Postura ruim em salas de aula e peso excessivo podem causar problemas de saúde em estudantes

O descaso com a coluna pode acarretar dor a curto prazo e levar a casos mais sérios no futuro.

Postura ruim nas salas de aula é um dos grandes vilões para a coluna

É comum encontrar mochilas pesadas nas costas de crianças e adolescentes que caminham em direção às escolas. Além delas, vilã do peso excessivo, a postura incorreta nas salas de aula é outro fator de preocupação. Cumprindo jornadas de, em média, cinco horas por dia, alunos de diferentes idades deixam de lado a preocupação com a saúde da coluna. O resultado pode aparecer imediatamente, com dores e problemas posturais. Outros, mais graves, surgem no futuro, como dores crônicas e até mesmo doenças degenerativas precoces.

Pensando nisso, o médico ortopedista e subespecialista em cirurgia de coluna minimamente invasiva, da Clínica Ortosul, Rodrigo Souza Lima, alerta que o peso da mochila deve ser confortável, permitindo que a criança não faça esforço ou sinta dor para carregá-la. "O uso incorreto pode acarretar dores nas costas, principalmente em crianças com o costume de carregar a mochila utilizando apenas uma das alças. Isso gera uma postura errada, ocasionando sobrecarga mecânica na musculatura e articulações", destaca o ortopedista.

Saúde postural

Para evitar esse tipo de problema, o especialista indica o uso de mochilas de rodinha, evitando o peso nas costas. Ou então, mochilas mais leves e carregadas de maneira correta. O diretor pedagógico do colégio Objetivo Brasília, Ricardo Basilio, lembra que os alunos ficam no mínimo cinco horas na escola durante a semana. Consequentemente, a má postura provoca dores e lesões, além de cansaço causado por fadiga muscular.

"É muito comum nos depararmos com esse problema dos alunos em relação às carteiras escolares. São os mais variados modos errados de se sentar. Posicionam a cabeça no encosto e as costas no assento, sentam apoiando as pernas na carteira da frente e curvam-se diante do caderno ou livro para realizar tarefas" afirma o diretor.

As dores na coluna afetam estudantes de diferentes idades

Ricardo lembra que, na sala de aula, os professores devem orientar os alunos a respeito da postura física adequada. Além disso, é importante que crianças e adolescentes sejam orientados a levar para a escola apenas os materiais utilizados durante as aulas do dia.

Na escola, para auxiliar os alunos, o professor de educação física realiza atividades de alongamento e aquecimento muscular antes de todas as aulas. Além disso, o colégio disponibiliza um serviço de aluguel de armários para que os alunos possam guardar os materiais escolares, levando menos peso nas mochilas.

#ClinicaOrtosul #RodrigoSouzaLima #colégioObjetivo #RicardoBasilio #Saudepostural

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*