Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia oferecem mais de 30 cursos intensivos sobre História da Arte

Durante 60 dias, importantes pesquisadores e historiadores da arte discutem, em aula, conhecimentos em defesa da História da Arte.
Durante 60 dias, importantes pesquisadores e historiadores da arte discutem, em aula, conhecimentos em defesa da História da Arte.

Em janeiro e fevereiro, as Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia trazem um conjunto de cursos intensivos de História da Arte que aborda desde os enfoques e momentos mais discutidos da arte, como outros menos explorados e até renegados da história artística. Para compor esse projeto intitulado Histórias da Arte em 60 dias, foram convidados importantes pesquisadores e historiadores da arte do país, como Tadeu Chiarelli, Guilherme Wisnik, Paulo Sérgio Duarte, Francisco Alambert, Fabio Cypriano, Regina Teixeira de Barros e Cristiana Tejo, entre outros. Divididos em eixos temáticos, os cursos acontecem de 13 de janeiro a 07 de março, e as inscrições estão previstas para os dias 10 e 11 de janeiro, sábado e domingo.

“O projeto surge da necessidade de ampliar as discussões dentro do campo da história da arte, bem como levar esse conhecimento a um público maior. Por isso, dividimos em seis temas: 1) Outras Linguagens e Suportes (sobre manifestações artísticas que são consideradas periféricas); 2) Fora do Centro (sobre as histórias artísticas fora do centro hegemônico, fundamentalmente eurocêntrico); 3) Diálogos Entreartes (cursos em que abordam historicamente as relações entre as artes visuais e outras linguagens), 4) América latina Descoberta (sobre a arte desta região geográfica e cultural em que vivemos); 5) Clássicos Revisitados (onde os temas clássicos da história da arte serão apresentados a partir de leituras contemporâneas); e por fim, 6) Arte e Poder (cursos sobre a relação não muito evidente ou explícita entre arte e poder)”,  informa Carol Laguna, técnica do Sesc Pompeia e uma das responsáveis pela curadoria dos cursos, feita pela equipe do Sesc em conjunto com Francisco Alam bert, professor de História da Arte do Departamento de História da USP.

Os minicursos proporcionam o conhecimento das mais variadas formas em que arte foi produzida, criada, negada ou mesmo criticada, em seus diferentes períodos. O intuito é entrar em contato com a história dos “vencedores e dos vencidos” e, a partir da consciência das diferentes forças que atuam na produção artística, das contradições que a definem, das posturas e obras dos artistas, entender a própria produção de arte atual. 

Os minicursos proporcionam o conhecimento das mais variadas formas em que arte foi produzida, negada ou criticada.
Os minicursos proporcionam o conhecimento das mais variadas formas em que arte foi produzida, negada ou criticada.

INFORMAÇÕES GERAIS

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40.
Classificação indicativa: 16 anos 

Inscrições dias 10 e 11 de janeiro sábado e domingo, pessoalmente, às 10h.

ATENÇÃO: Confira abaixo as datas de inscrição de cada curso. 

Cursos com inscrição a partir das 10h do dia 10/01, sábado: 

  • Outras Linguagens e Suportes

  • América Latina Descoberta

  • Fora do Centro

  • Arte e Poder 

Cursos com inscrição a partir das 10h do dia 11/01, domingo: 

  • Clássicos Revisitados

  • Diálogos Entreartes 

OUTRAS LINGUAGENS E SUPORTES

Série de cursos sobre linguagens e suportes que são considerados periféricos, ou menores, pela história da arte tradicional. 

HISTÓRIA DO CORPO E DA PERFORMANCE

O curso objetiva apresentar um panorama da história da performance e das artes com o corpo a partir de quatro artistas fundamentais na segunda metade do século 20: a japonesa Yoko Ono, a coreógrafa alemã Pina Bausch, a brasileira Lygia Clark e a sérvia Marina Abramovic.

Orientação: Fábio Cypriano

Duração: 4 encontros.

Dias 21 e 28/1, 4 e 11/2, quartas, das 10h às 12h30

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40.

R$ 3.600 

HISTÓRIA DA ARTE SOBRE SUPERFÍCIES

A história da arte vestida e revestida, contada através do trabalho de artistas e designers que criaram para o pattern, revestindo as superfícies dos últimos 3 séculos.

Orientação: Celso Lima

Duração: 5 encontros

Dias: 14, 21 e 28/1 e 4 e 11/2. Quartas, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40.
R$ 4.500 

ANOTAÇÕES PARA UMA HISTÓRIA DA ESTAMPA

O curso consiste numa introdução e aproximação à história da imagem impressa no ocidente, a partir do século XV.

Orientação: Cláudio Mubarac

Duração: 5 encontros

Dias 13, 20, 27/01, 03 e 10/2. Terças, das 10h às 13h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40.
R$ 4.500 

ARTE URBANA E DIGITAL: UM ENCONTRO CONTEMPORÂNEO

Este curso abordará a história do grafite no Brasil e no mundo e suas relações com a pintura e o muralismo. Além de estabelecer relações entre o grafite e a arte pública.

Orientação: Baixo Ribeiro

Duração: 7 encontros

Dias 13, 20 e 27/1, 3, 10 e 24/2, e 3/3. Terças, das 10h às 13h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40.
R$ 6.300 

CLÁSSICOS REVISITADOS

Conjunto de cursos sobre temas clássicos da história da arte, vistos a partir de leituras contemporâneas. 

CONCEITOS DE HISTÓRIA DA ARTE

Conceitos de História da Arte é um curso para fundamentar a discussão de problemas contemporâneos da arte à luz de uma perspectiva histórica. Pensar esse campo do saber designado como “história da arte” é, antes de tudo, assumir uma posição teórica e crítica: detectar os conceitos que podem dar um estatuto de conhecimento à disciplina História da Arte, examinar a historicidade dos próprios conceitos e verificar seus limites.

Orientação: Paulo Sergio Duarte

Duração: 4 encontros

Dias 21, 22, 28/2 e 1/3. Sábados e domingos, das 14h30 às 17h30.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40.
R$ 3.600 

HISTÓRIA E CONTRA-HISTÓRIA DA ARTE

O intuito desta oficina teórica é interrogar as premissas da história da arte ao observar e desnaturalizar seus pressupostos e seus conceitos-chaves. Concomitantemente, busca-se analisar o desejo por novas narrativas da arte que surgem no contexto global a partir das epistemologias do sul.

Orientação: Cristiana Tejo

Duração: 4 encontros

Dias 24, 25, 26 e 27/2. Terça, quarta, quinta e sexta, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40.
R$ 3.600 

CURADORIA E HISTÓRIA DA ARTE

O curso apresentará uma reflexão sobre curadoria a partir da transformação dos modos de exposição desde o séc. XVIII e das estratégias de construção de narrativas da história da arte a partir de determinadas exposições.

Orientação: Paulo Reis

Duração: 2 encontros

Dias 6 e 7/2. Sexta, das 19h às 22h e sábado, das 14h30 às 17h30.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40.
R$ 1.800

DA ARTE MODERNA PARA A ARTE CONTEMPORÂNEA

O curso trata de artistas que provocaram discussões importantes na arte de depois da Segunda Guerra Mundial. As aulas abordarão de um a dois artistas como protagonistas e se tentará examinar a repercussão dessas obras em trabalhos de artistas mais recentes.

Orientação: Tiago Mesquita

Duração: 6 aulas

Dias: 22, 29, 5, 12 e 26/2 e 5/3. Quintas, das 10h às 13h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40.
R$ 5.400 

Divididos em eixos temáticos, os cursos acontecem de 13 de janeiro a 07 de março.
Divididos em eixos temáticos, os cursos acontecem de 13 de janeiro a 07 de março.

HISTÓRIA DA ARQUITETURA, ARTE E CIDADE NO CAMPO CONTEMPORÂNEO

O curso foca as transformações recentes nos campos da arte, da arquitetura e do urbanismo no Brasil e no mundo. O centro da discussão é a redefinição do conceito de espaço público, e a noção de que o trabalho coletivo envolve uma necessária negociação entre atores diversos.

Orientação: Guilherme Wisnik

Duração: 4 aulas

Dias: 5, 12 e 26/2 e 5/3. Quintas, das 10h às 13h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40.
R$ 3.600 

ARTE NO BRASIL, RELATOS ALTERNATIVOS

O curso aborda questões ligadas à arte contemporânea brasileira (de meados dos anos 1960 para cá). Serão abordadas as relações históricas entre artista, obra, público e instituições de arte no Brasil. O curso falará ainda do modo como alguns artistas, a partir da mesma década, pensaram a cidade de São Paulo como território e como lugar. E ainda será abordada a problemática da apropriação e do citacionismo nessa mesma produção.

Orientação: Tadeu Chiarelli

Duração: 3 encontros

Dias 25/2, 27/2 e 4/3. Quarta e sextas, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40
R$ 2.700 

RENASCIMENTO E ANTI-RENASCIMENTO

O curso pretende abordar a produção artística do chamado Renascimento apresentando dois aspectos do fenômeno: de um lado, a retomada do pensamento e do naturalismo clássico grego-romano, do outro o persistir de elementos derivados da arte da Idade Média, do pensamento mágico e astrológico, de tendências anti-clássicas que originam o maneirismo, bem como a difusão internacional da grotesca e do fantástico começando na Itália do século XV e terminando na arte de Bosch e Brueghel.

Orientação: Luciano Migliaccio

Duração: 4 encontros

Dias 25 e 27/2 e 4 e 6/3. Quartas e sextas, das 19h às 21h30

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40
R$ 3.600 

ARTE DA ANTIGUIDADE

Análise das artes plásticas do Império egípcio às manifestações artísticas paleo-cristãs do final do Império Romano do Ocidente, procurando relacioná-las, compará-las e vinculá-las aos seus momentos culturais específicos.

Orientação: José Leonardo Nascimento

Duração: 5 encontros

Dias 5, 12, 19, 26/2 e 05/3. Quintas, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40
R$ 4.500 

ARTE MODERNA: DO IMPRESSONISMO A CÉZANNE

O curso buscará apresentar e discutir as principais produções artísticas da História da Arte Moderna, num arco entre as novas tentativas do movimento Impressionista de figurar a experiência da modernidade e a síntese operada por Cézanne em seu “Impressionismo total”.

Orientação: Marcos Fabris

Duração: 4 encontros

Dias 14, 16, 21 e 23/1. Quartas e sextas, das 10h às 13h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40
R$ 3.600 

VERSALHES COMO OBRA DE ARTE TOTAL

O curso visa problematizar a ampliação do castelo de Versalhes, durante o século 17, como expressão política do reinado de Luís XIV.

Orientação: Felipe Chaimovich

Duração: 2 encontros

Dias: 15 e 22/1, quintas, 9h às 11h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40
R$ 1.800 

ARTE MODERNA NO BRASIL

Apresenta um panorama crítico da arte produzida no Brasil entre 1920 e 1950, problematizando o que se costuma chamar como modernismo brasileiro.

Orientação: Regina Teixeira de Barros

Duração: 4 encontros

Dias 14, 21, 28/1 e 4/2. Quartas, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40
R$ 3.600 

QUESTÕES DA ARTE SÉCULOS XIX E XX

Orientação: Jorge Coli

Duração: 4 encontros

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40

R$ 3.600 

AMÉRICA LATINA DESCOBERTA

Série de cursos que abordam a produção artística latino-americana. Região geográfica e cultural que fica, muitas vezes, em segundo-plano na historiografia artística tradicional.

ARTE CONTEMPORÂNEA NA AMÉRICA LATINA – SÉCULO XX

Este curso visa problematizar a noção de América Latina através das obras de artistas como: Félix Gonzalez Torres (Cuba-USA), Jac Leirner (Brasil), Miguel Ángel Rojas (Colômbia), Jorge Macchi (Argentina), Gabriel Orozco (México), entre outros.

Orientação: Júlia Buenaventura

Duração: 4 encontros

Dias: 15, 22, 29/1 e 5/2. Quintas-feiras, das 10h às 13h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40. 

TURBULÊNCIAS: ARTES E ARTISTAS FEMINISTAS NA AMÉRICA LATINA CONTEMPORÂNEA

Este curso se propõe a discutir as intervenções do pensamento feminista e da arte desenvolvida pelas mulheres. Objetiva ainda ao mapear a produção de mulheres criadoras, sobretudo no campo das artes visuais, mas não exclusivamente, poder criar um ponto de referência sobre a presença, ausências, condições de formação e de recepção das obras das mulheres artistas-criadoras latino-americanas.

Orientação: Carla Cristina Garcia
Dias 26, 27/2, 5 e 6/3. Quintas e sextas, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40. 

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE NA AMÉRICA LATINA

O curso pretende destacar e contextualizar a atuação dos artistas de países como México, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai dentre outros países que compõem a América Latina e assim mostrar a relevância desses escultores, gravadores, fotógrafos, performers e pintores na criação de uma produção artística que expressa com muita propriedade os valores das sociedades da América Latina.

Orientação: Dilma de Melo e Silva, Simone Rocha de Abreu e Maria Margarida Nepomuceno

Duração: 4 encontros

Dias 14, 21, 28/1 e 4/2. Quartas, 10h às 13h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40. 

HISTÓRIA DO CINEMA LATINO-AMERICANO

O cinema contemporâneo produz e descreve uma relação afetiva e política com o seu passado. Por isso, ocurso debate obras dos períodos clássico e moderno do cinema latino-americano, instigando um diálogo entre o passado e o presente que contribuirá para o melhor entendimento do cinema recente.

Orientação: Daniela Gillone

Duração: 5 encontros

Dias 27/1, 3, 10, 24/02 e 03/03. Terças, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40. 

IMAGENS, REPRESENTAÇÕES E PODER NA AMÉRICA PRÉ-HISPÂNICA: A MESOAMÉRICA E OS ANDES CENTRAIS

O objetivo central será apresentar os principais conjuntos de imagens e representações produzidos nas regiões da Mesoamérica e dos Andes Centrais em tempos pré-hispânicos.

Orientação: Eduardo Natalino

Duração:4 encontros

Dias 23, 30/01, 6 e 13/02, sextas, das 10h às 13h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40

Sala 1/novas técnicas 

FORA DO CENTRO

Conjunto de cursos em que são apresentadas as histórias artísticas fora do centro hegemônico, fundamentalmente eurocêntrico. 

INTRODUÇÃO AS ARTES DA ÁFRICA

O curso visa oferecer uma reflexão introdutória sobre a produção estética existente no continente africano focalizando alguns grupos étnicos.

Orientação: Dilma de Melo Silva, Jair Guilherme Filho, Isa Bandeira e Marcelo Mendes.

Duração: 7 encontros

Dias 17, 24, 31/1 e 7, 21, 28/2 e 7/3, sábados, das 14h30 às 17h30.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40 

O projeto surge da necessidade de ampliar as discussões dentro do campo da história da arte, bem como levar esse conhecimento a um público maior.
O projeto surge da necessidade de ampliar as discussões dentro do campo da história da arte.

HISTÓRIA DA GRAVURA JAPONESA

Pretende-se analisar a produção visual das estampas japonesas através de uma visão histórica que enfatiza as características de sua construção visual e retórica, com ênfase nas pinturas de atores e peças de kabuki, bem como visão geral das características da pintura erótica dos séculos XVII a XIX.

Orientação: Madalena Hashimoto

Duração: 2 aulas.

Dias 24/2 e 3/3. Terças, das 10h às 12h30.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40. 

ARTE JAPONESA: ALÉM DO ZEN E DO UKIYO-E

O curso pretende introduzir o universo da arte japonesa, salientando as principais produções artísticas do país, que vão além do Zen e do Ukiyo-e.

Orientação: Michiko Okano

Duração: 6 encontros

Dias 17, 24, 31/1, 7, 21 e 28/2. Sábados, das 14h30 às 17h30.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40 

FOTOGRAFIA AFRICANA

Curso que aborda a relação entre fotografia e continente africano a partir de duas vertentes. Primeiro a partir da abordagem dos principais fotógrafos estrangeiros sobre a África como Leni Riefenstahl, Pierre Verger, Sergio Guerra, Robério Braga e Milton Guran, entre outros. E na segunda vertente, serão explorados os trabalhos dos principais fotógrafos africanos contemporâneos.

Orientação: Juvenal Pereira

Duração: 6 encontros

Dias 3, 4, 10, 11, 24 e 25/2. Terças e quartas, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40 

ARTES INDÍGENAS

Esse curso pretende trazer um panorama das diferentes manifestações artísticas dos povos indígenas do Brasil. Serão abordados a pintura corporal, os trançados indígenas de vários grupos, destacando aspectos técnicos e contextuais dessa manifestação, e a cerâmica indígena em seus vários contextos.

Orientação: Lux Vidal, Esther de Castro e Jean Jacques Vidal

Duração: 6 encontros

Dias 17, 24, 31/1 e 7, 21 e 28/2, sábados, das 10h às 13h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40 

DIÁLOGOS ENTREARTES

Série de cursos em que são abordadas historicamente as relações entre as artes visuais e outras linguagens artísticas. Momentos esses em que a distinção entre as linguagens muitas vezes se extinguiu provocando rupturas e renovações nas artes. 

O UNIVERSAL E O LOCAL: CONSTELAÇÕES EXPERIMENTAIS NA HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO

A partir da análise de dois filmes realizados por brasileiros em diferentes capitais do mundo pensaremos em seu diálogo com a história do cinema experimental no Brasil desde o período silencioso até os limiares do contemporâneo. Agrippina é Roma-Manhattan (1972), de Hélio Oiticica, e Claro! (1975), de Glauber Rocha.

Orientação: Rubens Machado

Duração: 6 encontros

Dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22, /1. Terças, quartas e quintas, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40

Internet Livre/sala 1 

ARTES VISUAIS E A MODA: INTERSECÇÕES

A reflexão sobre as relações entre as Artes Visuais e a Moda será desenvolvida a partir de quatro eixos de discussão: As Sensações; As Formas; Aproximação com as Vanguardas e Procedimentos.

Orientação: Denise Pollini

Duração: 7 encontros

Dias 14, 21 e 28/1, 4, 11 e 25/2, e 4/3, quartas, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40 

ARTE CONTEMPORÂNEA PÓS-MÍDIAS DIGITAIS

Neste curso não se voltará para o desgastado binômio arte e tecnologia, nem ao vazio conceitual das “novas” mídias. Serão discutidos os vetores da criação atual, suas linhas de força e as formas pelas quais tensionam a contemporaneidade. Atenção particular será dada à maneira como os artistas vêm politizando os usos dos meios tecnológicos e criando novos circuitos estéticos a partir das redes.

Orientação: Gisele Beiguelman

Duração: 4 encontros

Dias: 27, 28, 29 e 30/1. Terça, quarta, quinta e sexta, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40 

HISTÓRIA DO ROMANCE

Breve história do romance, desde seu surgimento até o século XX, com a apresentação de alguns de seus grande autores e uma análise de suas maiores obras.

Orientação: Thais Rodegheri Manzano

Duração: 5 encontros

Dias: 21, 28/01, 4, 11, 25/02, quartas, das 10h às 13h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 7 

PINTURA E CINEMA

O curso aborda o fenômeno da cor nas imagens estáticas e em movimento, a partir do cinema, da arte moderna e da arte contemporânea.

Orientação: Laura Carvalho

Duração: 6 encontros

Dias 19, 20, 26 e 27/2 e 5 e 6/3. Quintas e sextas, à noite, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40 

MÚSICA E ARTES VISUAIS: A MATÉRIA SONORA NAS ARTES

O curso propõe pensar nas variadas relações entre imagem e som, partindo da análise de um conjunto de material e experiências realizadas que compartilham uma situação criativa, especialmente na perspectiva das artes plásticas.

Orientação: Flavia Yue

Duração: 6 encontros

Dias 16, 23, 30/1, 6, 13 e a 20/2. Sextas, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40 

LIVRO ILUSTRADO: ARTES PLÁSTICAS OU LITERATURA?

Sete encontros que visam situar o livro ilustrado como um gênero artístico – literário que, nas décadas recentes, tenta encontrar um território apropriado para sua análise e crítica. Orientação: Odilon Moraes e Fernando Vilela

Duração: 7 encontros

Dias 13, 20 e 27/1, 3, 10 e 24/2, e 3/3. Terças, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40 

ARTE E PODER

A relação entre arte, poder e política permeia toda a história da cultura. Neste módulo serão oferecidas uma série de cursos sobre essa relação tensa, que muitas vezes não fica evidente ou explícita dentro da história da arte. 

HISTÓRIA DA COOPTAÇÃO ARTÍSTICA

Curso que explora quatro momentos históricos em que artistas considerados de vanguarda, revolucionários ou ainda que questionaram o status quo, foram esvaziados, cooptados e aderiam ao  sistema, anteriormente combatido.

Orientação: Gustavo Motta

Duração: 4 encontros

Dias 22, 29/1, 5 e 12/2. Quintas, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40. 

ARTE E IDEOLOGIA

As relações entre arte e ideologia em certos momentos históricos permaneceram veladas, em outros, se explicitaram. O curso irá abordar as relações condicionantes entre essas duas esferas.  

Orientação: Francisco Alambert

Duração: 4 encontros

Dias 10, 11, 12 e 13/02. Terça, quarta, quinta e sexta, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40 

MULHERES ARTISTAS: DA ARTE (FEMININA) À ARTE FEMINISTA

O curso pretende debater o lugar marginal ocupado pelas mulheres artistas nas narrativas dominantes da história da arte, de modo a recuperar os sentidos de suas produções a luz das condições de formação e recepção a que tiveram acesso em períodos históricos distintos.

Orientação: Ana Paula Simioni

Duração: 4 encontros

Dias 4, 11, 25/2 e 4/3. Quartas, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40 

ARTE, POLÍTICA E A FORÇA EXPRESSIVA DA FORMA NAS ARTES E NA FOTOGRAFIA

O curso buscará apresentar e discutir uma seleção da produção artística europeia e norte-americana politicamente engajada nas questões e lutas populares, investigando seus contextos sócio-históricos, suas principais propostas e reivindicações, bem como seus expoentes artísticos.

Orientação: Marcos Fabris

Duração: 4 encontros

Dias 05, 12, 19 e 26/2. Quartas, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40 

ARTE E ACADEMIA NO BRASIL – ENTRE A POLÍTICA E A NATUREZA (1816-1857)
Orientação: Elaine Dias

Duração: 3 encontros

Dias 21, 22 e 23/1. Quarta, quinta e sexta, das 19h às 22h.

Valores: R$ 28, R$ 14, R$ 8,40 

SERVIÇO:

SESC Pompeia – Rua Clélia, 93 – São Paulo/SP

Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações, acesse o portal sescsp.org.br/pompeia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*