Feirão de seminovos: O que levar em conta na hora de comprar ou vender

Populares em todo o país, eventos atraem milhares de compradores e vendedores.

Comprar ou vender um seminovo em feirões é uma prática muito comum, mas será que vale a pena? Para tirar as principais dúvidas sobre o assunto, Maurício Feldman, sócio-fundador da Volanty, plataforma online que conecta vendedores e compradores de carros seminovos, conta um pouco sobre esse tipo de evento e o que levar em consideração ao comprar ou vender um automóvel nesses locais.

De acordo com Feldman, em feirões há uma grande variedade de modelos disponíveis e, caso tenham parcerias com bancos, ainda há outros benefícios como taxas de juros mais baixas, facilidades na hora do pagamento e a aquisição de um seguro no ato da compra. “Além disso, grande parte dos proprietários dos carros estão presentes, o que facilita na hora de tirar dúvidas e pedir informações sobre o veículo em questão” explica.

O empreendedor também conta que apesar de popular, esse tipo de prática tem vantagens e desvantagens. “É preciso tomar alguns cuidados ao analisar veículos em feirões e comparar os preços. Apesar do baixo custo e da possibilidade de comprar modelos novos ou usados com até 100% de financiamento, além de ter IPVA grátis, nesses locais só é possível ver o carro externamente. Desse modo o comprador assume o risco de adquirir um veículo que pode ter defeitos cujo conserto pode se equiparar ao preço economizado”, alerta Maurício.

A dica do fundador da Volanty, é levar sempre um mecânico junto que possa averiguar as condições do veículo antes de comprá-lo. Além disso, também é preciso ficar atento, pois nesses eventos alguns modelos podem ter sido inflacionados antes, ou seja, na semana anterior o valor do carro sofre um aumento, o que provoca a impressão de que o desconto aplicado do feirão é maior, quando na verdade não é.

Outro ponto negativo é que nem sempre é possível verificar o histórico do carro. É preciso tentar buscar esse tipo de informação com a organização do feirão ou com o próprio comprador. Assim, é possível evitar transtornos. “Para quem está interessado na venda pode não ser tão vantajoso comercializar o veículo em uma feira, pois as pessoas estarão mais dispostas a barganhar. Com isso, talvez você não consiga vendê-lo por um bom valor”, conta Feldman.

É importante também conferir toda a documentação do veículo para que não ocorram problemas na hora de fazer a transferência do proprietário, além de verificar se o evento e o local são regulamentados. É possível fazer isso por meio das redes sociais, acompanhando comentários de quem já comprou ou vendeu no local.

A Volanty é uma plataforma que facilita todo o processo de compra e venda de carros seminovos e aposta no uso de curadoria e tecnologia para transformar essa experiência. Para mais informações sobre a Volanty, acesse: http://volanty.com

 

HASHTAGS: #Feiraodeseminovos #Volanty #MauricioFeldman #IPVA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*