Investe SP apresenta mapa digital do ecossistema de apoio a startups no Estado de São Paulo

Em evento na sede do Cubo, na capital paulista, a Agência lançou ferramenta colaborativa que ajuda empreendedores a encontrar apoio e financiamento na constituição e desenvolvimento de startups.
 
O evento contou com a participação de 130 pessoas ligadas à inovação e ao empreendedorismo.

O evento contou com a participação de 130 pessoas ligadas à inovação e ao empreendedorismo.

Como solução para a dificuldade que empreendedores enfrentam ao procurar informação sobre a quem e onde recorrer no desenvolvimento de novos modelos de negócios, a Investe São Paulo lançou nesta terça-feira, 1º de novembro, na sede do Cubo, na capital paulista, o Mapa SP Conecta. Trata-se do primeiro mapeamento de empresas e entidades do ecossistema de apoio a startups no estado de São Paulo.

“O Mapa SP Conecta será importante para fortalecer a atuação do ecossistema de apoio do Estado e, inclusive, para avaliarmos a real dimensão desse complexo”, observou Juan Quirós, presidente da Investe São Paulo.

Na cerimônia de lançamento do mapa, Erminio Lucci, diretor da Investe São Paulo, apontou as motivações para o desenvolvimento do mapa: “Faltava informação centralizada e de fácil acesso sobre os participantes do ecossistema. Além disso, como o setor tem uma natureza dinâmica, vimos que era necessária uma ferramenta colaborativa e de atualização constante”, disse.

Flavio Pripas, CEO do Cubo, e Paulo Castello, fundador e CEO da Fhinck, startup que desenvolve tecnologias e soluções de gestão empresarial, também participaram da cerimônia. O evento reuniu 130 pessoas, entre empreendedores e profissionais de instituições e entidades do ecossistema de inovação.

“Atualmente, o ecossistema tem o desafio de encontrar soluções para lidar com as seguintes carências: talentos, densidade, cultura, capital e ambiente regulatório. O Mapa SP Conecta é mais um passo no sentido de agrupar empreendedores, empresas, entidades e, assim, resolver esta questão da densidade de atores do setor” afirmou Pripas.

Castello, por sua vez, falou da importância de as startups contarem com um recurso como o Mapa SP Conecta. “Fundamos nossa empresa em janeiro de 2015 e, desde então, já passamos pelas principais fases de desenvolvimento de uma startup. Tivemos a oportunidade de experimentar uma ferramenta como esta na temporada que estivemos em Seattle, nos Estados Unidos. Recursos como este tornam a conexão com o ecossistema muito mais fácil”, comentou.

A criação do Mapa SP Conecta contou com o incentivo do vice-governador Márcio França, que dirige a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, à qual a Investe SP está subordinada. “O Estado de São Paulo é o berço da inovação brasileira. Contamos aqui, por exemplo, com uma das melhores estruturas de pesquisa e desenvolvimento da América Latina. Além disso, temos um dos mercados mais promissores para startup do mundo. Esta ferramenta só vem a agregar a este mercado”, afirmou.   

Mapa SP Conecta

A ferramenta, que tem conteúdo colaborativo, busca dar maior visibilidade a agentes públicos de inovação, corporações, espaços de coworking, incubadoras, universidades, parques tecnológicos, fundos de venture capital, aceleradoras, associações, consultorias, entre outras instituições.

A ideia é que as próprias entidades se cadastrem – com o monitoramento e validação da equipe da Investe SP – e informem como podem ajudar as startups. Elas poderão ainda divulgar eventos, vagas de emprego do setor, fotos e dados de contato.

O mapa possui uma interface organizada e de fácil navegação. Quem desejar cadastrar sua empresa ou entidade deve acessar o Mapa SP Conecta pelo endereço www.mapme.com/spconecta e clicar em “Adicionar ao mapa”. Para tanto, é necessário fazer login no sistema por meio de uma conta no Facebook, Linkedin ou no próprio Mapme.

Deixe um comentário

*