Exposição InformaSamba em Forma de Arte será inaugurada dia 20, em Sampa

Exposição estará aberta até 28/02, entrelaçando as técnicas de pintura dos artistas plásticos Eloir Jr., Suely Shiba e Ana Bittar.

Exposição estará aberta até 28/02, entrelaçando as técnicas de pintura dos artistas plásticos Eloir Jr., Suely Shiba e Ana Bittar.

 
Propiciando uma maior interação entre as artes de modo geral e a mais significativa cultura popular brasileira, o Carnaval, o jornalista e produtor cultural Maurício Coutinho e a produtora Mara Porto apresentam a partir de 20 de fevereiro, as 19 horas, na Mansão Hasbaya, no bairro da Bela Vista, em São Paulo/SP, a exposição “InformaSamba em Forma de Arte”, aberta até 28 de fevereiro, entrelaçando as técnicas de pintura dos artistas plásticos Eloir Jr., Suely Shiba e Ana Bittar com a temática da Folia de Momo, utilizando cada um deles o seu próprio estilo, gerando inusitadas obras que marcarão a vida profissional dos envolvidos neste projeto cultural e, principalmente, de sambistas que poderão conhecer o quão belos foram retratados seus desfiles e personagens, seja nas escolas de samba ou blocos carnavalescos.
 
Mansão

A Mansão Hasbaya fica localizada no bairro da Bela Vista, o tradicional Bixiga, em São Paulo/SP.

 
“Na noite de abertura, informa Maurício Coutinho, será realizada a coroação da Tchaka Drag Queen, eleita pelos internautas em recente pesquisa como a Rainha das Festas na cidade de São Paulo, bem como homenagens especiais a Ivo Farias, Antônio do Rosário, Gilberto Serrano, Antara Gold, Marlene Querubim, Edilza Serafim, Ângela Ferraz e Mi Benassi, empresários que apoiam o InformaSamba o ano todo”, conclui. O evento tem apoio da Sincoplastic, Buffet Manaus, Casa Castro, Atelie A Designer, Antara Gold Alta Costura, Spacial Entretenimento, Rei Momo Fantasias e Atelê Mi Benassi.
 
Maurício Coutinho
 
Foi diretor de Comunicação da escola de samba Vai-Vai (campeã em 2015), comandou o programa InformaSamba pela Demais TV e durante dois anos manteve no jornal Metrô News (120 mil exemplares diários distribuídos nas estações do Metrô) as colunas “Se Liga no Samba” e “Passarela do Samba”. Prestou assessoria de imprensa para as escolas de samba Império de Casa Verde, Unidos do Peruche e a Presidência da Liga Independente de Escolas de Samba SP. Manteve semanalmente colunas sobre o Carnaval nas rádios Tupi (Gleides Xavier), Eldorado (Geraldo Nunes), Iguatemi (Figueiredo Júnior), Record (Gleides Xavier) e América (Pedro Vaz), além de produzir anualmente exposições de carnaval nos shoppings Light, Top Center, Interlagos, Central Plaza, Butantã, Galeria Osasco, Internacional de Guarulhos, Mais Largo 13, Praça da Moça e foi jurado do Troféu “Samba na Rua” – Jornal da Tarde e UESP/União das Escolas de Samba Paulistanas, concedido para as escolas de bairros de SP.
 
Os artistas plásticos
 
Há 19 anos, Eloy Jr. é estudioso das etnias europeias que imigraram e colonizaram a terra paranaense

Há 19 anos, Eloy Jr. é estudioso das etnias europeias que imigraram e colonizaram a terra paranaense.

 
ELOIR JR. – Nascido em Curitiba/PR, Eloir Jr. é artista plástico pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná, expõe profissionalmente seus trabalhos artísticos em mostras individuais, coletivas, e salões de arte desde 1997, obtendo nove premiações durante esse período e suas obras estão em coleções de acervos nacionais, internacionais, livros de arte e cultura e nas edições da Casa Cor Paraná. Em 2010 representou o Estado do Paraná na cidade francesa de Vaire-Sur-Marne. Há 19 anos, é estudioso das etnias europeias que imigraram e colonizaram a terra paranaense, região sul do Brasil, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde não só expressa a pintura sobre a tela, como também o artesanato cultural destes países.
 
Ana Bitar iniciou sua carreira com ênfase no figurativo realista, tema com o qual foi consagrada no mercado artístico com diversas premiações.

Ana Bittar iniciou sua carreira com ênfase no figurativo realista, tema com o qual foi consagrada no mercado artístico.

 
ANA BITTAR – Artista plástica paulistana com cidadania libanesa, iniciou sua carreira com ênfase no figurativo realista, tema com o qual foi consagrada no mercado artístico com diversas premiações, tanto em óleo sobre tela como pastel seco sobre canson. Reconhecimento este que lhe rendeu convite para redigir em três Portais: Selene Ferreira, Luiz Andreoli e Guia das Artes. Assim como participação significativa nos Programas de TV: A Tarde é Show, De Bem com a Vida, Tudo Posso e outros, onde divulga arte, cultural e entretenimento. É colunista da Cavalluce Lifestyle Magazine onde também escreve também tópicos importantes das artes e personalidades do meio artístico. Atualmente faz parte do Portal Elite Arte e TV Elite, onde atua como apresentadora e curadora.
 
 Professora e educadora, nos últimos anos realizou centenas de workshops, oficinas e aulas de pintura Sumi-ê pelo Brasil

Nos últimos anos, Suely Shiba realizou centenas de workshops, oficinas e aulas de pintura Sumi-ê pelo Brasil.

SUELY SHIBA – Artista plástica especialista em Sumi-ê (técnica de pintura oriental que surgiu na China no século II da era cristã) há mais de 20 anos é atualmente a principal representante deste estilo pictórico no Brasil. Foi aprendiz e discípula de Rita Bohn, esta, discípula de Massao Okinaka (1913-2000), responsável por divulgar essa arte japonesa no País. Professora e educadora, nos últimos anos realizou centenas de workshops, oficinas e aulas de pintura Sumi-ê pelo Brasil, exterior,  ilustrações para diversos livros, revistas, catálogos, participação em propaganda comercial, empréstimos de obras para cenário de novelas, diversas obras para grandes empresas e particulares, participação com imagem de pincelada para vinheta da novela “Sol Nascente”, da Rede Globo, dentre outros.
 
SERVIÇO:
 
Exposição InformaSamba em Forma de Arte
Abertura: 20 de fevereiro, as 19 horas
Mansão Hasbaya – Rua dos Franceses, 518 – Bela Vista – São Paulo/SP
Período de exposição: 20 a 28.02
Visitação Gratuita
 

Deixe um comentário