Jogos Mundiais Indígenas vão reunir etnias de 30 países

Além do arco e flecha e do futebol de cabeça, índios competem em modalidades tradicionais, como a natação e o atletismo.

Além do arco e flecha e do futebol de cabeça, índios competem em modalidades tradicionais, como a natação e o atletismo.

Na última sexta-feira (6), a autarquia especial do Ministério do Turismo, Embratur, divulgou em Berlim um vídeo sobre os 1º Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontece em setembro em Palmas, capital do Tocantins. Cada etnia brasileira poderá inscrever até 50 participantes. Os jogos acontecem entre os dias 18 e 27 de setembro. 

O vídeo mostra a riqueza cultural das tribos indígenas e a hospitalidade do povo brasileiro, e convida os turistas a participarem do evento, que deve contar com etnias de 30 países e um total de dois mil atletas.

Os Jogos do Povos Indígenas surgiram em Goiânia em 1996 e, desde então, se repetem há 13 anos. As modalidades que serão disputadas estão divididas em jogos tradicionais praticados pelos nativos, como o tiro com arco e flecha e o Xikunahity, futebol de cabeça, e os jogos ocidentais de competição, como atletismo e natação.

Por Pedro Fideles – ASCOM/Ministério do Turismo

Deixe um comentário

*