Foz do Iguaçu se mantém entre as cidades paranaenses que mais geram empregos

Em setembro, a cidade alcançou um saldo positivo de 343 vagas com carteira assinada.

Foz do Iguaçu se manteve no mês de setembro entre as cinco cidades paranaenses que mais geram empregos com carteira de trabalho assinada. É o que aponta a pesquisa mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MET). O município teve um saldo positivo de 343 vagas no mercado formal em setembro. Foram admitidas 2.216 pessoas e ocorreram 1.873 desligamentos neste período.

O desempenho é resultado do crescimento do setor de serviços, impulsionado pelo turismo, somado à estabilidade do comércio no mês passado. Com isso, Foz ocupa a quinta colocação entre as cidades que mais geraram postos de trabalho com carteira assinada no Paraná, à frente de Londrina (325) e São José dos Pinhais (245), por exemplo.

A capital Curitiba, com um saldo positivo de 3.560 empregos, lidera o ranking do Caged. Cascavel (554) saltou para o segundo lugar, em função da abertura de um novo frigorífico na cidade, seguida de Maringá (501) e Ponta Grossa (438).

Ainda segundo dados do Caged, Foz do Iguaçu também manteve a quinta colocação em relação ao acumulado dos nove meses de 2018. A cidade obteve um saldo positivo de 2.146 empregos formais, atrás de Cascavel, com 2.876; Maringá, com 3.005; São José dos Pinhais, com 3.361; e Curitiba, com 14.420.

Terceira força

Mas é no acumulado dos últimos 12 meses que Foz do Iguaçu mostra um ritmo de crescimento mais expressivo. A cidade tem o terceiro melhor resultado dentre todos os municípios paranaenses. Com um saldo positivo de 2.257 vagas com carteira assinada, o município está atrás somente de São José dos Pinhais (2562) e Curitiba (10.919).

“Foz do Iguaçu vem se destacando com uma das principais forças econômicas do Estado do Paraná. A cidade voltou a ter um ambiente seguro para investimentos, a prefeitura resgatou a credibilidade com os fornecedores, o turismo registra forte ritmo de crescimento e novos empreendimentos em diversos setores estão previstos, dentre eles alguns com recursos do município e outros por parte da iniciativa privada, como, por exemplo, os novos empreendimentos turísticos e as novas empresas que irão se instalar no Distrito Industrial e Empresarial, gerando mais empregos na indústria, serviços e construção civil”, avalia o prefeito Chico Brasileiro.

Serviços

Em setembro, de acordo com o Caged, o setor de serviços foi responsável por 45% do saldo positivo de contratações, com 143 postos de trabalho. Os setores do comércio, com saldo positivo de 109 vagas, da construção civil, com 39, e da indústria, com 24, vêm a seguir.

“O Caged mostra uma evolução positiva do setor de serviços, impulsionado pelo turismo, que responde por mais de 60% dos empregos gerados no acumulado do ano”, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

Segundo ele, a perspectiva é de melhora dos resultados nos últimos três meses de 2018, com o calendário de eventos, e também com a sazonalidade da alta temporada. Um dos fatores que deve contribuir para o aumento das contratações no setor de turismo é a inauguração da primeira parte das obras do Blue Park, o parque aquático termal da rede Mabu.

#FozdoIguacu #Caged  #MET #GilmarPiolla #BluePark

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*