LYCRA® antecipa as tendências de Moda Praia para o Verão 2015/16

Pesquisa global da marca LYCRA® aponta Grace Bay, Bora Bora, Venice Beach e Ipanema como macrotendências que vão inspirar a estação mais quente de 2015/16. 

O verão 2015/16 ainda está longe de chegar, mas a indústria da moda está sempre adiantada e já de olho no que está por vir para esta estação. Neste cenário, a marca LYCRA® sai na frente e já antecipa as novidades que estarão presentes nas praias e piscinas. Este conteúdo é mais um serviço que beneficia os parceiros da marca, como as confecções que utilizam a etiqueta LYCRA® em suas peças. Com quase 60 anos de experiência no mercado da moda, a INVISTA, detentora da marca LYCRA®, entende do assunto e revela pesquisa global com as principais tendências para o verão 2015/16.

O fundo do mar e estampas psicodélicas de ‘Grace Bay’. O minimalismo com um ar futurista e inspirado nos esportes de ‘Bora Bora’. A contrapartida do tecnológico versus o manual, com a retomada do glamour dos anos 70 com shape dos anos 80 e estampas vintage de ‘Venice Beach’. O pop kitsch, com desenho de comidas, frutas, cartoons, além de muita cor e inspiração na África e no Brasil de ‘Ipanema’.

“Tudo isso ganhará destaque nas peças de Moda Praia e são as macrotendências que vão brilhar no verão 2015/16. Cada uma delas tem uma característica especial, mas todas conversam entre si”, afirma Fabio Sandes, Gerente de Produto Moda Praia da INVISTA.

Para que os itens de Moda Praia sejam bem aproveitados durante muitos verões, grandes marcas brasileiras utilizam tecidos com o fio LYCRA®XTRA LIFE™ na confecção de suas peças. Esta tecnologia foi desenvolvida pela marca LYCRA® para proporcionar maior durabilidade para biquínis e maiôs, minimizando o desgaste e o esgarçamento. Com o fio LYCRA® XTRA LIFE™, as peças de moda praia resistem de cinco a dez vezes mais à presença de cloro e protetores solares quando comparadas àquelas feitas com elastanos comuns.

Confira abaixo mais informações sobre as tendências que a marca LYCRA® está antecipando para o mercado têxtil e que poderão ser conferidas nas passarelas dos eventos de moda no próximo ano e no verão 2015/16:

Grace Bay’

O fundo do mar inspira o mundo criativo. Corais, plantas aquáticas e conchas aparecem em formas e cores distintas.

1 Em tamanho exagerado, elas têm um aspecto, ao mesmo tempo, assustador e fascinante. Lembram o desconhecimento do homem em relação  ao mundo que
o envolve. Esta incerteza é representada por fundos escuros onde as estampas contrastam, coloridas em tons fortes (às vezes, até neon) de amarelo, laranja e verde limão.

“Esta nova forma de enxergar a natureza lembra o trabalho do fotógrafo Horst que, no final da década de 40, explorou os diversos padrões existentes nos elementos da natureza”, comenta Fabio Sandes, Gerente de Produto Moda Praia da INVISTA. Estampas psicodélicas e formas orgânicas são usadas no design de peças que abraçam e acolhem as pessoas – O resultado é uma mulher sofisticada e elegante.

Bora Bora

O design tem papel principal num mundo de minimalismo e luxo. Um ar futurista é inspirado pelos avanços tecnológicos do global

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contemporâneo. “Tudo isso é traduzido por estampas 3D, texturas e cores douradas aliados às estampas geométricas e fractais, que reforçam este espírito minimalista e futurista”, afirma Fabio Sandes da INVISTA. Em contrapartida, a arquitetura inspirada nas formas orgânicas da natureza dá uma sensação bucólica às peças com modelagens complexas e irreverentes.

O Oriente, a tecnologia aliada ao esporte e a mobilidade levada ao extremo reforçam a sensação de que o mundo cabe na palma da mão. Ou na tela de um smartphone. O que é bonito e clássico não tem tempo. Pertence ao passado e ao futuro. Como por exemplo, o mundo dos esportes, que está sempre presente e representado nesta tendência, por estampas com números grandes em destaque.

 Venice Beach 

É a tendência que traz um contraponto à tecnologia. Venice Beach mostra uma visão nostálgica da vida, uma valorização do passado e 3tecnologia humanizada. Rendas, macramê e babados. “Nesta tendência, há uma valorização de tudo que é manual”, explica Fabio Sandes.

O desgaste dá um charme todo especial às peças, uma espécie de retomada do glamour dos anos 70 com shape dos anos 80. Flores, babados, hot pants, tops estruturados. Tudo com uma cara bem feminina, comercial e jovem.

Os anos 20 também aparecem como referência de elegância. Pinturas e desenhos clássicos surgem na estamparia. Estampas de azulejo, desenhos geométricos e padronagens clássicas de xadrez em tons pastel dão um ar vintage às peças. Frases otimistas levam à esperança de um mundo melhor.

Ipanema

Mostra um mundo POP e jovem. Traz estampas com cara de arte, grafite com inspiração clássica. “Essa tendência se traduz em uma mulher 4jovem e otimista que expressa sua alegria de vida na maneira de se vestir: hot pants com tops mais compridos, biquínis e maiôs com recortes inusitados. Estampas exageradas, meio pop kitsch, com desenho de comidas, frutas, cartoons. E muita cor!”, completa Fabio Sandes.

Peças lisas em cores fortes e bordas contrastantes. África e Brasil vistos como referências de cultura. A alegria brasileira representada pela flora e faura, com direito a araras, coqueiros e tucanos que aparecem de formas inusitadas, indo para o psicodélico e hiper alegre. Há também um resgate das estampas africanas hipercoloridas com desenhos contemporâneos. Uma África urbana, mais forte e inserida no mundo.

Crédito das imagens: Stylesight/WGSN

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