Oito motivos para escolher a laqueadura moderna

Dúvidas? Descubra a opção de realizar uma laqueadura moderna, sem dor, cicatrizes e com total segurança.

Dúvidas? Descubra a opção de realizar uma laqueadura moderna, sem dor, cicatrizes e com total segurança.

Está disponível no mercado brasileiro o Essure, uma alternativa da laqueadura cirúrgica. A novidade ainda é pouco conhecida entre as mulheres brasileiras, mas bastante utilizada na Europa e Estados Unidos. Descubra a opção de realizar uma laqueadura moderna, sem dor, cicatrizes e com total segurança. 

Até pouco tempo restrito a consultórios e instituições particulares, o Essure hoje pode ser encontrado como opção nos Programas de Planejamento Familiar em hospitais públicos do País. As mulheres ou casais interessados devem dirigir-se a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e se inscrever no Programa de Planejamento Familiar da sua cidade. 

1) Seguro – O Essure tem eficácia comprovada de 99,8% na Europa, Estados Unidos e no Brasil. Passou a ser mais conhecido no País por conta de sua eficiência e praticidade, sem apresentar os riscos de uma laqueadura cirúrgica. 

2) Menos invasivo – Por não exigir nenhum corte o método não necessita internação e pode ser realizado sem anestesia. Algumas mulheres relatam ligeiro desconforto, semelhante a uma cólica menstrual. Essure é um procedimento minimamente invasivo. 

3) Sem cicatriz – Por ser realizado através das vias naturais da mulher (canal vaginal) e não haver corte algum, o procedimento não deixa marcas ou cicatrizes.

4) Sem hormônio ou medicação – O microimplante Essure não contém medicamentos ou hormônios, que podem trazer riscos à saúde, por isso o corpo manterá o ciclo natural da menstruação. Os dois microimplantes inseridos na tuba uterina são macios e flexíveis, feitos de materiais com excelente compatibilidade com o organismo. 

5) Rápido – O tempo de colocação do método é estimado em apenas cinco minutos, o que possibilita livre mobilidade da paciente cerca de 30 minutos depois do procedimento. Dessa maneira, não compromete atividades pessoais ou profissionais da mulher. 

6) Simples – Essure é um microimplante macio e flexível de apenas quatro centímetros que, introduzido pela vagina por um equipamento extremamente fino (histeroscópio), é colocado em cada uma das tubas uterinas. 

Nas semanas que se seguem ao procedimento, o corpo e os microimplantes trabalham juntos para formar uma barreira natural que impede o espermatozoide de alcançar o óvulo. Por esse motivo, durante os três primeiros meses, a paciente continua a utilizar outra forma de contracepção. Após este período, é realizado exame de imagem da pelve e, confirmada a oclusão, não é mais necessário o uso de outro método contraceptivo. 

7) Prático – Retorno imediato às atividades, sendo desnecessário o afastamento ou licenças. É uma excelente opção para as mulheres que apresentam alguma patologia que aumente os riscos cirúrgicos como hipertensão, cardiopatia, obesidade, entre outras. Não há exigência de exames pré-operatórios. Há contraindicação apenas para mulheres grávidas ou com suspeita de gestação, com algum tipo de processo infeccioso vaginal, e alterações no útero que impeçam a colocação dos implantes. 

8) Definitivo – O procedimento é especialmente indicado para mulheres que apresentam efeitos adversos a outros métodos contraceptivos e que não desejam mais ter filhos.

Deixe um comentário

*