FAAP e Socialbakers lançam relatório exclusivo sobre mídias sociais

Estudo vai apresentar, trimestralmente, o desempenho dos 100 maiores perfis de marcas nas redes sociais.

Estudo vai apresentar, trimestralmente, o desempenho dos 100 maiores perfis de marcas nas redes sociais.

O Núcleo de Inovação em Mídias Digitais da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria com a Socialbakers, maior especialista mundial em monitoramento de marcas nas redes sociais, acaba de lançar o projeto Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP). Essa é a primeira parceria da empresa com uma instituição de ensino brasileira.

O Mídias Sociais 360º é um estudo sobre o desempenho dos 100 maiores perfis nas quatro principais plataformas de redes sociais utilizadas para o relacionamento entre as marcas e seus consumidores: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Com dados acumulados dos três meses anteriores à publicação, o relatório é composto por diferentes gráficos nos quais será possível enxergar o comportamento das marcas e de seus seguidores.

O coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP, prof. Eric Messa, explica que o relatório é desenvolvido em forma de infográficos e que será possível ver, por exemplo, a performance, o crescimento de fãs, tempo de respostas das marcas às interações dos usuários, os tipos de postagens mais feitos pelas marcas, entre outros indicadores.

“O projeto pretende oferecer não apenas dados importantes para o aprimoramento das estratégias de comunicação das empresas, mas também um material valioso para o acompanhamento da evolução das mídias sociais no Brasil, tendo em vista o crescimento constante das redes sociais para a construção do relacionamento entre marcas e consumidores”, completa o professor.

Para Alexandre Gonçalves, consultor empresarial da Socialbakers, o relatório “vai muito além dos rankings publicados no passado pela empresa, pois apresenta dados sobre o comportamento e influência das mídias sociais no cotidiano brasileiro”.

Rudolf Kviz, gerente de Marketing de Produto da matriz da Socialbakers em Praga, acrescenta que faz parte da filosofia da empresa sempre procurar pela inovação e pelas melhores maneiras de entender como o mundo interage online. De acordo com ele, estabelecer uma parceria com uma instituição de notável reconhecimento como a FAAP, permite entregar as ferramentas e o conhecimento para que os alunos se tornem os melhores profissionais de marketing.

Trabalho em conjunto

Além do prof. Eric Messa, o projeto conta com a colaboração de mais professores da FAAP. A profa. Karina Bousso e o prof. Thiago Costa, ambos da Faculdade de Comunicação e Marketing, participaram do processo de avaliação da relevância dos dados que seriam publicados.

Para Thiago Costa, que também é coordenador do curso de Comunicação em Mídias Sociais da FAAP, os dados coletados serão de extrema validade para quem trabalha com mídias sociais, especialmente os profissionais de planejamentos das agências.

Rodrigo Parron foi responsável pela interpretação dos dados disponibilizados pela Socialbakers.  “Trabalhamos os dados para gerar informações individuais de cada rede, que são apresentadas de maneira conjunta no infográfico, possibilitando tanto visões específicas quanto análises integradas”, acrescenta o professor.

A opção pelo infográfico é resultado da preocupação com a usabilidade do material, explica Adriano Cerullo, professor e designer responsável pela identidade visual do projeto: “Queríamos algo que, logo à primeira vista, já desse aos leitores uma ideia do que estamos tratando e que fosse de simples entendimento”.

O #MS360FAAP é um exemplo de parceria entre mercado e academia que gera conhecimento prático e que pode ser usado desde o primeiro momento da publicação. “A partir de agora haverá sempre uma referência efetiva no que se refere a dados sobre a atuação das marcas nas redes sociais do Brasil”, finaliza o prof. Thiago Costa.

Os relatórios serão divulgados sempre nos meses de janeiro, abril, julho e outubro. O acesso será gratuito no link www.faap.br/nimd.

Deixe um comentário

*