Parceria entre golfe e roteiros de vinho atrai turistas ao sul do país

O circuito conta com mais de 5,7 mil participantes, entre jogadores acompanhantes e apreciadores. 

O circuito conta com mais de 5,7 mil participantes, entre jogadores acompanhantes e apreciadores.

As cidades de Porto Alegre e Curitiba passam a integrar, a partir deste ano, o Circuito Internacional de Golfe pelos Caminhos do Vinho, um evento que mistura o esporte a roteiros de enoturismo. Neste final de semana, a capital Porto Alegre receberá competidores da Argentina, Chile e Uruguai para uma das etapas da competição, a Copa Los Haroldos, que acontece no Belém Novo Golf Club. Já em Curitiba, a disputa será dias 29 e 30 de novembro no Alphaville Graciosa Clube.

O Ministério do Turismo é membro de um fórum que promove o turismo na região de fronteira, a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (Frontur) – que tem o apoio da Polícia Federal, Receita Federal, universidades e demais órgãos que se interessem pelo assunto.

Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, este tipo de evento é uma excelente oportunidade para divulgar destinos e roteiros turísticos. “Os países do Mercosul são os principais emissores de turistas ao Brasil e nada melhor que apresentarmos novas opções de destinos a este público”, disse Vinicius Lages. Uma pesquisa do Ministério do Turismo mostra que cerca de 43% dos turistas internacionais que vieram ao país em 2013 são de Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai.

Calendário de eventos

O circuito conta com mais de 5,7 mil participantes, entre jogadores e acompanhantes, boa parte deles apreciadores de vinho. A chegada do projeto argentino ao Brasil foi estimulada pela Unidade de Turismo das Mercocidades, rede de governos locais dos países do Mercosul coordenada por Maldonado (Uruguai) e Porto Alegre. “Trabalhamos a integração a partir do conceito de turismo sem fronteiras entre os destinos da região, em diferentes rotas turísticas, como as de enoturismo”, disse o secretário de Turismo da capital gaúcha, Luiz Fernando Moraes.

O Circuito de Golfe faz parte do Calendário de Eventos Mercocidades, lançado em outubro deste ano, com a agenda nos quatro países. O fato do circuito ser um evento regular, com torneios anuais, potencializa as praças de golfe e vitivinícolas dos países participantes. Criado na Argentina em 2012, o torneio tem como conceito difundir o turismo e a atividade vitivinícola da América do Sul por meio da prática do golfe.

Segundo o diretor geral da empresa argentina Andina Marketing, Produções e Negócios, organizadora do torneio, Fabián Lencinas, a cidade de Porto Alegre possui grande potencial turístico, um campo de golfe de padrão excelente e uma produção vitivinícola de qualidade. Cidades como Mendonza e Córdoba, na Argentina; Colônia e Maldonado, no Uruguai; além de Aconcágua, Casablanca, Maipo e Valle del Elqui, no Chile, também fazem parte do circuito.

A partir de 2015 outras cidades brasileiras farão parte do torneio. Paraguai, Peru e Estados Unidos também devem entrar no roteiro. “O golfe é o esporte que mais movimenta pessoas no mundo em busca de bons campos e bons vinhos, por isso é um atrativo e uma grande ferramenta de captação de turistas”, avalia Lencinas.

Deixe um comentário

*