Graça Di Napolli ganha o prêmio de melhor pizzaria de São Paulo

Na cidade das pizzas, casa da zona norte fatura o prêmio do júri da edição Comer & Beber 2014-2015 da Veja São Paulo. 

Massa premiada: considerada a melhor da cidade pelos jurados. (Foto: Tadeu Brunelli)

Massa premiada: considerada a melhor da cidade pelos jurados. (Foto: Tadeu Brunelli)

Pizza é mania de paulistano. A cidade tem mais de 6 mil pizzarias e produz 1 milhão de pizzas por dia. Aqui você encontra massas para todos os gostos e bolsos, com recheios e coberturas capazes de agradar a glutões, foodies e gourmets. E nesse mercado tão competitivo e de excelente qualidade, a Graça di Napolli, de Santana, zona norte, foi eleita a melhor pizzaria de São Paulo, segundo o júri da premiação Comer & Beber 2014-2015, da revista Veja São Paulo. Recém-inaugurada, já fatura o mais disputado prêmio do ano.

A equipe de jurados visitou 1485 estabelecimentos da cidade de São Paulo para fazer a avaliação. Foram analisados itens como comida, serviços e ambiente para eleger 43 campeões em diferentes categorias, incluindo até food truck e confeiteiro. A Graça di Napolli foi a campeã na categoria “melhor pizzaria de São Paulo”.

Massa caseira

Pizza com toques de alta gastronomia em ambiente despojado. Gourmet, mas sem deixar de lado o gosto e a “graça” de uma massa caseira. Assim é a Graça di Napolli. O nome é uma homenagem à matriarca da família dos sócios, a napolitana Dona Graça, e também à Napoli, considerada o berço mundial da pizza. No comando está um expert no assunto, o paulistano Sudário Silva, eleito o melhor pizzaiolo do Brasil e considerado um dos melhores do mundo. Vencedor do campeonato brasileiro, ele já representou o país no Campeonato Mundial de Pizzas. Formou-se pela Associazione Verace Pizza Napoletana, em Nápoles, e lá descobriu que o segredo de uma boa pizza é a equação harmônica entre visual, aroma e sabor. O diferencial é a massa, de preparo artesanal, com fermentação natural e vários dias de descanso. O forno é à lenha e o molho, feito com tomate italiano moído, sem pele, sem semente, sem acidez (o Pomodoro Sgrondata). O resultado: uma massa surpreendentemente mais fina e crocante , que desmancha na boca.

Com uma massa tão leve assim, fica mais fácil provar várias pizzas do menu composto por 50 sabores. Um dos atrativos são pizzas com ingredientes inusitados como alho negro, geleia de vinho Malbec, alcachofra e legumes conservados em temperos especiais. É o caso da pizza da casa que levou o prêmio nacional, em 2010, em campeonato do qual o chef participou. A Graça di Napolli compõe-se de Pomodoro Sgrondata, cream cheese, queijo gruyère, baby alcachofra, pasta de alcachofra, lascas de azeitona preta, tomate Sweet Grape gratinado com parmesão pós-forno e salpicado com salsinha. Outras sugestões com ingredientes diferenciados são a Pecorino Fiore (molho de tomate especial, alcachofra, fios de palmito, búfala gratinada com pecorino fiore sardo. Pós-forno, acrescentam-se presunto Parma, alho negro e manjericão) ou a Prosciutto Tedesco, que reúne presunto alemão e geleia de vinho Malbec.

Pizzas com massa ultrafina e harmonizadas com cervejas e azeites especiais. (Foto: Tadeu Brunelli)

Pizzas com massa ultrafina e harmonizadas com cervejas e azeites especiais. (Foto: Tadeu Brunelli)

Desafio constante

Além da descoberta de uma nova pizza, mais leve, simples e saborosa, a proposta da casa é oferecer um convite à degustação de diferentes ingredientes e acompanhamentos. Para harmonizar, a casa sugere azeites especiais. A carta foi montada pelo azeitólogo Marcelo Scofano e traz seis diferentes rótulos, de origens como Chile, Uruguai, Portugal e Sicília (Itália). Há opções de azeite, como o uruguaio Punta Lobos Limón, um blend com óleo essencial do limão siciliano, de aroma cítrico, ideal para degustar com as pizzas doces da casa, como a de brigadeiro ou a de doce de leite.

A carta de cervejas foi assinada pela sommelière e mestre cervejeira Kathia Zanatta, do CluBeer, o maior clube do assunto hoje no Brasil.  Enxuta, a carta procura equilibrar boa relação custo-benefício e trazer rótulos nacionais como a premiada Colorado Demoiselle (de Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo), vencedora da medalha de ouro no European Beer Star 2008 e eleita a melhor da categoria Porter, cerveja de cor escura com aromas que lembram nozes, chocolate e café; a Amazon Red Ale Priprioca, do Pará (cerveja com ingredientes amazônicos como priprioca, que a tornam de aroma intenso e notas frutadas) e internacionais como a belga Floreffe Quadrupel (rótulo que traz equilíbrio entre notas de malte, ervas, lúpulos, caramelos), que harmonizam com as pizzas da casa.

“É sempre um desafio trazer algo novo a uma cidade que tem o maior número de pizzarias do mundo. Nossa proposta é oferecer uma nova forma de comer pizza, uma nova experiência gastronômica para degustar um dos pratos mais amados pelos paulistanos. Ficamos muito felizes com o reconhecimento do júri e o prêmio recebido. É motivo de orgulho e ainda mais trabalho”, explica o chef pizzaiolo Sudário Silva. E com a massa finíssima, em receita mantida a sete chaves pelo chef, difícil vai ser comer um só pedaço.

O chef pizzaiolo

Para o paulistano Sudário Silva, a pizza é uma verdadeira instituição. Aos 64 anos, o chef pizzaiolo tem 32 anos de carreira e introduziu uma nova forma de fazer pizza no Brasil. Formou-se pela Associazione Verace Pizza Napoletana, em Nápoles, que certifica o pizzaiolo com a verdadeira técnica napolitana de fazer pizzas. Também cursou Panificação no Moinho Le 5 Stagioni, em Padova, considerado o primeiro moinho em qualidade na Itália. Venceu a IV Copa Brasileira de Pizzarias, em 2010, o Campeonato de Pizzaiolos de Petrópolis, em 2011, e representou o Brasil no 20º Campeonato Mundial de Pizzas, na Itália, em 2011.

SERVIÇO:

Graça Di Napolli Pizzaria Gourmet

Rua Dr. César, 704 – Santana – São Paulo/SP

Tel. 11 3477-2030

Capacidade: 180 lugares

Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 19h à 0h; sexta a domingo, das 19h à 1h. Fecha às segundas-feiras

CC: Amex, MasterCard, Visa, Diners

CD: Visa Electron, Red Shop, Visa Vale Refeição

Sem área para fumantes. Não aceita cheques. Não faz entrega em domicílio. Tem ar-condicionado e acesso wi-fi

Possui cadeirões para bebês

Possui música ao vivo (piano) às sextas e sábados, das 20h à meia-noite

Não possui couvert e não cobra couvert artístico

Acesso e banheiro para deficientes físicos

Serviço de valet (R$ 15)

Serve vinho em taça

Permite levar seu próprio vinho

Serviço de rolha: R$ 40

Aceita reservas de terça a domingo, das 19 às 21h

Aberto ao público desde o dia 13 de junho de 2014

Site: www.gracadinapolli.com.br

Deixe um comentário

*