Mascote oficial da Copa América Chile ganha o nome de Zincha

Zincha, o novo mascote, em primeiro plano: os chilenos escolheram o nome por meio de votação por SMS.

A raposinha Zincha, o novo mascote, à frente de seu time: os chilenos escolheram o nome por meio de votação por SMS.

O mascote oficial da Copa América Chile 2015 passa a ser conhecido como Zincha. A denominação escolhida tem como significado a junção das palavras “Zorro” que é o animal em questão e “Hincha” palavra chilena para torcedor. O nome simboliza a importância dos milhões de torcedores que o futebol sul-americano tem. Suas principais características são de um personagem alegre, divertido, moderno e fanático por futebol. A apresentação do mascote ocorreu no dia 17 de novembro, mesma data de início das votações, quando os chilenos puderam escolher, por meio de mensagens de celular, o nome mais criativo. 

O ganhador Zincha teve um total de votos de 47,1%, em segundo lugar ficou Andi com 27,2% dos votos e no terceiro lugar Kul com 25,7%. Toda a concepção da ideia do mascote veio da empresa portuguesa Brandia, responsável pelo logotipo do torneio e pela realização do emblema da Copa do Mundo Rússia 2018. Conhecida no país pelo nome de “zorro culpeo”, esse animal tem como habitat natural desertos, bosques e montanhas da Cordilheira dos Andes, local que abriga a vida selvagem do país e que se mistura com as belezas das estações de esqui que atraem milhares de turistas anualmente. 

A raposa colorada é o segundo maior canídeo (família de mamíferos digitígrados, da ordem dos carnívoros) da América do Sul, perdendo apenas para o lobo-guará. Sua dieta consiste em roedores, coelhos, aves e lagartos Além do Chile, o animal pode ser encontrado no Equador, Peru e Argentina. 

Em sua 44º edição, a Copa América Chile 2015 é organizada pela Wematch, joint venture formada pela Traffic Sports, Torneos e Full Play.

Deixe um comentário

*