Femama realiza a 8ª edição do Outubro Rosa

Com a campanha deste ano, a Federação busca reforçar o pedido de acesso ao tratamento adequado para o câncer de mama metastático na rede pública de saúde.
Com a campanha deste ano, a Federação busca reforçar o pedido de acesso ao tratamento adequado para o câncer de mama metastático na rede pública de saúde.

Neste mês, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) promove a 8ª edição do Outubro Rosa, campanha mundial de combate ao câncer de mama. A iniciativa foi trazida para o Brasil de forma organizada em 2008 pela Federação. A cada ano, a Femama promove uma série de ações de combate ao câncer de mama, em conjunto com importantes parceiros e com suas instituições filantrópicas associadas em todo o Brasil.

As ações tiveram início na última quarta-feira, dia 30 de setembro, com o Seminário “Principais Tipos de Câncer entre as Mulheres”, organizado pela Secretaria da Mulher da Câmera dos Deputados, na Câmara dos Deputados em Brasília (DF). O evento marcou a abertura do Outubro Rosa no Congresso Nacional e contou com a presença da presidente voluntária da Femama e médica mastologista, dra. Maira Caleffi, que falou sobre câncer de mama.

Na edição deste ano, o tema do Outubro Rosa da Femama será “Para Todas as Marias”, campanha lançada pela Federação, que luta por acesso aos tratamentos adequados do câncer de mama metastático no País. “Duas mulheres com câncer de mama podem possuir células cancerígenas muito diferentes entre si e necessitar de terapias específicas para o seu tipo de doença para obter um resultado mais eficaz. Tratamentos adequados podem prolongar o tempo de vida e garantir maior qualidade de vida para pacientes com câncer de mama metastático. É fundamental que as pacientes usufruam desses avanços da medicina em seu tratamento.”, afirma a presidente da Femama, Dra. Maira Caleffi.

Para Todas as Marias

A campanha “Para Todas as Marias” luta para que as pacientes com câncer de mama metastático tenham acesso aos tratamentos mais eficientes para o seu tipo de tumor pelo SUS. Apesar dos avanços da medicina, nenhum tratamento novo para câncer de mama metastático é inserido na rede pública há mais de uma década. A campanha visa conscientizar a sociedade em geral e principalmente os gestores da rede pública de saúde sobre a importância desta causa, assim como a urgência por melhorias. Informações emwww.paratodasasmarias.com.br. 

Câncer de mama metastático

Câncer de mama metastático é o câncer de mama que atingiu outros órgãos do corpo, mais frequentemente os ossos, os pulmões, o fígado ou o cérebro. Pode ser descoberto no primeiro diagnóstico ou ocorrer meses ou anos após o tratamento para o câncer de mama em estágios anteriores. O foco do tratamento da doença neste estágio é o controle da doença e a manutenção da qualidade de vida da paciente.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre as brasileiras, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma. São esperados mais de 57 mil novos casos da doença, no Brasil, só em 2015, e cerca de metade dos casos diagnosticados entre as usuárias do SUS já está em estágio avançado, ou seja, já é metastático ou encontra-se no estágio imediatamente anterior. 

Uma pesquisa global intitulada de “Conte-nos, Conheça-nos, Junte-se a Nós” foi realizada no ano de 2013, em 12 países – incluindo o Brasil – com mais de 1.200 mulheres com câncer de mama avançado.

O estudo apontou que mais de 60% das brasileiras afirmam que o câncer de mama avançado interfere em seu trabalho de forma a reduzir sua renda e mais de 80% das brasileiras declaram ter sua qualidade de vida comprometida por conta da doença. “Receber o diagnóstico do câncer de mama é devastador para a mulher, mas na fase metastática o impacto é ainda maior e a urgência por um tratamento eficiente também”, comenta a presidente voluntária da Femama, dra. Maira Caleffi. 

Ações pelo País

As ações do Outubro Rosa se desdobrarão por vários estados do País, promovidas pelas instituições associadas à Femama. Caminhadas, exposições, palestras, iluminação de prédios públicos serão algumas das iniciativas que terão como objetivo a conscientização sobre a doença e sobre os direitos dos pacientes; dentre os eventos se destacam:

Iluminação do Cristo Redentor – 05/10

A FEMAMA apoia a Fundação Laço Rosa  e Américas Amigas  na iluminação do Cristo Redentor, buscando despertar a atenção para a saúde da mama.

A cerimônia de iluminação do Cristo Redentor está agendada para 05/10, às 18h, no Rio de Janeiro (RJ).

Ciclo de Debates sobre Câncer de Mama para Parlamentares da Bahia – 19/10

Como parte de um projeto que se desenvolve em diferentes estados brasileiros, a Femama realizará no mês de Outubro a edição da Bahia do I Ciclo de Debates sobre Câncer de Mama para Parlamentares. O objetivo do encontro é trazer informações sobre o câncer de mama metastático aos parlamentares, incentivando que estes busquem alternativas que facilitem a implementação de políticas públicas para melhorar o acesso ao tratamento adequado da doença no país.

19/10, 9h30, Assembleia Legislativa da Bahia, Salvador (BA).

Ações de parceiros

– A Anna Pegova doará à Femama parte do valor obtido com as vendas do produto Crème Telo Structure Age Reverse, lançamento da marca;

– A Azul Linhas Aéreas apoia o Outubro Rosa através de parceria com a Femama para subsídio de passagens aéreas para projetos e eventos realizados pela Federação;

– A Cless, marca de cosméticos, reverterá parte do valor da venda dos produtos para cabelo Spray de Brilho Gloss Charming e do Hair Spray Care Liss para a FEMAMA;

– A Condor vai trabalhar com embalagens temáticas e informativas da campanha Para Todas as Marias para kits de beleza, higiene e limpeza durante o Outubro Rosa e doará parte do valor arrecadado com a comercialização desses itens para a Femama;

– A Curves incentiva as cem filiais da academia para a realização de caminhadas em suas cidades. Parte do valor arrecado com a venda de camisetas será revertido para a FEMAMA;

– O Instituto Avon, como parte da campanha Avon Contra o Câncer de Mama, confeccionará materiais educativos com informações para conscientização para a doença. Esses materiais serão disponibilizados a algumas instituições associadas à Femama para fortalecer as ações locais;

– O artista plástico Rafael Sanches lançou um leilão de um quadro especialmente criado para o Outubro Rosa. O valor integral do leilão será revertido para a Femama;

O Polen, empresa de inovação social, oferecerá parceria em duas ações digitais. A primeira reverterá parte de vendas online de seus parceiros para a Femama. E a segunda transformará fotos compartilhadas em seu aplicativo em doações.

– A Roxy, marca de vestuário feminino, promove divulgação de informações sobre o Outubro Rosa e câncer de mama junto à Femama;

– A Tintas Coral, por meio do projeto socioambiental “Tudo de cor para você”, dá continuidade à ação que renovará a fachada de ONGs associadas à Femama.

– A FEMAMA disponibiliza layout de materiais gráficos para parceiros que tenham interesse em aderir à campanha com produção local (banners, folder, botton, adesivo, etc.), além de fornecer informações sobre a campanha no site www.paratodasasmarias.com.br.

SERVIÇO:

A FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – é uma entidade sem fins econômicos que concentra uma rede de 58 instituições ligadas à saúde da mama, presentes em 17 estados brasileiros e Distrito Federal, e integra mais de 1 milhão de cidadãos. A Federação atua na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama.

Site: www.femama.org.br

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