Inscrições de varejistas para o selo Black Friday Legal começam nesta sexta-feira (24)

Lojistas podem assinar o Código de Ética até 21 de novembro; iniciativa visa a defender o consumidor de práticas abusivas. 

Lojistas podem assinar o Código de Ética até 21 de novembro; iniciativa visa a defender o consumidor de práticas abusivas.

Começam nesta sexta-feira (24) e vão até 21 de novembro as inscrições para o Black Friday Legal, iniciativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e do Busca Descontos criada no ano passado para coibir a chamada “maquiagem de preços” durante o Black Friday (24 horas de promoção que acontece em todo o país).  A ação surgiu da necessidade de proteger o consumidor de práticas abusivas no dia de descontos mais esperado do ano, em que lojas virtuais – e até mesmo físicas – oferecem descontos expressivos em seus produtos. Este ano, o dia de promoções acontece em 28 de novembro.

Para inscrever-se, as lojas virtuais que participarão do Black Friday 2014 devem acessar o site do Black Friday Legal (http://www.camara-e.net/blackfriday/) e concordar com o Código de Ética do evento, comprometendo-se a anunciar e praticar ofertas reais no dia da promoção. A loja que aceitar os termos do código receberá o selo Black Friday Legal 2014, que a identificará como um site confiável, que pratica as boas regras de conduta na Internet.

“Com essa iniciativa consolidamos as boas práticas que as lojas vinham praticando e protegemos os consumidoresde promoções maquiadas”, diz Ludovino Lopes, presidente da camara-e.net. “O consumidor passou a procurar o selo Black Friday Legal nos sites e sabe que aquela loja e aquelas promoções seguem as regras do Código de Ética do Black Friday”.

Conhecido como um dia de descontos e promoções em diversos países do mundo, o Black Friday é uma data tradicional no varejo dos EUA e acontece logo após o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças). No Brasil a data foi incorporada ao calendário do varejo em 2010, por uma iniciativa do portal Busca Descontos. Na edição de 2013, o evento movimentou R$ 770 milhões no e-commerce brasileiro, com tíquete médio de R$ 396. Empresas que aceitarem o código de ética do Black Friday Legal e não seguirem as regras poderão ser suspensas da promoção em 2015.

camara-e.net

Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking.

Busca Descontos

Portal com foco exclusivo em promoções e que conglomera cupons de descontos, o Busca Descontos –http://www.buscadescontos.com.br – reúne as principais ofertas dos maiores players do e-commerce nacional. O portal conta com uma base de 12 milhões de usuários cadastrados, que recebem as principais ofertas por email. O canal traz ao consumidor descontos em eletrônicos, eletrodomésticos, informática, celulares, CDs e DVDs, livros, games, vestuários, perfumes, móveis, viagens, entre outras categorias. O Busca Descontos também promove uma série de datas importantes para o comércio eletrônico, as chamadas “big dates”, como Black Friday, Boxing Day, Brasil Game Day e Web Fashion Day.

Deixe um comentário

*