Tecnologia de satélites será um dos principais suportes da tecnologia 4K

Capacidade satelital exigida é quatro vezes maior que a de transmissões Full HD.

ses

A  SES (NYSE Euronext Paris e Luxembourg Stock Exchange: SESG)está se preparando para suportar a ampliação exigida pelas transmissões Ultra HD, investindo em sua frota de mais de 50 satélites e na disponibilização de 98 novos transponders até 2017, fato que adiciona 14% mais capacidade à sua frota. A tecnologia 4K (também conhecida como ULTRA HD) é uma das maiores tendências no mercado de transmissão de televisão. Considerada a evolução natural do Full HD, ela trará uma grande mudança para o mercado, com mais de 1000 canais e cerca de 500 milhões de televisores 4K em uso no mundo até 2025.

“Com a expectativa de que o 4K se torne o padrão nos próximos anos, principalmente na Europa e nos EUA, e com uma penetração que será semelhante à que temos de HD atualmente, é necessário ampliar a capacidade das frotas dos satélites para suportar essa demanda”, afirma Jurandir Pitsch, Vice-presidente de Vendas para América Latina Sul da SES. “Por isso, a SES está investindo nesse crescimento para fornecer ao mercado a melhor tecnologia, já que as transmissões em 4K exigem, atualmente, quatro vezes mais capacidade satelital”, complementa.

Um dos principais catalisadores do uso da tecnologia 4K no mundo serão as transmissões de grandes eventos, como os Jogos Olímpicos Rio 2016 e os campeonatos da UEFA em 2016 na Europa.  Na Copa do Mundo do Brasil, por exemplo, algumas das partidas já foram gravadas e transmitidas em 4K. “No Brasil, onde o mercado de TV paga possui grande potencial e já chegou a quase 19 milhões de assinantes de acordo com a Anatel, algumas operadoras que distribuem os sinais para este mercado, também estão trabalhando para utilizar a tecnologia nesse mesmo período”, afirma Pitsch.

Atualmente, a SES conta com mais de 1500 transponders em 37 posições orbitais diferentes. A empresa transmite 28% de todos os canais de TV do mundo e adicionou 494 canais em seu portfólio de clientes desde 2012. No Brasil, a empresa recentemente adquiriu duas posições orbitais no leilão da Anatel, agência reguladora do Brasil, que permitirá à companhia trazer nova capacidade para a região.

Sobre o Formato 4K 

O formato 4K expande a qualidade de imagens do Full HD em quatro vezes, podendo chegar a 3840 x 2160 pixels no total. Isso significa que, enquanto a imagem em HD tem mais de 2 milhões de pixels, a tecnologia 4K conta com aproximadamente 8,3 milhões de pontos. 

Sobre a SES
SES é uma operadora de satélites líder no mundo todo que possui uma frota de 50 satélites geoestacionários. A empresa fornece serviços de comunicação via satélite para emissoras e provedoras de serviços de conteúdo e Internet, redes de operadoras de telefonia fixa e móvel, assim como para empresas e organizações governamentais no mundo todo. 

A SES representa relacionamentos comerciais duradouros, serviço de alta qualidade e excelência no setor de transmissão e difusão. As equipes regionais culturalmente distintas da SES estão localizadas em todo o mundo e trabalham conjuntamente com os clientes para atender às suas necessidades específicas de serviço e de largura de banda de satélite. 

SES (NYSE Euronext Paris e Bolsa de Valores de Luxemburgo: SESG) detém participações na Ciel, no Canadá, e na QuetzSat, no México, bem como uma participação estratégica na empresa startup de infraestrutura de satélite O3b Networks. Mais informações em: www.ses.com.

Deixe um comentário

*