Executivo da Ambev conta o que as empresas buscam nos jovens talentos

Criativo, visionário e empreendedor, são características que toda empresa sonha encontrar em seu futuro talento.

Criativo, visionário e empreendedor, são características que toda empresa sonha encontrar em seu futuro talento.

Está aberta a temporada de buscas de novos jovens talentos e o programa de trainee é uma das principais portas de entrada para grandes empresas. Os selecionados são preparados para assumir posições gerenciais em um curto espaço de tempo, além da responsabilidade de desenvolver projetos e liderar uma equipe. Com mercado crescente e competitivo, Renato Biava, diretor de desenvolvimento de gente da Ambev, preparou dicas que podem ser fundamentais para um candidato a trainee conquistar sucesso no processo seletivo. 

O primeiro passo de um candidato é pesquisar bem sobre a empresa para que seja possível avaliar se a cultura se encaixa no seu perfil. O ideal é listar “empresas-alvo” que gostaria de trabalhar. De acordo com Biava é imprescindível estar bem informado sobre a companhia que pretende seguir carreira. “Antes da inscrição, verifique se a empresa tem um Linkedin, Twitter ou site oficial com informações sobre a cultura e os valores inseridos na companhia. O candidato precisa se identificar com a empresa”. 

Treinamento no exterior

Mobilidade é quase sempre um pré-requisito. Ao longo da carreira, o trainee terá diversas oportunidades para mudanças de local de trabalho. “Os trainees passam por todas as áreas da Ambev e por isso a disponibilidade para viagens e mudanças de cidade, estado ou país são atributos importantes. Durante o programa, nossos talentos passam por um período de treinamento intensivo no exterior. Nesta ocasião, eles se reúnem e desenvolvem atividades com os demais trainees dos outros países onde a Anheuser-Busch InBev atua. Além disso, durante a trajetória profissional, o funcionário tem oportunidade de ser alocado em outro países. Fazemos parte de uma empresa global”. 

O candidato que apresenta trabalho voluntário em seu histórico se destaca em seleções de empresas que carregam o conceito “responsabilidade social” em seu DNA. “Quando identificamos no jovem uma autêntica preocupação com a sociedade, nós entendemos que ele pode contribuir com o sonho da companhia, que é ser a melhor empresa de bebidas, unindo as pessoas por um mundo melhor. Aqui na Ambev temos diversos projetos focados na responsabilidade, no desenvolvimento social e na preservação do meio ambiente e contamos com engajamento dos funcionários no conjunto de iniciativas”. 

Mentes criativas

Criativo, visionário e empreendedor, são características que toda empresa sonha encontrar em seu futuro talento. “Pessoas criativas e inovadoras são necessárias para o crescimento da empresa. Queremos descobrir mentes criativas que deixem sua marca na história da Ambev”. Biava afirma que as empresas buscam jovens autênticos e que tenham brilho nos olhos. “A Ambev proporciona um ambiente informal e de muita autenticidade, em que todos podem contribuir com suas ideias”. 

Focadas no objetivo de captar talentos e não apenas no preenchimento de vagas, as empresas buscam jovens ousados e que gostem de desafios. Com relação à atitude e competências, Biava afirma que os candidatos que querem conquistar espaço na Ambev precisam garantir os requisitos: proatividade, espírito empreendedor, senso de priorização e organização, liderança e adaptabilidade. “Dado que contratamos pensando no futuro, e não somente na posição atual, buscamos pessoas que tenham vontade de crescer. Estas pessoas irão garantir a continuidade do nosso negócio”. No caso da Ambev, o programa de recrutamento não tem um número de trainees pré-estabelecido. “A nossa intenção não é ter um numero X ou Y de trainees. A nossa busca constante é por pessoas que correspondam ao perfil desejado pela empresa. Se encontrarmos 10 jovens talentos ou 50 vamos recrutá-los. Buscamos os futuros líderes da companhia”, completa Biava.   

Inscrições e processo seletivo

As inscrições para o programa de trainee 2016 da Ambev vão até 07 de setembro por meio do site www.queroserambev.com.br. Podem se candidatar jovens de todo o Brasil com até dois anos de formados ou que tenham previsão de formatura para o final de 2015. Após o período de inscrições, são realizadas provas online de perfil, inglês e raciocínio lógico. Em seguida, os candidatos são submetidos a um teste para desenvolver um projeto e apresentá-lo virtualmente. Depois desta etapa, acontecem entrevistas presenciais por todo o país, com a realização de um painel de negócios, quando os jovens desenvolvem um case em equipe. Na parte final do processo seletivo acontecem entrevistas individuais com os diretores e o presidente da Ambev. Entre os critérios analisados ao longo da seleção estão habilidade para gerenciamento de pessoas e negociação, interesse por desenvolvimento de novas tecnologias, capacidade de liderança e visão empreendedora. Inglês fluente e disponibilidade para viagens e mudanças de cidade, estado ou país são atributos importantes. Experiência com trabalho voluntário  ou  entidades estudantis e  perfil empreendedor  são requisitos desejáveis. 

Podem se inscrever alunos e recém-formados dos cursos de Administração de Empresas (diversas habilitações), Administração Pública, Agronomia, Agronegócios, Análise de Sistemas, Biologia, Bioquímica,  Biotecnologia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciência dos Alimentos, Comércio Exterior, Comunicação Social (habilitação em Marketing, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Mercadológica, Comunicação e Multimeios, Propaganda e Marketing), Controladoria e Finanças, Design, Direito, Direito Internacional, Economia, Engenharia (todas), Estatística, Farmácia, Física, Psicologia, Química, Matemática, Processamento de Dados, Relações Internacionais ou Sistemas da Informação.

Comments are closed.