Pais digitais: especialista afirma que registrar dados de saúde dos filhos favorece diagnósticos médicos

Tania utiliza diário digital para acompanhar a saúde e o comportamento do filho.

Tania utiliza diário digital para acompanhar a saúde e o comportamento do filho.

A mãe de primeira viagem, Tânia Vicente registra sem que pode o desenvolvimento do filho num diário virtual. Ela insere e atualiza informações como vacinas, remédios ministrados, exames feitos e até mesmo fotos para registrar o crescimento do pequeno. “Sou avisada sempre que tem alguma alteração no calendário nacional de vacinação. Com a carteirinha de vacinação guardada, você esquece quando tem que fazer vacina; no diário online você fica sabendo se está tudo em dia com um clique. Eu dou o acesso do diário online do meu filho ao pediatra, à escola, aos meus pais que moram em outra cidade para que eles possam ver os álbuns de fotos e acompanhar toda a evolução do neto. O pediatra pode acompanhar o desenvolvimento dele por lá e a escola também. É claro que nem todos os dias eu tenho tempo de publicar, mas quando é algo que eu sei que vai afeta-lo no dia-a-dia, com certeza coloco”, conta Tânia. 

Esse hábito de Tânia é recomendado por pediatras, como o Dr. Sylvio de Barros, de São Paulo. “É extremamente útil para o pediatra obter o maior número de informações de seu paciente, cabendo a ele triar, no rol dos registros, os dados a serem considerados no acompanhamento do bebê. Faz parte da anamnese pediátrica a pesquisa de dados que possam favorecer o diagnóstico de qualquer acometimento do bebê. Assim, com certeza, os pais podem se utilizar destes registros para dar melhores informações ao pediatra”, defende Dr. Barros, especialista do Personare. 

Plataforma online

A ferramenta digital usada por Tânia, o Daily Baby, foi criada por um pai que observou a necessidade da criação de uma plataforma online para o registro fácil de todas as informações da sua filha, a Luana, de 2 anos. Anderson Gomes, idealizador do projeto, contou que buscou na internet um site ou aplicativo que suprisse a sua necessidade de não esquecer detalhes importantes da rotina do bebê; como não encontrou, decidiu criar o diário digital da Luana sozinho, o que deu início ao Daily Baby. 

“O objetivo era acompanhar o desenvolvimento da minha filha, mesmo que eu estivesse longe. Queria saber tudo sem precisar que o mundo soubesse junto, por isso resolvi criar uma solução onde pudesse dar acesso a quem eu e minha esposa escolhermos. Acredito que o pai também deve participar do dia a dia de seus filhos e com o Daily Baby isto ficou mais fácil. Sei tudo sobre a minha filha, como é o seu desenvolvimento, sua saúde, seus momentos mais importantes, e ainda acompanho seu histórico médico”, explica Gomes. 

O Daily Baby, que faz parte do portal Personare, é um diário digital, no qual mães, pais e parentes podem registrar os melhores momentos e também serem avisados sobre compromissos relacionados às crianças. Neste diário fica armazenado na nuvem (cloud), além de fotos e textos, o histórico de saúde e calendário de vacinação do bebê, de forma segura e privada. Atualmente está disponível a plataforma web e o acesso por tablets.

Deixe um comentário

*