Entre a Barra da Tijuca e o balneário mexicano de Cancún, um comovente romance de formação, mergulho de rara sinceridade em temas como religião e paternidade.

 
Às portas da adolescência, Joel sente-se deslocado entre os amigos da escola e do prédio onde mora. O ano é 1998 e o mundo parece cada vez mais um lugar ameaçador. Ao mesmo tempo em que busca acolhimento num grupo de jovens de uma igreja evangélica, entra em colisão com o modo de vida do pai, que acaba de regressar ao Brasil após quatro misteriosos anos na cidade de Cancún.

Décadas depois, com a morte do pai, longe da religião e prestes a ter um filho, Joel decide voltar, sozinho, ao balneário mexicano. Ao tentar repetir os passos paternos, uma viagem simples se torna complexa, e o que se evidencia são os caminhos que levaram Joel a ser quem é.

O que sabemos de nossos pais? Quais histórias permanecem em segredo? O que há para além da família? Há ilusões melhores do que outras? Como encontrar a verdade numa realidade tomada por artifícios? Alternando os tempos narrativos da infância e da idade adulta, aproximando-se afetivamente e mantendo distância dos personagens, Miguel Del Castillo faz da busca por respostas matéria-prima do romance.

Com uma prosa clara e irretocável, Miguel Del Castillo faz o retrato de uma classe forjada em condomínios fechados e paraísos fiscais, em colégios onde a violência é a regra e no brilho plástico dos fast-foods. Um dos romances mais surpreendentes da nova geração de autores brasileiros.
 
“Miguel Del Castillo conduz o leitor com firme serenidade por um relato impecavelmente estruturado, no qual a família é a expressão imperfeita e acolhedora dos mistérios da vida.” — Daniel Galera
 
“Nesta jornada sutil de reconhecimento do pai, o que está em jogo, ao fim, são as zonas de sombra de todos nós.” — Noemi Jaffe
 
Livraria da Travessa e Companhia das Letras convidam para o lançamento do livro Cancún, de Miguel Del Castillo, no dia 14 de agosto, a partir das 19h

MIGUEL DEL CASTILLO (1987) é escritor, tradutor, editor e curador. Carioca radicado em São Paulo, é autor de Restinga (Companhia das Letras, 2015). Foi editor da Cosac Naify, do site da revista ZUM e atualmente é curador da Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles. Em 2012, foi um dos vinte autores selecionados para a edição “Os melhores jovens escritores brasileiros” da revista britânica Granta. Cancún é seu primeiro romance.
 
#LivrariadaTravessa #CompanhiadasLetras #MIGUELDELCASTILLO #Cancun
 
 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*