Fé e devoção trazem cavalarianos para as ruas de Canela

Cavalgada da Fé é o primeiro evento da Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de 2015.

Cavalgada da Fé é o primeiro evento da Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de 2015.

Canela abriu as homenagens a Nossa Senhora de Caravaggio neste domingo, 3, com a Cavalgada da Fé, que chega a sua 5ª edição. Homens, mulheres e crianças, alguns pilchados, outros não, mas todos unidos em fé a Maria, realizaram o trajeto da Catedral de Pedra até o Santuário de Caravaggio de Canela, num percurso de 7km. A imagem de Nossa Senhora seguiu a frente do cortejo, em uma carreta, puxada por uma junta de bois. Algumas pessoas também optaram por irem de charrete.

Na chegada, Missa Farroupilha Campal, que é uma celebração igual a todas as Missas, com o diferencial dos cânticos, que são entoados em ritmo gauchesco emocionou os presentes. Um dos momentos que tocou o coração das pessoas foi quando dois gaúchos entrelaçaram, na cruz, um lenço vermelho e outro branco, numa representação da paz entre os homens.

Cerca de 340 cavalarianos participaram da celebração, que teve, ao final, o sorteio de um potro crioulo, doado pela Cabanha Três Corações. Eloir Schmitt foi o ganhador. Ele que emprestou a junta de bois e os guiou em sua carreta, onde estava a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, fazendo o percurso ao lado de sua filha Erica.

Eu vou pro Céu

Após o almoço tiveram início as apresentações artríticas de DTGs das escolas da cidade, CTG Querência de Canela e do  CTG Herdeiros da Tradição, de Cambará do Sul.

“Eu vou pro Céu, vou ser Santo de bota, de bombacha e de chapéu”. Com este entusiasmo e descontração que a música gauchesca é cantada e vivida pelo grupo de amigos que formam a Banda Estância Divina, nascida de rodas de chimarrão entre amigos. A espiritualidade e a necessidade de louvar a Deus são explícitas nas músicas de um dos momentos mais esperados do dia, que  terá início às 16h, com show dos paranaenses, no Centro de Eventos do Santuário. O objetivo  da Banda Estância Divina é disseminar o seu estilo de uma forma irreverente, levando as pessoas a entenderem a necessidade de se viver o que se é, sem omitir origens ou costumes, pois ao vivê-los, sem máscaras, podemos ser muito mais felizes mediante a um mundo secularizado que prega o modismo, deixando de lado o valor de nossas raízes.

Eloir Schmitt foi o ganhador. Ele que emprestou a junta de bois e os guiou em sua carreta, onde estava a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, fazendo o percurso ao lado de sua filha Erica.

Eloir Schmitt foi o ganhador. Ele que emprestou a junta de bois e os guiou em sua carreta, onde estava a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, fazendo o percurso ao lado de sua filha Erica.

Mais de 100 mil visitantes

A organização da 55ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela tem a expectativa de que mais de 100 mil fiéis participem das romarias e visitem o Santuário, neste mês de maio.

A Romaria e Festa à Nossa Senhora de Caravaggio de Canela segue nos dias 23, com a Romaria de Jovens e Jornada Diocesana da Juventude; dia 24, com a Romaria Motorizada; e, dia 26, quando a Igreja Católica homenageia Nossa Senhora de Caravaggio, com a grande Romaria a Pé. Todas as romarias saem da Catedral de Pedra, às 8h30, com exceção da Motorizada, que tem saída marcada para às 9h.

A Romaria e Festa é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Canela, com organização do Pároco Juscelino Martinez Brazeiro Junior, Conselho Administrativo do Santuário, presidido por Lauro e Ieda Drechesler e pelos os casais festeiros Erico e Maria Grazziola, Márcio e Neuza da Silva, Elson Telch e Mari Barreto, Erico e Juliema Trein, Jeferson de Brito e Daiane Reis, Lindomar e Nilva Vieira, Rodrigo e Bárbara Rech, Sebastião e Patricia Foss e, Valdir e Gisa Soares.

Deixe um comentário

*