Presidente da Embratur destaca potencial do Brasil para receber eventos internacionais

Declaração aconteceu na abertura oficial da 4º edição do Encontro Latino-Americano da ICCA.

Declaração aconteceu na abertura oficial da 4º edição do Encontro Latino-Americano da ICCA.

Ao defender o Brasil como merecedor de investimentos do setor de eventos internacionais, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, destacou na noite de terça-feira (01) que além das belezas naturais e da tradicional hospitalidade do povo brasileiro, o país tem hoje conhecimento e infraestrutura para abrigar esses grandes eventos. A declaração do presidente do Instituto foi na abertura oficial do 4º encontro do ICCA (sigla em inglês para Associação Internacional dos Congressos e Convenções), que reuniu profissionais da América Latina especializados no setor, em Natal (RN). 

O presidente da Embratur enfatizou que a sequência de megaeventos em que o Brasil se envolveu nos últimos anos (os Jogos Panamericanos de 2007, a Jornada da Juventude Católica em 2012, a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014) trouxe essa certeza de que o país está preparado para o turismo de eventos. 

“As Olimpíadas de 2016 representarão o auge dessa série de eventos. Aprendemos muito e passamos a ter mais infraestrutura para dar suporte a eventos. Nossos aeroportos melhoraram, equipamentos esportivos como as arenas multiuso estão espalhados por todo o país, enfim, além da receptividade do povo brasileiro e das belezas naturais, temos mais coisas a oferecer. E o turismo de eventos é um grande animador da economia”, resumiu Lummertz aos participantes do congresso. 

A abertura oficial do encontro, que conta com o apoio do Ministério do Turismo e da Embratur, foi na noite de terça, na Arena Dunas, estádio de futebol construído para a Copa do Mundo e que hoje funciona ainda como uma arena multiuso, abrigando diversos tipos de eventos, como feiras, parques e encontros corporativos. 

O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, além do presidente da Embratur e dirigentes da ICCA. A entidade congrega 83 associações profissionais de 14 países que organizam grandes eventos setoriais. Seus representantes decidem onde e quando fazer congressos que reúnem mais de mil pessoas, e que, segundo estudos da ICCA e dos organismos de turismo dos países envolvidos, trazem grande impacto à economia dos locais onde acontecem. 

O Brasil é hoje um dos dez países que mais recebem eventos internacionais, conforme o ranking mais recente do ICCA, com base em dados de 2014. Foram 291 eventos no ano passado, o que representou um crescimento de 369% em comparação a 2003. No mesmo período, o número de cidades brasileiras sedes de eventos passou de 22 para 61.

SERVIÇO:

Embratur

Fones: (61) 2023-8517/8555

Site: www.embratur.gov.br

Twitter: www.twitter.com/embraturnews

Facebook: www.facebook.com/embraturbrasil

Instagram: www.instagram.com/embraturbrasil

Comments are closed.