Go Cup se consolida como evento de entretenimento para toda família

Quarta edição do Go Cup tem a participação de quase 3 mil crianças, cerca de 80 clubes e 214 equipes, representando 13 países do mundo inteiro.

Maior torneio de futebol infantil da América Latina vai até este sábado, 15, em Goiás.  (Foto: Vans Bumbeers)

A edição deste ano do maior torneio de futebol infantil da América Latina, o Go Cup, soma recordes atrás de recordes. Ao final da competição, no sábado, dia 15,  terão sido realizados 720 jogos de futebol entre 214 equipes, com crianças de seis a 12 anos de idade, de 13 países. Mas não é só em campo que o torneio bate um bolão. Um dos destaques do evento é a interação entre as crianças e adultos. Quem participa do Go Cup, seja competindo ou assistindo, tem uma dezena de ofertas de atividades de lazer gratuitamente.

A organização montou um parquinho com pula-pula e brinquedos infláveis; Banho de Bola (vários chuveiros instalados sob uma estrutura de bola com a base de um pula-pula) e ainda um globo terrestre gigante entre os campos. Para os adultos, música ao vivo e um salão para cuidados com o cabelo e as unhas – onde as crianças também aproveitam para fazer cortes inspirados no torneio.

A responsabilidade ambiental é mais um ponto forte do Go Cup. Começou nesta quinta-feira, 13, o plantio de 214 árvores. A medida em que as equipes são eliminadas, elas recebem a medalha de participação e todos vão plantar uma árvore com o nome do time. O objetivo é ‘construir’ mais uma rua de árvores como duas que já existem no complexo esportivo e, assim, nos próximos anos ter neste local mais abrigo de sombra para descansar e torcer.

“Dá para ver que próximo das árvores e nas tendas tem muita família fazendo piquenique, se organizando para passar o tempo com música, brincadeiras e até um sono depois do almoço. Eu cheguei até a ver uma rede estendida entre duas árvores com uma pessoa descansando. Infelizmente, no Brasil não temos o costume de frequentar parques como na Europa e nos Estados Unidos. Por isso, ver as famílias à vontade por aqui nesses dias está sendo muito legal”, comenta Roberto Faria, um dos idealizadores do torneio.

Intercâmbio cultural

Essa sombra próxima aos campos é, sem dúvidas, o local preferido do público. A criatividade foi além do que o torneio imaginou para os adultos e as crianças. Os participantes realizaram piqueniques, teve rede estendida para um sono após o almoço e torcidas com vários instrumentos musicais para fazer o maior barulho para suas equipes.

O que foi visto nesses últimos dias no Complexo Futebol Arte foi um intercâmbio cultural entre brasileiros de diferentes regiões do país, isso sem contar com a relação criadas com as crianças estrangeiras. Relação essa motivada muito pela troca de pins dos times, mais uma ideia do Go Cup para romper a barreira do idioma entre os participantes.

Na gastronomia, a organização ampliou a Alameda dos Food Trucks. O local conta com opções variadas de lanches, refeições, sucos naturais e muitas sobremesas. Vai do espaguete, passando pelo hambúrguer artesanal até um café expresso com bolo de chocolate, mas se não quiser tem também muito sorvete e açaí. É irresistível.

A 4ª edição do Go Cup teve recorde de inscrições. São quase 3 mil crianças, cerca de 80 clubes e 214 equipes, representando 13 países do mundo inteiro. Além disso, 17 estados brasileiros estão representados (todas as regiões do país) e três continentes. O evento realiza partidas em Aparecida de Goiânia (GO) até esta sexta-feira, 14. As finais ouro e prata serão no Estádio da Serrinha, em Goiânia, no sábado, dia 15, a partir das 9h.

O Go Cup

Disputado no formato de Futebol 7, do Sub 7 ao Sub 12, o Go Cup divide suas categorias em três campeonatos, tendo uma 1ª fase classificatória onde se determina o índice técnico dos participantes. Com isso, as equipes são separadas em três séries – ouro, prata e bronze. As finais terão, portanto, três campeões em cada categoria, com um total de 18 campeões e vices.

As categorias vão do Sub 7 (para crianças nascidas em 2011 e 2010) ao Sub 12 (nascidos em 2006 e 2005), passando pelo Sub 8 (nascidos em 2010 e 2009), Sub 9 (nascidos em 2009 e 2008), Sub 10 (nascidos em 2008 e 2007) e Sub 11 (nascidos em 2007 e 2006).

Aberto a todos os clubes, escolas e times infantis do país e do exterior, o Go Cup é um torneio totalmente pensado e voltado para crianças, desde o tamanho do campo e das traves, até a programação dos jogos, sempre diurnos. O objetivo principal não é formar atletas, mas sim educar as crianças. Por isso não há cartão vermelho, mas sim o azul, em que o atleta fica fora por um curto período para refletir sobre sua jogada perigosa, e todos se cumprimentam no início e no fim das partidas. As equipes são mistas, com meninas e meninos jogando juntos.

Todos os clubes e equipes participantes do Go Cup 2017, a tabela completa de jogos e horários, além dos grupos e chaves de cada categoria podem ser conferidos na página oficial do Go Cup, no Facebook do torneio e também no aplicativo oficial. O Go Cup tem patrocínio do Itaú, Piracanjuba, Nativa e SporTV.

SERVIÇO:

GO CUP – Disputa das chaves

Local: Complexo Fut Arte/Gramados (Av. Pedro Luiz Ribeiro, nº 2 – Aparecida de Goiânia/GO)

Data: 14 de abril, a partir das 9h

GO CUP – Finais ouro e prata

Local: Estádio da Serrinha (Av. Edmundo P. de Abreu, 721 – St. Bela Vista, Goiânia/GO)

Data: 15 de abril, das 9h às 13h

Mais informações: www.gocup.com.br/ ou www.facebook.com/gocupfutebol7/

Créditos das fotos: Divulgação/Go Cup

Deixe um comentário