Hidratação dos pés à cabeça: saiba como hidratar cada parte do corpo

A dermatologista Dra. Valéria Marcondes explica a importância de manter a pele hidratada e mostra a melhor maneira de hidrata os lábios, as mãos, o cabelo, o rosto e o corpo.

A hidratação é fundamental para a saúde da pele, pois recupera as características normais do tecido, equilibrando e mantendo a concentração de água em suas diferentes camadas, o que resulta em uma pele mais viçosa e saudável.

Com necessidades específicas, cada parte do corpo precisa de cuidados exclusivos para aquela área. A hidratação, por exemplo, não é necessária apenas no rosto, mas no corpo todo também, pois o tronco, as mãos, os lábios e até os cabelos sofrem agressões diárias que causam a perda d’água.

“A hidratação é fundamental para a saúde da pele, pois recupera as características normais do tecido, equilibrando e mantendo a concentração de água em suas diferentes camadas, o que resulta em uma pele mais viçosa e saudável. Além disso, a hidratação adequada mantém a barreira cutânea em funcionamento, protegendo contra a perda d’água e a ação de germes, micro-organismos e substâncias irritantes ou alergênicas”, explica a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD). Confira abaixo as recomendações da especialista para hidratar cada área do corpo!

Lábios

Muitas pessoas esquecem de hidratar os lábios, mas, assim como o resto do corpo, os lábios também podem sofrer com ressecamento, inflamações e envelhecimento precoce. Mulheres que usam batons levam vantagem, pois muitos possuem propriedade hidratante. Porém a melhor opção para a hidratação dos lábios são os Lip Balms. “Incolores ou não, os balms labiais possuem manteigas hidratantes, óleos, antioxidantes, vitamina E, colágeno e outras substâncias que ajudam a hidratar rapidamente os lábios. Os melhores promovem fotoproteção também. O ideal é levar o produto sempre com você, para passar diversas vezes ao dia”, afirma a dermatologista. “É importante ficar de olho no rótulo, pois estes produtos não devem conter fragrâncias ou petrolato em sua fórmula.”

Mãos

Além da desagradável sensação de aspereza ao toque, a falta de hidratação nas mãos pode causar fissuras e até descamamentos na superfície da pele. Por isso, é importante investir em um hidratante específico para mãos, que deve ser aplicado não apenas uma, mas várias vezes ao dia. Segundo a Dra. Valéria, o ideal é que estes cosméticos contenham substâncias à prova d’água, pois assim o hidratante não saíra totalmente quando você lavar as mãos. “É importante também que o creme hidratante para as mãos possua ureia em sua formulação, pois este ativo promove uma espécie de proteção para que as mãos não percam muita água e mantenham-se hidratadas. Além disso, a ureia é um ótimo esfoliante, auxiliando na diminuição da espessura da pele e colaborando para a melhor penetração dos ativos”, completa.

Cabelos

Não apenas a pele, mas os cabelos também sofrem com a desidratação, principalmente durante o verão, quando ficam expostos a fatores como água salgada e cloro.  A hidratação da fibra capilar é fundamental, pois vai unir a cutícula do fio, promovendo a melhora do brilho e aparência do cabelo. “Shampoos sem sulfato junto com uma máscara hidratante são ótimos para manter o cabelo hidratado e protegido contra agressões. Condicionador e pré-shampoo com alta propriedade hidratante também podem ser usados para melhorar o estado de ressecamento dos fios”, recomenda a Dra. Valéria.

Corpo

A pele do corpo tem uma quantidade menor de glândulas sebáceas e, por isso, é mais seca, podendo assim receber loções e cremes mais espessos e pesados. O uso de hidratantes no corpo evita o aparecimento de marcas como estrias e manchas. De acordo com a dermatologista, existem produtos que permitem que a hidratação do corpo seja feita dentro do banho, logo após o enxague do sabonete. Os In-Shower, como são chamados, são ótimos, principalmente para quem não tem problemas de pele seca, pois promovem uma hidratação eficaz e evitam que você tenha que passar inúmeros cosméticos depois. “Se você optar por não usar um hidratante durante o banho, o ideal é que você passe imediatamente após o banho, pois é o período de maior aproveitamento do efeito do cosmético. Com a pele úmida, os poros têm maior capacidade de absorver os ativos do produto”, explica a especialista.

Rosto

A face é mais sensível que o restante do corpo, por isso necessita de maior atenção e cosméticos específicos. O mais importante é sempre usar o produto adequado para as suas necessidades, podendo conter, além de substâncias hidratantes, princípios ativos antienvelhecimento, calmantes ou que estimulem a produção de colágeno.  Hoje já existem cosméticos multifuncionais que hidratam enquanto oferecem fotoproteção, controle de oleosidade, efeito antiaging e calmante. “O ideal é dividir o rosto em quatro partes - testa, olhos, bochechas e contorno da face - e aplicar um pouco de creme em cada uma dessas partes. Esse cosmético deve ser aplicado com a ponta dos dedos em toda a face, pescoço e colo, sempre com movimentos circulares e ascendentes”, afirma a Dra. Valéria Marcondes.

Para garantir que a pele permaneça hidratada, alguns outros cuidados e observações são importantes. Por exemplo, para prevenir o ressecamento da pele é importante evitar banhos muito quentes e demorados. Os banhos devem ter de 5 a 10 minutos e sempre com água morna. “O uso excessivo de sabonetes também é prejudicial, pois pode retirar o manto hidrolípidico, camada de água e óleo necessários para manter a integridade da pele.  O ideal é que sejam utilizados sabonetes líquidos específicos para peles mais sensíveis na quantidade de uma colher de chá, que já é suficiente para remover a sujeira do corpo todo”, destaca a dermatologista.

Sobre o veículo do hidratante, a Dra. Valéria recomenda que pessoas com a pele mais seca façam uso de cremes mais densos e oleosos. Além disso, devem procurar cosméticos que sejam hipoalergênicos e que não tenham substâncias irritantes como glicerina, lanolina e petrolato. Já pessoas com a pele oleosa devem procurar cosméticos de veículo mais fluído, como séruns e loções. “No clima quente do nosso país, as loções são a melhor opção. A quantidade deve ser de duas colheres de chá para as pernas, duas para os braços, uma para o tronco, uma para as costas e uma para a face”, afirma.

A médica ainda alerta sobre a importância de verificar os ativos presentes na formulação antes de escolher o hidratante. No verão deve-se evitar produtos que possuam álcool, fragrâncias, ácido retinóico ou alfahidroxiácidos, pois estas substâncias podem manchar a pele quando expostos ao sol. O recomendado é deixar o uso de produtos com estes ativos para o inverno e utilizar cosméticos que contenham hidratação e óleos naturais. “O melhor princípio ativo de hidratação é o ácido hialurônico, uma substância produzida naturalmente pelo corpo. Com alta propriedade de retenção de água, o ativo pode ser usado no rosto ou no corpo, via tópica ou injetado. Cosméticos à base de ácido hialurônico hidratam a pele, possuem ação antienvelhecimento, estimulam a formação de colágeno e melhoram o viço da pele”, destaca a Dra. Valéria. “Porém, é de extrema importância que você consulte um dermatologista regularmente. Apenas ele saberá quais os melhores métodos de hidratação para cada tipo de pele.”

FONTE: A DRA. VALÉRIA MARCONDES é dermatologista da Clínica de Dermatologia Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia com título de especialista e da Academia Americana de Dermatologia. Foi fundadora e é membro da Sociedade de Laser. Site: www.valeriamarcondes.com.br

HASHTAGS: #hidratacao #hidratacaodapele #ValeriaMarcondes

Deixe um comentário