Rotas de negócios: capitais e grandes centros no foco das redes hoteleiras

Turismo de negócios é cada vez mais visto com profissionalismo e ganha opções variadas nas principais cidades brasileiras. 

Hotel Plaza Inn Paineiras localizado em Goiania uma das maiores rotas de negócios do país - divulgação.

Hotel Plaza Inn Paineiras localizado em Goiânia uma das maiores rotas de negócios do país.

O turismo de negócio brasileiro cresceu 13,8% no último ano, é o que aponta os Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas (IEVC) da Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev). Este mercado cada vez mais desperta o interesse de redes hoteleiras de grande porte, que se especializam e passam a oferecer serviços específicos para este público. Algumas rotas empresriais como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Vitória e Ribeirão Preto/SP estão entre os investimentos da Allia Hotels. 

A cidade de Goiânia por exemplo, que já é sede de cinco empreendimentos da rede – Plaza Inn Executive, Plaza Inn San Conrado, Plaza Inn Paineira , Plaza Inn Augustus e Bristol Evidence Hotel -, ganhará no próximo ano mais um hotel com a bandeira Plaza Inn, o Breeze Aeroporto. O foco são os visitantes da capital a negócios. “Oferecemos um leque de serviços diferenciados totalmente focado neste público”, conta Luiz Fantin diretor de marketing da Allia Holtels. De acordo com a rede, um dos fatores determinantes na escolha do hotel para este público executivo é a localização: “nestas rotas, a boa localização do empreendimento é fundamental”, continua Fantin. E a localização do Breeze Aeroporto em Goiânia não poderia ser melhor partindo deste princípio: está a 2 km do aeroporto. 

Também priorizando este turismo e com o preceito da localização estratégica está o Plaza Inn Master, localizado no centro de Ribeirão Preto, próximo aos centros de convenções, fácil acesso aos shoppings e aos principais pontos turísticos da cidade. Possui centro de eventos para até 220, com sete salas totalmente equipadas e internet wi-fi. Para os momentos de lazer, o hotel oferece piscina, sauna e área para churrasco. De acordo com a coordenadora de marketing do Plaza Inn, Mara Badin, apenas em Ribeirão Preto o setor movimentou 16,6% da ocupação do hotel. Para ela, o hóspede de turismo de negócio procura um hotel que ofereça serviço de qualidade, conforto, boa localização e fácil acesso aos principais pontos turísticos da cidade. “Principalmente em Ribeirão Preto sabemos a importância do hóspede do turismo de negócio. A cidade está localizada em um dos principais polos do agronegócio e o setor movimenta o turismo durante o ano todo, seja com feiras, congressos e workshops ou com o período de manutenção das usinas”, afirma. 

Distrito Federal

Outra rota de negócios em constante ascensão é o Distrito Federal: um relatório recente apontou que 60% dos turistas que visitam Brasília, chegam para o turismo de negócios. “Nosso hotel está localizado na Asa Norte – uma das regiões que mais recebe eventos coorporativos da cidade. Recentemente passamos por uma revitalização que garantiu aos clientes ainda mais conforto e qualidade em nossos serviço”, diz Monique Fortes, gerente do Allia Gran Brasília Suítes. 

Também concentrando parte dos investimentos da Allia Hotels está a cidade de Belo Horizonte. São oito hotéis, todos localizados em regiões estratégicas da cidade sejam próximos aos aeroportos, região central, vida noturna, para atender as necessidades do turista. 

Dados do Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) revelam que a cidade receberá mais de oito milhões de turistas de negócios e três milhões de turistas de eventos até o final de 2014. Isso representa um impacto de mais de R$ 9 bilhões em receita com turismo para este ano na cidade, equivalente a 80% da receita total estimada para 2014. Para atender a essa demanda a Allia Hotels conta com o Plaza Inn American Loft, localizado no bairro de Perdizes, próximo ao Centro de Convenções Pompéia, Centro Empresarial Água Branca, Expo Center Norte, Memorial da América Latina, entre outros. Oferece ainda aos seus hóspedes uma academia completa, piscina com vista panorâmica, sauna e estacionamento incluso na diária. 

De olho em novos polos 

Recentemente, a Allia Hotels anunciou assinaturas de contratos em cidades que têm grande potencial para o turismo de negócios como Canaã dos Carajás/PA, Varginha/MG, Niterói/RJ, entre outras. “São cidades de médio porte com potencial forte no turismo de negócios e que estão na nossa plataforma de investimentos para expandir a rede no país”, diz Marcello Medeiros, diretor de desenvolvimento da rede Allia Hotels. 

SERVIÇO:

A Allia Hotels foi fundada em 2010, com capital 100% nacional, fruto da união entre as redes Bristol e Plaza Inn. Atualmente conta com 34 hotéis, operando em 15 cidades brasileiras, com 2,3 mil apartamentos em empreendimentos espalhados pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Maranhão, Goiás e Distrito Federal. Até final de 2017, o portfólio da Allia deve saltar para mais de 104 empreendimentos em operação, atuando também em cerca de 58 destinos Brasil afora, com investimentos previstos da ordem de R$ 1,3 bilhão. Com isso, a rede que já figura entre as 10 maiores do Brasil será convertida na maior do país de capital nacional. 

Deixe um comentário

*