Exposição Bailes do Brasil evidencia as relações entre moda, música e dança

Acervo de fotografias, músicas e vídeos serão disponibilizados para visitação pública no Solar Marquesa de Santos.

Acervo de fotografias, músicas e vídeos serão disponibilizados para visitação pública no Solar Marquesa de Santos. (Foto: Lalo de Almeida)

A partir de hoje, dia 28 de junho, os apaixonados por moda, música e dança podem conferir no Solar Marquesa de Santos (próximo ao Pateo do Collegio) em São Paulo, a exposição Bailes do Brasil, que reúne um acervo de imagem, som e vídeo que retrata diversos momentos de celebração coletiva do Brasil com uma original abordagem de nossa cultura por meio de um grande baile ao longo do tempo. A exposição mapeia por uma cronologia fluida, desde a primeira República no final do século 19 até os dias atuais, levando em consideração as relações entre as três manifestações artísticas.

O genuíno espírito da Moda de cada época pode ser percebido no registro do cotidiano, com suas forças atuantes representadas a partir de imagens selecionadas de fotógrafos: estrangeiros e brasileiros, renomados e jovens, regionais e urbanos. Moda, Música e Dança se unem para capturar e embalar a cadência desses muitos encontros e períodos.

Brasilidade

A curadoria da exposição reflete sobre influências e relevâncias, divididas em três atos. O Regionalismo Pulsante destaca a produção cultural de raiz e além das cidades, a partir dos sincretismos culturais regionais. A Metrópole Vibrante evidencia a forte influência europeia em nossas tradições e costumes, a clara distinção entre o erudito e o popular. A sala Globalização Eletrizante destaca o diálogo que passa a existir entre a afirmação de nossa brasilidade, suas confluências, com as afirmações de distintas identidades mundiais.

Os curadores Ricardo Feldman e Jum Nakao selecionaram mais de 200 fotos de profissionais nacionais e internacionais, a partir do acervo de instituições públicas e privadas, como Thomaz Farkas, Vania Toledo, Luiz Carlos Barreto, Otto Stupakoff, Maureen Bisilliat e Pierre Verger. A seleção musical produzida a partir de pesquisa sobre aspectos rítmicos brasileiros contribui para a imersão sinestésica dos visitantes. A mostra oferece também, três videoinstalações com figurinos escolhidos exclusivamente por Jum Nakao para esses ambientes.

Em parceria com o Museu da Cidade de São Paulo, a exposição Bailes do Brasil é patrocinada pela C&A, maior rede de varejo de moda do País, por meio da lei de incentivo estadual de cultura – PROAC.

Carlos Moskovics

O genuíno espírito da Moda de cada época pode ser percebido no registro do cotidiano. (Foto: Carlos Moskovics)

 

SERVIÇO:

Exposição Bailes do Brasil, com curadoria de Ricardo Feldman e Jum Nakao

Local: Solar Marquesa de Santos

Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136 – Sé, SP (próximo ao Pateo do Collegio)

Data: de 28 de junho a 25 de outubro de 2015.

Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9 h às 17 h.

Acompanhamento Educativo no local / Entrada franca

Telefone: 11 3241-1081

Site: http://www.museudacidade.sp.gov.br/solardamarquesadesantos.php

Comments are closed.