Festival de Carrancas: sabores mineiros em grande estilo, a melhor opção nas férias de inverno

Olha só, você não pode perder: nas férias de inverno, os turistas podem desfrutar das belezas naturais durante o dia, e prestigiar as variadas atrações do Festival durante a noite.

Até domingo, 23 de julho, acontece a sétima edição do Festival   Gastronômico e Cultural de Carrancas, colocando definitivamente o pequeno município mineiro no cenário dos festivais de inverno do estado.

Localizada numa região privilegiada para os amantes do ecoturimo, a apenas 270 quilômetros de Belo Horizonte, Carrancas destaca-se pelas paisagens deslumbrantes e belíssimas cachoeiras. Por este motivo, o município foi eleito em 2008 pela Revista Encontro de Belo Horizonte como a 4ª Maravilha de Minas Gerais, e vem sendo utilizada pela Rede Globo como cenário para diversas novelas.

Nas férias de inverno, os turistas podem desfrutar das belezas naturais durante o dia, e prestigiar as variadas atrações do Festival durante a noite, cujo frio da serra convida a explorar os sabores típicos da região, acompanhados de um bom vinho.

Idealizado pela ACETUR, Associação Carranquense dos Empreendedores em Turismo,  o Festival contará simultaneamente com tendas de alimentação no pavilhão gourmet, workshops culinários com chefes renomados e atrações musicais e teatrais nos palcos. Além disso, o visitante será convidado a encerrar a noite dançando ao som de Djs na Pista instalada na praça.

Maior (e melhor!) a cada ano

O evento, que cresce em relevância e participação de público e imprensa a cada ano, oferecerá nesta edição uma programação recheada de cursos, workshops, apresentações artísticas, enaltecendo a gastronomia local. Segundo Claudinei Palma Sotta, presidente da ACETUR, “a intenção é repetir e ampliar o sucesso de 2016, quando mais de 6,5 mil visitantes prestigiaram as atrações durante os quatro dias da 6ª edição do Festival”.

Um dos objetivos da ACETUR é estabelecer a cidade de Carrancas no circuito dos Festivais de Inverno de Minas Gerais por meio da valorização do turismo, com incentivo ao comércio local, sejam as pousadas, restaurantes e demais serviços. Ao participar de um evento unindo gastronomia e cultura, o visitante tem a oportunidade de conhecer a cidade na época do inverno, e se encantar com uma programação eclética, para agradar ao público de todas as idades e paladares.

Para isso, entre as atrações musicais oferecidas nesta sétima edição contaremos com a presença de apresentações folclóricas como a Congada de Carracas e a Folia de Reis e de grupos regionais como a Banda Cabelinho de Lua e Los Trajanos. Grande destaque  para o grupo de rock independente vindo de Lavras, Cecília Bravo, para a banda Baby Liss, e ainda Quase sem Querer, um Tributo a inesquecível Legião Urbana. No palco Sesc acontece o projeto Minas ao Luar, com espaço para valorização da cultura popular, com músicos tradicionais da região.

Os diversos workshops costumam atrair um público interessado em aprender um pouco mais sobre a culinária, e nesta edição teremos a honra de receber o enófilo Fred Rezende com o tema “Vinho do Porto harmonizando com os Queijos do Campo das Vertentes”. E será imperdível o workshop com o renomado chef Marcos Patorroco Proença, proprietário do tradicional Restaurante Patorroco, de Belo Horizonte, onde mistura criativamente as tradições mineiras aos sabores baianos e espanhóis. Outro assunto que não poderia ficar de fora do festival, verdadeiro patrimônio dos mineiros: a história do Queijo de Minas, com o professor historiador Gabriel Nicolau Oliveira.

A cada ano maior e mais diversificado, o Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas visa propagar cultura por meio da gastronomia regional, representada pelas quituteiras da cidade, e ampliar o contato com novos preparos e sabores. Afinal, culinária é cultura. E estes dias serão ainda mais especiais devido à qualidade das apresentações musicais e teatrais, escolhidas com carinho para entreter os visitantes nestes dias de festa na Serra das Carrancas.

SERVIÇO:

7º Festival de Gastronomia e Cultura de Carrancas

Data: de 20 a 23 de julho 2017

Local: Praça Manoel Moreira – Centro – Carrancas/MG

Horários: a partir das 18h (dias 20 e 21) e a partir das 15h (dias 22 e 23 – Sábado e Domingo)

HASHTAGS: #Carrancas | #FestivaldeCarrancas | #7ºFestivaldeGastronomiaeCulturadeCarrancas | #
FeriasdeInverno

Deixe um comentário

*