Quatro dicas para se exercitar e praticar esportes sem prejudicar a saúde

É totalmente possível fazer exercícios em qualquer fase da vida, desde que haja uma supervisão de profissionais da área médica e da educação física, para indicar qual o melhor tipo de atividade.
É totalmente possível fazer exercícios em qualquer fase da vida, desde que supervisionados por profissionais competentes.

Não há dúvida que a prática de esportes e atividades físicas fazem bem para o corpo e a mente. A grande pergunta é: “Por onde devo começar?”. Para não errar nos treinos, a médica do esporte e cardiologista infantil do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Silvana Vertematti, dá dicas para se exercitar com segurança e saúde.

1 – Procure um médico

A primeira orientação é procurar um médico para avaliar as condições clínicas. O profissional fará uma investigação sobre históricos de doenças pessoais e familiares, avaliação clínica geral e solicitar exames pertinentes para completar seu raciocínio clínico como ecocardiograma, teste ergométrico, eletrocardiograma, exames laboratoriais e outros que se fizerem necessários. “Até os 35 anos, existe um risco de morte súbita mais relacionada a arritmias e doenças congênitas. Acima desta idade o risco se relaciona mais a insuficiência coronariana que pode levar a um infarto. Por esse motivo é que destacamos a importância de um laudo médico antes de qualquer atividade física”, frisa.

2 – Trace metas

Outro passo importante é estabelecer uma meta saudável para a prática de exercícios ou modalidade de esporte. Isso porque a idade, os hábitos diários e o condicionamento físico podem interferir no desempenho. “Se o foco é o alto rendimento o mais indicado é que os treinos sejam iniciados na infância e adolescência com uma progressão adequada ao crescimento e desenvolvimento. No entanto, uma pessoa que começou a treinar mais tarde também pode alcançar, ao longo do tempo, um bom desempenho se tomar os devidos cuidados”, pondera.

3 – Respeite seus limites

Silvana Vertematti ressalta que não existe idade certa para começar a exercitar. “É totalmente possível fazer exercícios em qualquer fase da vida, desde que haja uma supervisão de profissionais da área médica e da educação física, para indicar qual o melhor tipo de atividade. Além disso, é fundamental respeitar os limites do corpo”.

4 – Não queime etapas

O consumo de esteroides anabolizantes, usados com a ideia de potencializar o desempenho da atividade física, levam complicações a saúde e não devem ser usados indiscriminadamente. Por isso, “em nenhuma hipótese” é aceitável sua utilização, destaca a médica.

SERVIÇO:

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*