Lesões são maiores no verão


O verão é a estação de maiores índices de traumas e acidentes, especialmente no litoral. É um momento em que mais pessoas estão fora do seu ambiente já conhecido e se tornam mais ativos. Como resultado, muitas vezes fazem esportes com mais intensidade e, geralmente, estão fora de forma, o que pode causar algumas lesões devido à empolgação do verão.

As lesões não são causadas apenas por contato, acontecem também por excesso, como a fascite plantar, tendinite, fraturas por estresse e músculos estirados, que ocorrem em maior frequência porque as pessoas começam a treinar com seriedade durante os meses mais quentes e acabam exagerando. No verão, as lesões por uso excessivo crônico e lesões traumáticas agudas são as mais comuns. Como podemos evitar essas lesões?

Boa nutrição e hidratação é a melhor maneira de manter os músculos trabalhando eficientemente e evitar problemas secundários. Os músculos desidratados não funcionarão tão eficientemente, então é mais provável que você tenha cãibra ou estiramento caso não cuide bem deles.

Para as atividades que duram 45 minutos a uma hora, sugerimos uma bebida esportiva com eletrólitos ou substituição de carboidratos, além de água, mas cuidado pois essas bebidas tendem a ter alta taxa de açúcar.

Se é a primeira vez que você faz um esporte ou que não tenha praticado nos últimos anos, seria interessante aprender as regras e realizar testes antes. Contratar um profissional treinado que vai pegar esses maus hábitos e corrigi-los é interessante. Seja golfe, futebol, vôlei, corrida, ou natação, uma técnica ruim, com golpes e gestos errados, pode gerar sérios problemas.

Se você não pode pagar uma sessão privada, sugerimos encontrar um amigo experiente ou alguém que está familiarizado com o esporte. Maus hábitos esportivos podem resultar em lesões agudas e crônicas, como a tendinite.

Ter um amigo com você, em primeiro lugar, torna o esporte ou atividade mais divertida. Mas, segundo, e talvez mais importante, você terá alguém para te corrigir e apoiar. É importante durante estes esportes de verão prestar atenção uns aos outros e ter alguém que pode solucionar problemas de má técnica e ter certeza de que você está sendo seguro.

Uma das maneiras mais eficazes para evitar lesões é usar os calçados e equipamentos de segurança adequados. Tenha certeza de que está usando um tênis específico destinado para a superfície que está praticando. Certifique-se de que você tem tênis com bom apoio de arco e firme no calcanhar. Não use nada que aperte ou prenda seus movimentos. Tênis minimalistas de corrida são bons para algumas pessoas, mas cuidado se você não for praticante e não conhecer sua pisada. Especialmente se você tem pés planos ou pronados, os tênis e palmilhas fazem uma enorme diferença na prevenção de lesões.

Esteja atento às suas posições e também é importante mudar a superfície. Portanto, nem sempre corra numa direção só, corra na calçada, trilha ou grama, saibro, treine em diferentes superfícies. Com a mudança, além de absorver melhor o impacto não sobrecarrega apenas uma região. Encontre caminhos diferentes também com curvas ou colinas para sair da rotina e respirar ar puro!

Uma das melhores maneiras de evitar lesões é fortalecer os músculos alvo para o esporte ou atividade que você está querendo praticar. Exercícios de treinamento de força podem ajudar a melhorar o desempenho e evitar lesões.

– Bicicleta: Uma vez que envolve movimentos cíclicos constantes nas pernas, você precisa focar nos exercícios de membros inferiores, principalmente a panturrilha

– Surfe: Uma atividade de corpo inteiro, um núcleo forte (coluna) é fundamental para o manuseio da prancha e manobras através de ondas instáveis.

– Golfe: Um núcleo (coluna) sólido e parte inferior das costas (lombar) é o que realmente lhe dará o poder de conduzir uma bola 300 metros. Exercícios para equilíbrio também são importantes

– Tênis: Concentre-se em tonificar os braços e ombros; fortaleça principalmente os extensores do punho.

Parece clichê, mas esse é o grande segredo. Alongue e aqueça antes. Após a atividade, alongue novamente. Assim você terá um verão feliz e saudável! Ah, não esqueça de se proteger do sol. Bons treinos!

Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. www.anapaulasimoes.com.br

#SantaCasadeMisericordiadeSaoPaulo #AnaPaulaSimoes #SociedadeBrasileiradeOrtopediaeTraumatologia #SociedadeBrasileiradeMedicinadoEsporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*