Ministro participa de evento sobre imagem dos destinos turísticos

Encontro internacional acontece na cidade do Rio de Janeiro e discute projetos bem-sucedidos que modificaram a visão de moradores, turistas e investidores.

Encontro internacional acontece na cidade do Rio de Janeiro e discute projetos bem-sucedidos que modificaram a visão de moradores, turistas e investidores.

Por Cláudia Sanz

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou na manhã de ontem, sexta-feira (17), de um evento internacional com especialista de vários países para discutir, entre outras coisas, estratégias de atuação de cidades, estados, regiões e países para atingir ganhos econômicos, de investimentos e de reputação. O Seminário Internacional de Place Branding do Brasil: Directions acontece no Rio de Janeiro, na sede do Instituto Europeu de Desing.

Vinicius Lages participou da abertura do evento e disse que o Brasil vem se reposicionando positivamente no mercado global com a realização da Copa do Mundo e outros grandes eventos, projetando a imagem do seu patrimônio natural  e cultural. Lages também afirmou que o Ministério do Turismo está empenhado  em fazer com que  brasileiros e estrangeiros conheçam cada vez o país, o que se justifica com as ações de marketing da Campanha #PartiuBrasil.

“Temos que usar cada vez mais a força da comunicação como estratégia de relacionamento com aqueles que nos visitam”, disse. O ministro lembrou ainda que o MTur busca atrair investimentos e negócios para o país e já discute a mudanças no papel da Embratur, autarquia vinculada ao ministério, que tem por função divulgar o país no exterior.

O Place Branding do Brasil trouxe palestrantes como Mike Rawlinson, da City ID, empresa especializada em legibilidade para cidades que já desenvolveu projetos para cidades como Londres, Newcastle, Moscou e Nova York; Joe Aitken, do Glasgow City Marketing Bureau; José Pablo Arango Calle, gerente geral da marca País Colômbia e o sociólogo Massimo Giovanardi, da Stockholm University, responsável pelo programa de Place Branding na Stockholm University School of Business.

“Assim como produtos e serviços, os lugares também competem entre si por talentos, investimentos, visitantes, influência e visibilidade. Definir um posicionamento e uma estratégia de longo prazo é agenda prioritária para se construir uma marca consistente”, diz Cristiano Junqueira, diretor de criação da Saravah, entidade responsável pela realização do evento no Brasil. O evento foi direcionado a profissionais e estudantes das áreas de marketing, estratégia, desing, planejamento urbano, turismo, hotelaria, eventos, pesquisas, administração, entre outros, além de representantes das esferas governamentais, da gestão pública, e ONGs.

Deixe um comentário

*