Tian comemora Ano Novo chinês com cardápio temático

chef Fernando de Souza
Os pratos à base de pato do menu especial retratam uma gastronomia chinesa atual, vigorosa e adaptada ao paladar brasileiro.

Para comemorar o Ano-Novo Chinês, que começa na quinta-feira 19, o Tian, restaurante asiático contemporâneo, criou um menu especial de três pratos à base de pato, um dos principais ingredientes da gastronomia do país. O trio, que custa R$150 e serve duas pessoas, é servido às quintas, sextas e sábados no jantar; e aos domingos no almoço e jantar. Recomenda-se fazer reserva para este menu especial, que fica em cartaz até o dia 19 de março. 

O destaque deste menu de Ano-Novo chinês fica por conta do Pato de Szechuan, cujo resultado final lembra o famoso Pato de Pequim. Na versão do Tian, a carne é cozida a vapor, com temperos da região de Szechuan. Em seguida, é frita com gordura de pato e servida com molho hoisin, pepino, cebolinhas e buns (pães chineses) no vapor. A culinária de Szechuan, que fica na região oeste, é conhecida por uma gastronomia de sabores marcantes – e promete agradar ao paladar dos brasileiros.
 
Os outros dois pratos são: Crispy Duck  Salad (pato confitado, alface mizuna, tomates cerejas, cebola roxa, laranjae vinagrete de ameixachinesa; e Dumplings de Pato, (trouxinhas recheadas com coxa confitada de pato), servidos em consome de pato, cogumelos shiitake e temperado com cinco especiarias chinesas. Os dumplings se assemelham a raviólis e são um dos primeiros pratos que os estrangeiros visitam a China, tamanho sua popularidade.
“A gastronomia chinesa é muito rica e diversificada, mas no Brasil ficou conhecido apenas pelo yakissoba e o frango xadrez”, diz o chef Fernando de Souza, idealizador do cardápio. “Esses três pratos trazem outros sabores da Ásia, mas com uma pegada atual e foram adaptados para agradar aos brasileiros”, explica o chef que trabalhou o consagrado Perry St, do estrelado chef Jean-Georges Von Gerichten, em Nova York. 
 
O chef
 
A execução dos pratos cabe ao chef Fernando de Souza, um apaixonado pela gastronomia contemporânea. Catarinense e formado em design de interiores, resolveu mudar de profissão após passar uma temporada morando em Nova York. Lá, se dedicou à gastronomia, estudando no Instituto of  Culinary Education e trabalhando durante três anos no renomado Perry St, do chef Jean-Georges Von Gerichten. Em Miami Beach, trabalhou no Setai Hotel e no Ritz Carlton. 
 
O restaurante
 
O restaurante foi inaugurado 2013 pelas mãos da chef tailandesa Marina Pipatpan (ex-Mestiço), precursora da culinária asiática Brasil, e seu marido, o restaurateur Cyro Sá. Depois de um longo período morando na Tailândia, o casal voltou com a proposta de oferecer pratos em porções para compartilhar com a família e amigos. Nascia o Tian, cujo slogan é “share the moment”. Ganhou o prêmio na categoria Bom e Barato de 2013 da edição Comer e Beber, da revista Veja São Paulo. É um dos pouquíssimos restaurantes asiáticos fora do eixo Liberdade-Bom Retiro. Em seu cardápio estão pratos que mostram uma culinária asiática contemporânea, com pegada ocidental, capaz de agradar o paladar dos brasileiros, mas mantendo características tradicionais essenciais. 
SERVIÇO:
Cardápio de Ano Novo chinês
De 19 de fevereiro a 19 de março, no jantar
Rua Jerônimo da Veiga, 36, Itaim Bibi
Horário de funcionamento:
Almoço: segunda a sexta-feira, das 12h às 15h; aos sábados 16h; e domingos até 17h. Jantar: segunda a quarta-feira, das 19h às 23h; de quinta a sábado, até 0h. Fecha somente domingo no jantar.
Capacidade: 70 lugares / Estacionamento R$18 / Cartões: TODOS /
Tickets: sodexo e alelo refeição / Ar / Wifi grátis
Instagram: @TianRestauranteEmail Reservas: reservas@tianrestaurante.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*