São Paulo é destaque em cinco rankings de cidades globais do futuro

Publicação internacional coloca capital paulista em listas como Top 10 cidades com capital humano e estilo de vida no mundo.  

Anhangabaú, região central de São Paulo. (Foto: José Cordeiro/ SPTuris)

Anhangabaú, região central de São Paulo. (Foto: José Cordeiro/ SPTuris)

A edição de dezembro 2014 – janeiro 2015 da publicação “fDi Intelligence” anunciou uma relação de rankings de cidades globais do futuro 2014-2015 e São Paulo apareceu em destaque dentro de cinco listas, tendo sido a única cidade brasileira citada no levantamento. 

Entre as cidades de mercado emergente com Produto Interno Bruto (PIB) menor que 35 mil dólares por pessoa, a capital paulista aparece na 14ª posição entre 25 concorrentes. Já na relação das 25 cidades com estratégia de investimento direto estrangeiro, São Paulo surge no décimo lugar – mesma colocação entre as dez megacidades no item capital humano e estilo de vida. 

No comparativo que inclui somente as “Top 10 cidades emergentes”, São Paulo foi a nona colocada de locais com capital humano e estilo de vida, e conseguiu o décimo lugar dentre aquelas com potencial econômico. Segundo o presidente da São Paulo Negócios e SPTuris, Wilson Poit, “se São Paulo fosse um país, apareceria no ranking entre as 50 maiores economias do mundo”. 

O estudo teve como base uma seleção de 130 locais, usando dados de categorias econômicas como taxa de crescimento populacional, desemprego, inflação, entre outros índices. Nos critérios para capital humano e estilo de vida, foram considerados, por exemplo, a porcentagem da população economicamente ativa (força de trabalho), grau de instrução e quantidade de universidades.

Deixe um comentário

*