Ernane Alves apresenta mostra POP ART no Ponteio

A mostra criada por Ernane Alves apresenta diálogos da cultura pop por meio de diversas expressões artísticas.

Na atualidade, um dos hits mais populares da indústria cultural digital é a chamada selfie, um autorretrato que virou mania mundial. Em uma selfie, a pessoa vira a câmera do telefone para o próprio rosto e logo a imagem é replicada nas redes sociais. Autorretratar-se sempre foi uma prática muito comum entre pintores e fotógrafos. Nos dias de hoje é hábito de qualquer um com um celular a mão. Em qualquer plataforma, essa ação de autorretratar-se é o exercício de autoimagem.

Pensando na banalização da autoimagem vivida nos tempos digitais, o Ponteio Lar Shopping convidou o artista plástico, Ernane Alves para apresentar sua exposição POP ART, na Galeria de Arte do Ponteio, que reúne pinturas, desenhos, gravuras e polaroids a partir do dia 29 de julho.

A mostra criada por Ernane Alves apresenta diálogos da cultura pop por meio de pinturas, gravuras, fotografia instantânea (como plataforma artística) e comportamento individual na atualidade com as novas tecnologias; além de um experimento pelo universo do desenho, plataforma na qual Ernane desempenha com especial destreza. O artista registrou com a câmara instantânea anônimos e, também, o processo criativo de grandes nomes da cultura como: Eduardo Moreira (Grupo Galpão), Rodrigo Robleño (ex-Cirque du Soleil), Fernando Pacheco (artista-plástico), Cris Guerra (escritora e consultora de moda), entre outros.

“Tenho observado que muitas pessoas preferem a imagem ao real, a cópia perfeita (e manipulada) ao original (com suas naturais imperfeições), a representação à realidade. Em suma, a ilusão aumenta para a verdade diminuir. E isso ganha força num mundo virtual, paralelo e um tanto mentiroso”, comenta Ernane.

Ernane Alves

A paixão pela sétima arte nasceu ainda na infância, aos seis anos de idade, quando adorava assistir aos filmes de Charlie Chaplin e Bruce Lee. Na época, ele já desenhava tudo o que via pela frente. Aos nove anos começou a pintar. Mas, foi na adolescência que descobriu o teatro.

Em novembro de 2001 veio a primeira exposição de desenhos e pinturas. Desde então, Alves, passou a trabalhar com arte. Entre uma exposição e outra, o desejo em produzir cinema foi aumentando e, em 2004, lançou seu primeiro curta-metragem; o experimental CULT, que teve participações especiais do ator Caio Blat e do cantor Gleison Túlio, que também, assinou a trilha do filme que contou com a canção “Say”, letra de Ernane.

Agora, Belo Horizonte recebe a exposição POP ART, que integra uma série de eventos comemorativos dos 15 anos de carreira de Ernane. A mostra é composta por pinturas, desenhos, gravuras e fotos polaroides assinadas pelo artista.

SERVIÇO:

Exposição POP ART de Ernane Alves

Data: 29 de julho a 15 de agosto de 2017

Onde: Galeria de Arte do Ponteio Lar Shopping – Rodovia BR-356, Ponteio Lar Shopping 2500 – Santa Lucia, Belo Horizonte/MG

HASHTAGS: #ExposicaoPopArtdeErnaneAlves | #PopArt | #CulturaPop | #ErnaneAlves | #artesplasticas | #PonteioLarShopping

Deixe um comentário

*