No Dia da Iluminação, mercado comemora as vantagens econômicas e ambientais do LED

O LED possibilita diminuir o consumo de energia elétrica em 50%.

O LED possibilita diminuir o consumo de energia elétrica em 50%.

O segmento comercial apresenta um potencial de eficiência energética na ordem de 11%, ou seja, uma economia anual de 56 TWh, sendo que 44% deste potencial refere-se aos sistemas de iluminação. Por isso, no Dia da Iluminação, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) destaca o potencial da eficiência energética na minimização do desperdício e aumento da produtividade. O diretor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) e membro da ABESCO, Isac Roizenblatt, explica que o LED (Light Emitter Diode ou Diodo Emissor de Luz) é a tecnologia energeticamente eficiente mais moderna e que hoje é possível diminuir o consumo de energia de um sistema de iluminação em 50%.

“Vale ressaltar que não basta apenas trocar a lâmpada fluorescente ou incandescente pelo LED, é preciso levar em consideração a luminária e o equipamento auxiliar, pois eles influenciam diretamente no rendimento e distribuição de luz e na depreciação e vida do LED”, explica Roizenblatt.

A iluminação pública corresponde a aproximadamente 3,9% do consumo total de energia elétrica no Brasil, entretanto, mais de 30% dos pontos de iluminação pública existentes no país ainda utilizam a tecnologia de Vapor Mercúrio. “Estudos comprovam que a luz branca emitida pelo LED aumenta a sensação de segurança, sem contar que com a introdução de tecnologias permite detectar problemas técnicos de maneira remota, o que possibilita maximizar os ganhos de eficiência e minimizar o desperdício de energia elétrica com as lâmpadas acesas durante o dia, além de reduzir pela metade os gastos com energia elétrica”, ressalta o diretor da ABESCO, Marcelo Sigoli.

“O sistema de iluminação é parte fundamental para o sucesso de um projeto. Além da redução de custos significativa, a iluminação correta melhora a percepção e consequentemente aumenta a produtividade dos colaboradores”, afirma Sigoli.

SERVIÇO:

ABESCO

Fundada em 1997, a ABESCO é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que representa oficialmente o segmento de eficiência energética brasileiro, fomentando e promovendo ações e projetos para o crescimento do mercado energético. A entidade atua para disseminar e promover a eficiência energética, uma atividade técnico-econômica que objetiva proporcionar o melhor consumo de energia e água, com redução de custos operacionais correlatos, minimizar contingenciamentos no suprimento desses insumos e introduzir elementos e instrumentos necessários para o gerenciamento energético e hídrico de empresas ou empreendimentos.

Deixe um comentário

*