Nita Alimentos comemora Dia do Macarrão com sugestões deliciosas

Espaguete, Canelone, Lasanha e Nhoque ficam mais saborosos quando a massa é feita em casa.

Espaguete, Canelone, Lasanha e Nhoque ficam mais saborosos quando a massa é feita em casa.

25 de outubro é o Dia do Macarrão, um dos pratos mais populares do mundo. Alguns pesquisadores dizem que a massa surgiu na China, outros dizem que apareceu na Palestina da Antiguidade, há ainda quem diga que foram os Gregos que a consumiram pela primeira vez, mas foi na Itália que o macarrão se tornou como o conhecemos hoje.

Por aqui o macarrão chegou ao com os imigrantes italianos e, desde então nunca mais saiu das nossas mesas. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (Abima), mais de 99% dos brasileiros comem algum tipo de massa. As massas secas ou tradicionais são a grande maioria com penetração de 98,7%, enquanto as instantâneas atingem 90,9% dos brasileiros e as frescas atendem a 29,9% da população.

O Dia Mundial do Macarrão foi criado em 25 de Outubro de 1995 durante o 1º Congresso Mundial do Macarrão, em Roma e data continua sendo comemorada em diversos países com o objetivo de mostrar os benefícios do macarrão e suas diferentes formas de preparo.

Fonte de carboidratos, ele é capaz de fornecer energia para as atividades diárias. Por isso, é importante tê-lo sempre presente na alimentação. Com diferentes formatos e molhos fica difícil escolher apenas um tipo e quando são acompanhados de legumes, verduras ou carnes, ficam ainda mais saborosos. Para quem quer aproveitar todos os benefícios e o sabor delicioso do macarrão feito em casa, a chef Edivânia Reis, da Nita Alimentos, selecionou algumas receitas. Aproveite!

1ESPAGUETE AO SUGO COM ALMONDEGAS

Ingredientes:

Massa:

1 Kg de Farinha de Trigo Nita

11 ovos

Modo de preparo:

Coloque a farinha de trigo em um recipiente. Faça uma cova na farinha e acrescente os ovos. Mexa até que a massa desgrude das mãos e fique bem seca. Corte a massa em pedaços e passe pelo cilindro, reduzindo a regulagem até atingir a espessura desejada. Passe na máquina de macarrão com a peça para espaguete. Coloque para ferver 2 litros de água com 1 colher (sopa) de sal e cozinhe até massa até ficar al dente. Escorra e reserve.

Molho ao Sugo:

2 colheres de óleo

1 cebola picada

2 dentes de alho amassados

1 lata de molho de tomate

1 cubo de caldo de carne

½ copo de água

2 colheres de óleo

2 tomates maduros picados sem pele e sem sementes

Folhas de manjericão para decorar

Modo de preparo:

Doure metade da cebola e o alho no óleo. Acrescente os tomates picados e deixe cozinhar por 10 minutos. Junte o molho de tomate e o caldo de carne. Acrescente água e sal a gosto. Cozinhe por mais 20 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo e reserve.

Almôndegas

1/2 k de carne moída

3 colheres (sopa) de Farinha de Trigo Nita

1 ovo

3 colheres (sopa) de creme de leite

1 cebola picada

2 dentes de alho amassados

1 pacote (sopa) de cebola

2 colheres de (sopa) de vinagre

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma tigela. Amasse com as mãos para dar liga. Forme as almôndegas do tamanho desejado e coloque em uma assadeira untada e polvilhada. Cubra com papel alumínio e leve ao forno a 180ºC para assar por 25 minutos.

Montagem:

Em um prato coloque uma porção de macarrão, uma de molho e almôndegas na lateral. Decorre com manjericão fresco.

Rendimento: 10 porções

2NHOQUE AO PESTO

Ingredientes:

Nhoque:

1 kg de batatas cozidas e espremidas ainda quentes

1 colher (sopa) de manteiga

2 gemas

9 colheres (sopa) de Farinha de Trigo Nita

5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

sal a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe as batas e passe pelo espremedor. Acrescente a manteiga e o restante dos ingredientes. Misture tudo até formar uma massa. Separe em porções. Em uma superfície enfarinhada, faça tiras com 1,5 cm de diâmetro e corte em pedaços de 2 cm de comprimento. Cozinhe em água fervente com sal e um fio de azeite até os nhoques subirem à superfície. Tire com uma espumadeira, escorra, acrescente o molho e misture.

Molho Pesto:

3 dentes de alho amassados

1 colher (chá) de sal

3 colheres (sopa) nozes picadas

1 maço de manjericão fresco lavado e seco

100 g de queijo parmesão ralado na hora

1/2 xícara de azeite

Modo de preparo:

Amasse o alho com o sal e misture as nozes. Pique o manjericão em pedacinhos bem pequenos. Acrescente o queijo e o azeite e misture bem. Se preferir, coloque todos os ingredientes no processador e acrescente o azeite aos poucos até formar uma pasta.

Rendimento: 6 porções

3CANELONI DE PRESUNTO E QUEIJO

Ingredientes: 

Massa:

1 kg de Farinha de Trigo Nita

11 ovos 

Modo de preparo:

Coloque a farinha de trigo em um recipiente. Faça uma cova na farinha e acrescente os ovos. Mexa até que desgrude das mãos e fique bem seca. Corte a massa em pedaços e passe pelo cilindro, reduzindo a regulagem até atingir a espessura desejada. Corte em placas. Ferva 2 litros de água e 1 colher (sopa) de sal. Coloque 2 a 3 placas de massa para cozinhar levemente. Retire com uma espátula e passe as placas em uma tigela com água gelada. Retire e deixe escorrer bem. Reserve.

Recheio:

400 gramas de presunto em fatias

400 gramas de muçarela em fatias

Modo de preparo:

Enrole cada folha da massa cozida com uma fatia de presunto e outra de muçarela e reserve.

Molho:

6 tomates grandes bem vermelhos e maduros

4 cebolas grandes

1/4 de pimentão pequeno

1 xícara (chá) de cebolinha

1 colher (sobremesa rasa) de tempero pronto

2 dentes de alho

2 folhas de louro

3 colheres (sopa) de extrato de tomate

5 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de preparo:

Em uma panela despeje o azeite de oliva, os tomates cortados em pedaços grandes com as sementes, as cebolas cortadas em pedaços grandes, a cebolinha, o alho, o extrato de tomate, as folhas de louro e o tempero pronto. Tampe e cozinhe em fogo bem baixo por aproximadamente uma hora ou até que os ingredientes estejam bem moles e soltem bastante caldo. Retire do fogo e dispense as folhas de louro. Espalhe um pouco de molho no fundo de uma travessa refratária. Coloque os canelones, um ao lado do outro. Cubra com o molho e polvilhe parmesão. Leve ao forno para derreter a muçarela.

Rendimento: 5 porções com 2 canelones cada

4LAZANHA DE QUEIJOS

Ingredientes:

Massa:

1 kg de Farinha de Trigo Nita

11 ovos

Modo de preparo:

Coloque a farinha de trigo em um recipiente. Faça uma cova na farinha e acrescente os ovos. Mexa até que desgrude das mãos e fique bem seca. Corte a massa em pedaços e passe pelo cilindro, reduzindo a regulagem até atingir a espessura desejada. Corte em placas. Ferva 2 litros de agua e coloque 1 colher (sopa) de sal. Coloque 2 a 3 placas de massa para cozinhar levemente. Retire com uma espátula e passe as placas por uma tigela de água gelada. Retire e deixe escorrer bem. Reserve

Molho de Queijos:

3 colheres (sopa) de manteiga

4 colheres (sopa) de Farinha de Trigo Nita

2 ½ xícaras (chá) de leite

50 g de queijo gorgonzola

100 g de queijo provolone

50 g de queijo parmesão ralado

1 xícara (chá) de creme de leite

Modo de preparo:

Doure a farinha na manteiga. Espere amornar e bata no liquidificador com o restante dos ingredientes. Leve ao fogo para engrossar, mexendo para não formar grumos. Reserve.

Molho:

3 colheres (sopa) de azeite

2 dentes de alho picados

1 xícara (chá) de cebola picada

3 xícaras (chá) de molho de tomate

1 cubo de caldo de carne

2 colheres (sopa) de manjericão desidratado

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e depois a cebola e deixe murchar. Acrescente o molho de tomate e o caldo de carne e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo sempre. Acerte o sal se necessário.

Recheio:

600 gramas de muçarela cortada em fatias

Montagem:

Espalhe um pouco de molho de tomate no fundo de uma travessa refratária e alterne uma camada de massa, uma de molho branco, uma de molho vermelho e fatias de muçarela. Repita a operação. Termine com molho e salpique queijo parmesão ralado. Asse no forno médio por cerca de 10 minutos para derreter os queijos.

Rendimento: 12 porções

Fotos: Mônica Antunes

SERVIÇO:

A Nita Alimentos  é uma importante indústria nacional de moagem de trigo com tradição de sobra na cozinha da dona de casa brasileira e presença nas principais indústrias alimentícias do País. Instalada na Baixada Santista, conta atualmente com uma equipe de 440 colaboradores, sendo 240 diretos e 200 indiretos.

SAC: 0800 171134

Site: www.nita.com.br

Deixe um comentário

*