Programa de Estágios da Total é uma oportunidade impar de ingressar no mercado de trabalho em uma atividade para a qual está se preparando academicamente. Já para o Grupo, é a possibilidade de formar profissionais totalmente aderentes a sua missão, valores e filosofia”, complementa. 

Segundo Juliana, os estagiários são recrutados por meio de um processo de seleção bastante criterioso. “Os profissionais devem atender a políticade Recursos Humanos do Grupo Total, que se baseia em quatro pilares: diversidade, mobilidade, equidade e responsabilidade. É importante que estes princípios sejam respeitados durante todo o processo de contratação e ao longo da carreira de cada colaborador”, ressalta a executiva. 

Bolsa auxílio

O Programa de Estágio da Total Lubrificantes do Brasil atende diversos departamentos da empresa como: Contabilidade, Suprimentos, Tributário,  Controladoria, Jurídico, Operações Fabris, Planejamento, Comercial e Recursos Humanos. “Hoje eles já representam 10% do quadro de funcionários. A remuneração está baseada na bolsa auxílio e em um pacote de benefícios que abrange seguro de vida, vale-refeição, plano de saúde e subsídio ao transporte.  Asseguramos as necessidades básicas de todos os estudantes contratados”, conta. 

O sistema de avaliação de desempenho dos estagiários é o mesmo adotado pelo Grupo e em suas filiais espalhadas pelo mundo. “Primeiramente todos possuem um clara descrição de suas atividades, depois recebem, no início de cada módulo de 6 meses, uma avaliação de Perfomance Individual, a fim de garantir que o programa esteja alinhado com as expectativas da empresa e com a do profissional”, afirma. “Temos metas e objetivos bem claros para cada um deles. Cada estagiário é acompanhado por seu gestor direto, que também recebe coaching e treinamento sobre liderança para ajudá-los a lidar com as necessidades dos jovens talentos”, contemporiza Juliana. “É uma tarefa árdua, que demanda muita dedicação de cada gestor, pois precisamos integrar várias gerações, em especial estes jovens que nasceram na década de 1990 e que se destacam, sobretudo, pela preocupação em construir um futuro promissor e sonham com uma carreira internacional”, acredita. 

Além do constante processo de integração e de capacitação profissional, a Total Lubrificantes do Brasil itambém implentou em 2013 o programa Discovering, que visa permitir a sinergia permanente entre os colaboradores. “A história do Grupo, produtos, principais clientes, posição de mercado, principais unidades de negócio, organograma e campanhas de marketing divulgadas no Brasil e no mundo são alguns dos temas abordados no encontro, que acontece a cada 6 meses com os novos colaboradores admitidos. “Durante o Discovering temos a oportunidade de transmitir às equipes o sentimento de orgulho por trabalhar em uma empresa que se preocupa com o hoje e o amanhã de cada um de nós”, finalizaGerente de Recursos Humanos e Comunicação Interna da Total Lubrificantes do Brasil.

SERVIÇO: 

A TOTAL está entre as cinco maiores empresas de petróleo e gás do mundo, presente em mais de 130 países. Com uma equipe altamente capacitada, com mais de 100 mil colaboradores, as suas atividades abrangem toda a cadeia do petróleo, desde a exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás, até o refino, distribuição e comercialização internacional de petróleo bruto e produtos finais. A TOTAL também desempenha um papel importante na indústria química global.  A missão da TOTAL é trabalhar para ajudar a satisfazer a demanda global por energia, hoje e amanhã. Site: www.totalbr.com.br

Deixe um comentário

*