Ponto alto na Feira Internacional de Motores de Genebra 2015: o novo QUANTiNO

Primeiro veículo QUANT de baixa voltagem Veículo elétrico com 4x25 kW/136 hp Velocidade máxima de 200 km/h Rodas de 22 polegadas em um carro para 4 passageiros.
Primeiro veículo elétrico QUANT de baixa voltagem tem motor Veículo elétrico com 4×25 kW/136 hp.

A nanoFlowcell AG apresentará o primeiro veículo QUANT de baixa voltagem como um carro conceitual na Feira Internacional de Motores de Genebra 2015, na Suíça, a partir de 3 de março de 2015. “Esse carro é uma sensação e será o ponto alto absoluto do evento. Com o QUANTiNO apresentaremos o irmão mais novo do QUANT E e do QUANT F em Genebra”, afirma o Prof. Jens Ellermann, presidente da firetoria da empresa.

Espórtivo, dinâmico e, acima de tudo, com um sistema de motor de baixa voltagem. Com a voltagem avaliada de apenas 48 V, conseguimos quatro vezes 25 kW, correspondendo a cerca de 136 hp, por meio de uma combinação de nanoFlowcell, sistema de buffer e motores elétricos. Esta configuração fornece uma velocidade máxima de 200 quilômetros por hora em modo totalmente elétrico e uma autonomia de mais de 1.000 quilômetros, sem nenhuma emissão prejudicial, afirma Nunzio La Vecchia, diretor técnico da nanoFlowcell AG, sobre o último modelo da família QUANT. “O QUANTiNO é um veículo elétrico para todos. Acessível e com um design extravagante e único. Não é apenas um veículo conceitual – vai se tornar realidade neste ano. Estaremos dirigindo o QUANTiNO em 2015. E nosso objetivo é conseguir a aprovação para uso em estradas muito rapidamente”, complementa o executivo.

Grande autonomia do QUANTiNO com nanoFlowcell 

O conceito inovador que une um sistema de baixa voltagem com nanoFlowcell® dá ao QUANTiNO uma autonomia de mais de 1.000 km. “Os sistemas de baixa voltagem combinam perfeitamente com a nanoFlowcell®. Permitem gerar potência que anteriormente parecia impossível. E estamos apenas no começo do nosso trabalho de desenvolvimento. Os testes e simulações iniciais já indicam um potencial muito maior. Esse conceito representa uma alternativa real para a mobilidade elétrica do futuro, com incrível potência de motor e grande alcance”, diz La Vecchia.

Com seus dois tanques de 175 litros, o QUANTiNO consegue carregar 350 litros de líquido iônico no total – um tanque com a carga positiva e outro com a negativa. O processo de reabastecimento é parecido com o procedimento que é habitual hoje, a única diferença é que os dois tanques são enchidos ao mesmo tempo, cada um com fluídos diferentes.

, que desenvolve velocidade máxima de 200 km/h Rodas de 22 polegadas em um carro para 4 passageiros
Veículo desenvolve velocidade máxima de 200 km/h e tem rodas de 22 polegadas em um carro para 4 passageiros.

Rodas de 22 polegadas para 4 passageiros

Medindo 3,91 metros de extensão, o QUANTiNO possui espaço para 4 pessoas com um design único. Um detalhe incrível são as rodas de 22 polegadas. “Como o irmão mais novo do QUANT E e do QUANT F, queríamos enfatizar o fato de que o QUANTiNO pertence à família QUANT. Tanto a frente como a traseira mostram esse parentesco. Em especial, as grandes rodas de 22 polegadas que o QUANTiNO adotou de seus irmãos mais velhos na família QUANT criam uma aparência única”, nota Nunzio La Vecchia, Diretor Técnico.

Sistemas de baixa voltagem – histórico e vantagens 

Até o momento, motores de baixa voltagem apareceram em veículos com motores com baixa potência (< 5kW), como carrinhos de golfe, e-scooters ou veículos de motores leves como 4×4 com potência relativamente baixa (< 20kW) para uso urbano. “Até onde sabemos, um sistema de potência de baixa voltagem nunca foi usado antes em um carro de passageiros maior, como agora está sendo demonstrado no QUANTiNO. A potência de motor exigida sempre restringiu o espectro das aplicações úteis de um sistema de baixa voltagem. Isso está mudando agora com o nanoFlowcell®. Correntes muito altas são necessárias para os níveis de potência tipicamente necessários pelos veículos. Isso leva à necessidade de seções excepcionalmente longas de cabos e maiores perdas de transmissão com sistemas de alta voltagem. Com o nanoFlowcell® conseguimos resolver este problema. Aqui geramos correntes muito altas com uma voltagem muito baixa que são perfeitas para os objetivos do sistema de alta voltagem”, explica o Diretor Técnico Nunzio La Vecchia.

“Sistemas de baixa voltagem oferecem vantagens sobre os sistemas de alta voltagem, como os que são usados nos veículos elétricos hoje em dia. Enquanto os veículos de alta voltagem exigem contato completo e proteção contra combustão, isso não é necessário para veículos de baixa voltagem. De acordo com ECE-R 100, não é necessária nenhuma medida para evitar contato acidental nos sistemas de baixa voltagem. Isso também permitirá uma homologação muito mais rápida dos veículos de baixa voltagem, pois a segurança funcional é muito mais simples de testar”, explica Nunzio La Vecchia.

“Sistemas de baixa voltagem funcionam perfeitamente com nossa nanoFlowcell®. Ao combinar os dois, podemos explorar um potencial de alcance substancial e muitas vantagens para nossos veículos elétricos”, nota o Diretor Técnico da nanoFlowcell AG.

A estreia mundial do QUANTiNO vai acontecer no dia 3 de março de 2015 em uma coletiva para a imprensa que será realizada na Feira Internacional de Motores Genebra 2015 (hall 1, stand 1224).

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