Segurança: Guarujá receberá carreta de videomonitoramento nesta Temporada de Verão

Além desse equipamento, a cidade receberá na próxima sexta-feira (26), a Operação Verão com a chegada de 400 PMs e  25 viaturas.

Além desse equipamento, a cidade receberá na sexta-feira (26), a Operação Verão com a chegada de 400 PMs e  25 viaturas.

O Guarujá terá novidade na fiscalização da cidade durante a Operação Verão 2014/2015. O Município receberá uma carreta de videomonitoramento para contribuir com a segurança dos moradores e turistas durante o período de férias. 

A novidade foi informada à prefeita Maria Antonieta de Brito pelo comandante da Polícia Militar da Baixada Santista e Vale do Ribeira, Ricardo Ferreira de Jesus, durante a última reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CCICM), conhecida popularmente como carreta de videomonitoramento, foi utilizada nos estádios brasileiros durante os jogos da Copa do Mundo. A carreta é equipada com câmeras colocadas em um telescópio, que atinge 16 metros de altura, e possui câmeras normais, que são equipadas com visão noturna infravermelha e captação de imagens por temperatura. Esses equipamentos têm alcance de 3 km.

Na próxima sexta-feira (26), também chegam à cidade, aproximadamente, 400 policias militares e 25 viaturas. É o início da Operação Verão de Segurança, que para esta temporada disponibilizará o reforço policial por um período maior na região. Serão 55 dias, ou seja, com o reforço mantido até o Carnaval. “Faremos operações de trânsito, bloqueios nas principais vias, patrulhamento territorial e aéreo. Contaremos, ainda, com os grupamentos de Choque, Rota e Canil, para combater qualquer todo e qualquer tipo de crime”, explica o comandante Ricardo Ferreira de Jesus.

Giro de 360 graus

Ainda de acordo com o coronel, a carreta ficará posicionada nas proximidades da Praça Horácio Lafer, na Enseada, por ser uma área de grande movimentação. “Como esses equipamentos são de longo alcance, a medida que eu tenho o posicionamento dela e o giro de 360 graus, do ponto de estacionamento elas podem atingir até  6 km de cobertura”, justifica o comandante.

Para a prefeita Maria Antonieta de Brito, a disposição das forças de segurança da cidade tem contribuído significativamente com a redução dos índices de criminalidade no Município no último trimestre, conforme dados divulgados pela Secretária de Estado da Segurança Pública.

Antonieta também aproveitou a oportunidade para dar boas-vindas ao coronel Ricardo, que assumiu recentemente o comando da PM. “Desde que você assumiu o comando, temos percebido uma diferença no patrulhamento feito pela Polícia Militar, presenciamos um número maior de oficiais nas ruas. Quero agradecer o cuidado e a atenção que o comando tem dispensado ao nosso Município. Isso faz toda diferença na vida da população”, observou a prefeita.

Deixe um comentário

*