K-Pop é tema de mostra de cinema coreano e exposição de fotografia interativa em São Paulo

Com entrada franca, mostra reúne filmes coreanos e exposição de painéis interativos, onde o público poderá participar das cenas das produções cinematográficas e do universo K-Pop. 

1Baseado no estilo musical K-Pop dos grupos de música coreana que unem dança e música eletrônica, a Mostra K-Pop de Cinema Coreano vai acontecer em São Paulo, de 11 a 21 de dezembro. Promovido pelo Centro Cultural Coreano em parceria com a Cinemateca Brasileira, o evento reunirá uma seleção de 10 filmes inspirados no universo K-Pop para que o público possa conhecer e mergulhar na cultura coreana.

Para os amantes da Sétima Arte, a mostra de cinema irá abranger diversos gêneros, desde o suspense de baixo orçamento (como o filme ‘Esconde-Esconde’), a comédias românticas e dramas de superação, como ‘Coelho’ e ‘Sem Respirar’. Também haverá filmes repletos de efeitos especiais com personagens interpretados por estrelas musicais do cenário K-Pop, como em ‘As Três Beldades de Joseon’, ‘Alumni’ e ‘Nosso Paraíso’.

Entretenimento é a prioridade

Apesar de tratarem de temas importantes da sociedade sul-coreana, como economia, desigualdade social, a questão dos gêneros e o patriotismo, a maior preocupação dos filmes selecionados é entreter o público. Exploram dramas pessoais, conflitos internos e utilizam fórmulas de filmes hollywoodianos sem medo de serem julgados por isso. Mesmo com esse forte apelo comercial, o cinema K-Pop surpreende ao apresentar elementos da filosofia e do modo de pensar coreano, além de tratar temas únicos, como a questão dos espiões norte-coreanos (“Secreto e Excelente”), trazendo algo de inesperado ao pop convencional.

Em paralelo à Mostra, os visitantes poderão visitar uma exposição de painéis que retratam cenas de alguns filmes que serão apresentados no evento e fotos de artistas de K-Pop. Nesses quadros em 3D – comuns na Coréia e novidade aqui no Brasil -, o público poderá interagir com as imagens. Basta a pessoa se posicionar em lugares previamente marcados, fazer uma pose, tirar uma foto e ver o resultado. É como se ela entrasse no cenário e participasse da imagem!

Superproduções coreanas

Artistas consagrados do universo K-Pop como ‘The Boss’, ‘Lunafly’, ‘Secret’, ‘BAP’, ‘K.Will’, ‘Sistar’, ‘Boyfriend’ e cenários de filmes do cinema coreano como ‘A Três Beldades de Joseon’ e ‘Secreto e Excelente’ estarão retratados nos painéis. Para quem aprecia K-Pop é uma chance de estar “perto” desses grupos famosos e também de fazer parte das superproduções coreanas.

No fim dos anos 90, a indústria de Cinema Sul-Coreano cresceu consideravelmente após o lançamento do blockbuster de ação “Shiri”, em 1999. Desde então, em menos de 15 anos, se tornou um dos três maiores pilares da indústria de entretenimento contemporâneo, ao lado de Hollywood e Bollywood. Esses três países são considerados as mecas da indústria cinematográfica atual.

A Coréia do Sul se tornou um país independente em 1948, passou por uma trágica Guerra Civil entre 1950 e 1953, ano em que o país foi dividido, e em 1981 foi considerada pelo Guia de Cinema Internacional (International Film Guide) o país capitalista com a cinematografia mais censurada do mundo. A nação conseguiu dar a volta por cima e, hoje, vem atraindo atenção de todo o mundo pela sua indústria cultural. Vale ressaltar que os filmes serão exibidos em cópias 35mm, DCP e BluRay, com legendas eletrônicas em português.

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA – MOSTRA K-POP CINEMA COREANO 2014

Data: 11 a 21 de Dezembro

Local: Cinemateca Brasileira

Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo/SP

Informações: http://brazil.korean-culture.org/welcome.do

Entrada Franca

Deixe um comentário

*