SPA Sorocaba desenvolve terapia de até 15 dias que alivia dores da fibromialgia

Tratamento de dores osteoarticulares crônicas ocorre por meio de quatro procedimentos-base: médicos, fisioterápicos, psicológicos e exercícios físicos. 

Tratamento de dores osteoarticulares crônicas ocorre por meio de quatro procedimentos-base: médicos, fisioterápicos, psicológicos e exercícios físicos.

Segunda doença reumatológica mais comum, a fibromialgia tem como característica principal a dor crônica, que migra por diversas partes do corpo, manifestando-se especialmente nos tendões e nas articulações. Em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos, esta patologia está associada ao mau funcionamento do sistema nervoso central e do mecanismo de supressão da dor. 

Pacientes com fibromialgia adquirem algumas desordens como fraqueza e atrofia muscular, redução de força e potência muscular e diminuição da qualidade do músculo. Ainda sem conclusões sobre suas causas e mecanismos de funcionamento, a doença até agora não deixou claro se pode ser transmitida geneticamente ou se há relação sobre a prevalência em familiares. 

“Nosso programa consiste de uma ampla avaliação e de um tratamento multiprofissional para pacientes com dor crônica e fibromialgia, estabelecendo um trabalho de educação em saúde e uma terapêutica a ser realizada após a alta”, explica o médico Manoel Carlos Beldi Castanho, diretor clínico do Spa Sorocaba. 

Terapia cognitiva

O ciclo de tratamento vai de 10 a 15 dias e ocorre por meio de quatro procedimentos-base – Médicos, Fisioterapia, Exercícios físicos e Psicologia. O primeiro deles começa com uma consulta inicial para confirmação ou elaboração do diagnóstico, além de uma explicação sobre os métodos de avaliação (diária de dor), pedido de exames se necessário, prescrição medicamentosa. Ao fechar o período de permanência no Spa Sorocaba, o hóspede passa por uma consulta de alta para revisão de medicamentos e orientação, e por três a quatro sessões de acupuntura, realizadas por um médico acupunturista. 

“Durante o tratamento é feita uma avaliação de amplitude de movimento, postural e capacidade funcional. As medidas fisioterápicas incluem analgesia (alívio na percepção da dor sem a produção intencional de sedação), cinesioterapia (também conhecida como terapia do movimento) e orientação postural e Watsu (terapia corporal aquática). Essas atividades são realizadas sob a supervisão de um reumatologista, da equipe médica do SPA Sorocaba”, explica o coordenador deste tratamento, o médico José Eduardo Martinez. 

Há ainda a realização de exercícios físicos, voltados a dar mais flexibilidade ao paciente, além de melhorar o equilíbrio, fortalecer os músculos e a parte aeróbica, com movimentos de baixo impacto. O tratamento inclui também terapia cognitiva comportamental, que trabalha os conteúdos emocionais apresentados na dor crônica.

Deixe um comentário

*