Kidde lança extintor classe K, único capaz de combater incêndios de cozinha

Adquirir um extintor K é uma mudança simples e pode salvar vidas.

Adquirir um extintor K é uma mudança simples e pode salvar vidas.

A Kidde – líder mundial na fabricação de produtos de segurança contra incêndio – lança no Brasil o extintor de incêndio de classe K, produzido especificamente para combater chamas produzidas por óleos e gorduras de cozinha.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRESI), São Paulo é a segunda maior cidade em número de estabelecimentos comerciais alimentícios. São 15 mil restaurantes, 500 churrascarias, 20 mil bares, 3.200 padarias e 4.500 pizzarias.

Há mais de 500 shoppings centers com praças de alimentação, no Brasil,  conforme Abrasce – Associação Brasileira de Shoppings Centers. E estes ambientes exigem extintores adequados ao combate de incêndios de cozinhas. 

Extintor K 

Segundo o gerente de Vendas da Kidde no Brasil, Felipe Moreno, a maioria das cozinhas, lojas de conveniências, cafeterias de escolas e hospitais dispõem somente de extintores classes A (indicado para incêndios com madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral); B (líquido inflamáveis) e C (equipamento elétrico energizado). “EsSes modelos não são eficazes para apagar um fogo oriundo de gordura, banhas e óleos quentes como o extintor classe K, que forma uma camada protetora na superfície, com o objetivo de extinguir o fogo por meio de interrupção da combustão”, explica.

“Adquirir um extintor K é uma mudança simples e pode salvar vidas. São fáceis de usar, inclusive, em cozinhas menores. O mais importante é que eles foram produzidos especificamente para atender a todos os tipos de incêndio gerados em cozinhas”, ressalta Roberta Godoy, gerente de Marketing da Kidde Brasil. De acordo com a norma da National Fire Protection Association (NFPA) – referência mundial em normas e regulamentos técnicos de segurança contra incêndio – desde julho de 1998, as novas instalações de cozinhas exigem este tipo de extintor. No Brasil, a lei ainda não existe. 

Dicas de como evitar incêndio na cozinha 

O gás é um dos grandes vilões na cozinha. Verifique se estão bem ajustados o regulador de pressão, a mangueira e a abraçadeira (peça que veda a mangueira e válvula de gás, para não haja escape). A troca do equipamento deve ser realizada a cada cinco anos.

– Em caso de vazamento de gás, não acenda ou apague a luz e nem risque fósforo. Qualquer faísca pode provocar incêndio.

– Para verificar se há vazamento no cilindro, passe uma esponja com detergente nas conexões, na mangueira e no regulador. Se aparecer bolhas pode haver vazamento.

– Manuseie botijões de gás com cuidado. Os botijões devem ser armazenados em locais bem limpos, ventilados, livres de óleo e graxa, protegidos contra chuva, sol e outras fontes de calor.

– As roupas, utilizadas pelos profissionais da cozinha, devem ser justas e mangas apertadas.

– Não coloque materiais que pegam fogo facilmente perto do fogão, como: papel toalha, alumínio e líquidos inflamáveis.

– Para evitar aquecimentos e situações de curto-circuito, é importante utilizar sempre tomadas com ligação terra.

– Verifique as instalações elétricas para que não haja curto-circuito. Não ligue vários equipamentos em uma única tomada. Isso pode causar sobrecarga no condutor elétrico e risco de curto-circuito. Fique atento aos fios não encapados.

– Esteja sempre atento às panelas. Verifique se os cabos não estão para fora, para evitar quedas ou queimaduras graves.

– Não deixe óleo aquecer por muito tempo. Ele pode pegar fogo.

– Caso a panela pegue fogo, não jogue água. Este procedimento pode provocar um choque térmico e gerar uma explosão.

– Não fume dentro da cozinha.

– Tenha sempre em mãos o número do Corpo de Bombeiros – 193

SERVIÇO:

Kidde do Brasil

É líder na fabricação de extintores, detectores de fumaça residencial, detectores de monóxido de carbono  e mangueiras de incêndio. A Kidde faz parte da UTC Building and Industrial Systems (unidade da United Technologies Corp. (NYSE: UTX)- líder mundial no fornecimento para as indústrias aeroespacial e de sistemas de construção) e é considerada uma das maiores empresas de proteção contra incêndio do mundo.  Acesse www.kidde.com.br

Deixe um comentário

*