Especialista em segurança alerta: cuidados simples dentro de casa podem evitar graves acidentes

Com medidas adequadas e simples pais podem tornar suas casas mais seguras.

Com medidas adequadas e simples pais podem tornar suas casas mais seguras.

Com a violência no lado de fora dos muros, os pais se sentem  mais  seguros com os filhos em casa. Mas nem sempre essa premissa é verdadeira.  No Brasil, os acidentes domésticos como quedas, queimaduras, afogamentos e intoxicações ainda são as principais causas de morte entre   crianças de até nove anos.

O especialista em segurança Luiz Camino afirma que é necessário educar as crianças sobre os perigos, e  mesmo com os filhos conscientizados, a supervisão do adulto deve ser constante.

Os pais também devem manter  algumas medidas simples  que podem evitar muitos acidentes. “É preciso guardar fora do alcance das crianças: fósforos,  escadas, remédios, produtos de limpeza (que devem manter suas   embalagens e rótulos originais);   proteger as tomadas;  deixar a alça das panelas voltadas para o lado de dentro do fogão, cobrir piscinas, colocar redes em janelas, corrimões em escadas ”, enumera Luiz Camino.

Um dos grandes vilões na segurança doméstica são as quedas. Embora mais difíceis de prevenir, alguns cuidados podem ser realizados como: evitar o uso de produtos que deixam o piso escorregadio , utilizar antiderrapantes nos tapetes, optar por móveis com cantos arredondados e gaveteiros com travas.

Outra ação que requer um olhar especial dos adultos é  na  hora de escolher os brinquedos. É  preciso evitar  os que possam oferecer riscos de engasgamento, estrangulamento e corte. O ideal é buscar  produtos com o selo do Inmetro.

Comments are closed.