Entenda como os “específicos” Fatores de Crescimento presentes em cosméticos agem na pele

Em cosmético, recuperação do tecido e auxílio da cicatrização são duas das funções dos Fatores de Crescimento, usados também em tratamentos antiage, explica biomédica. É o caso de produtos profissionais e home care da Buona Vita, única empresa com quatro Fatores de Crescimento em linha de produtos.
Ionto Bio Factor.

Ionto Bio Skin melhora a cicatrização.

Quando fazemos algum tratamento de medicina estética, ou quando a nossa pele passa por situações que ajudam a degradá-la, é comum que a pele fique lesionada — provavelmente porque ainda não houve uma cicatrização. E até mesmo o envelhecimento natural contribui para uma série de alterações na pele. “Ela fica mais fina, menos elástica e resistente, com perda de tônus e vitalidade, o que leva ao desenvolvimento de rugas e, posteriormente, sulcos acentuados, devido à degradação das fibras de colágeno e elastina. Há, também, uma diminuição na capacidade de absorção de nutrientes e de hidratação da pele, resultando em ressecamento e descamação, e da dificuldade de cicatrização, regeneração e renovação do tecido”, explica Isabel Luiza Piatti, tecnóloga em estética e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos na Buona Vita Cosméticos. Para ajudar no processo de recuperação de tecido, por conta do envelhecimento ou de pós-tratamentos, muitas empresas investem em produtos que contenham Fatores de Crescimento. Mas afinal, o que são eles?

“Fatores de Crescimento são moléculas proteicas produzidas pelo corpo que se ligam a receptores de membranas celulares. Através dessa união, eles atuam em mecanismos de cicatrização e reparo do tecido. Sendo assim, essas substâncias são fundamentais para proteção, manutenção da integridade da pele e regulação de tecidos normais”, explica Ayessa Ismail, biomédica da Buona Vita, única empresa do mercado a contar com uma linha de cosméticos com quatro Fatores de Crescimento, sendo também os únicos a serem registrados na Anvisa como de grau 2, ou seja, são cosméticos que possuem indicações específicas e comprovação prévia de testes de eficácia. “Eles têm função específica e atuam em vários processos do ciclo celular: na regeneração do tecido, melhorando muito a uniformidade da própria textura. Em processos cicatriciais eles são fundamentais, sem eles não ocorreriam os processos de cicatrização. Ou seja, os Fatores de Crescimento, juntamente com hormônios, citocinas e células plasmáticas, atuam na homeostasia (condição de estabilidade) da pele”, completa a profissional.

Ionto Bio Factor.

O Ionto Bio Factor regenera os tecidos.

Utilizados também em outras áreas da medicina e ciência, os Fatores de Crescimento mais utilizados na área de Saúde Estética, de acordo com Ayessa, são os que participam do processo da formação de novas células, como o colágeno. “Tais Fatores são: o Fator de Crescimento Epidermal-EGF, Fator de Crescimento Vascular Endotelial-VEGF, Fator de Crescimento Insulínico-IGF e o Fator de Crescimento Fibroblástico-b-FGF. Esses são os fatores mais encontrados na cosmetologia, com um importante efeito terapêutico no processo de recuperação tecidual.”

Antienvelhecimento e pós-tratamento para acne

A biomédica ressalta que o uso de Fatores de Crescimento em protocolos antienvelhecimento potencializa os resultados. “A pele possui grande atividade metabólica, com mecanismos fisiológicos, imunológicos e endócrinos, que proporcionam estabilidade ao tecido, refletindo em uma pele saudável e íntegra. Com o processo de envelhecimento, seja genético (predisposição do indivíduo) ou epigenético (fatores externos determinantes), esses mecanismos são reduzidos, diminuindo também a atividade metabólica celular, células imunológicas e proteínas estruturais. Sendo assim, a introdução de Fatores de Crescimento é fundamental para suprir essa deficiência no tecido envelhecido. Quando em sinergia com outros ativos cosméticos e ainda associados a terapias combinadas, fazem com que potencialize ainda mais os resultados dos protocolos”, explica.

Outro tipo de aplicação interessante para os Fatores de Crescimento, segundo a profissional, diz respeito ao pós-tratamento de acne — já que alguns produtos específicos costumam eliminar a bactéria, mas “detonam” a pele, às vezes provocando até rachaduras. “Ele auxilia no processo de recuperação da pele no pós-tratamento de acne, justamente por atuar nesse processo de regeneração, em especial o Fator de Crescimento Endotelial e o Insulínico. Mas é importante ressaltar que eles em si não atuam no tratamento da acne; funcionam como um complemento, justamente porque a acne é uma inflamação que vai deixar sequelas, cicatrizes. Mais especificamente em tratamentos, ele também pode ser usado depois de outros procedimentos como laser, CO2, carboxiterapia, peelings, e pós-operatório, já que na maioria desses procedimentos são induzidas lesões no tecido, esperando uma resposta de cura”, completa.

Ionto Bio Factor.

Gel Creme Skin Factor (home care) potencializa os efeitos dos outros dois iontos.

Segundo a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos da Buona Vita, a marca possui dois Iontos multifuncionais que fazem parte da Linha Bio Intense e que contêm, juntos, os quatro Fatores de Crescimento citados acima, além da sinergia com outros ativos. São eles: Ionto Bio Skin e Ionto Bio Factor — ambos de uso profissional. “A associação dos dois auxilia nos processos de cicatrização e regeneração do tecido, e também com função antiage reparadora, sendo importantes aliados no processo de devolução da saúde do tecido e da beleza estética da pele”, conclui Isabel, que ressalta a importância do uso diário do Gel Creme Skin Factor (home care com os quatro Fatores) para potencializar os resultados do tratamento em cabine. “É importante salientar que existem contraindicações: pessoas que já passaram por câncer de pele somente devem usar os Fatores de Crescimento com liberação médica e aquelas com propensão genética a queloide não poderão usar o b-FGF, por isso, na linha da Buona Vita, ele está isolado no Ionto Bio Skin, sendo indicado para esses casos somente o Ionto Bio Factor”, diz. Ela complementa sobre a importância do profissional de saúde estética preencher corretamente o prontuário estético. “Os Fatores de Crescimento possuem estudos de segurança já publicados, mas é fundamental a realização do prontuário estético para conhecer o histórico de cada cliente para o correto direcionamento de uso de somente um dos iontos ou da combinação dos dois em melange, além da indicação do produto home care.”

Ionto Bio Skin

Com o objetivo de melhorar a cicatrização, a sequela, a aparência das rugas e escoriações, além das estrias e também trabalhar no aperfeiçoamento da aparência dos sinais relacionados ao envelhecimento (como tônus, maciez e hidratação), o Ionto Bio Skin é uma solução eletrolítica, que contém dois ativos, sendo um deles um fator de crescimento: Phycojuvenine (protege o DNA mitocondrial) e b-FGF (Fator de Crescimento Fibroblástico básico, que favorece a elasticidade cutânea). “Os dois ativos unidos promovem excelentes resultados nos tratamentos que visam promover efeito lifting através da regeneração celular em peles maduras e desvitalizadas, inclusive a de fumantes, pois atuam na reestruturação do colágeno e elastina, devolvendo a vitalidade, energia, elasticidade e aparência jovial”, explica Isabel.

Ionto Bio Factor

Com a finalidade de regeneração tecidual, o Ionto Bio Factor tem três Fatores de Crescimento em sua formulação: CG-EGF (Fator de Crescimento Epidermal), que acelera o processo de renovação da epiderme, reduzindo e prevenindo linhas e rugas; CG-IGF (Fator de Crescimento Insulínico), que reduz e previne linhas e rugas por ativar a geração de novas células cutâneas, aumentando os níveis de colágeno e elastina da pele e reduzindo manchas avermelhadas; o CG-VEGF (Fator de Crescimento Vascular) estimula a produção de novos capilares sanguíneos, melhorando a irrigação tecidual. “Dessa forma, o Bio Factor pode ser aplicado também em protocolos de rejuvenescimento, estrias, cicatrizes e sequelas, aumentando os níveis de colágeno e elastina e a indução da formação de novos vasos capilares sanguíneos da pele, devolvendo vitalidade e energia. Com rica composição, também é um importante aliado no reparo e na regeneração tecidual também em pré e pós-peeling”, acrescenta Isabel.

Tudo isso graças à combinação de ativos que também fazem parte do produto: Sódio PCA (agente de hidratação fisiológica), Magnésio PCA (produção de energia na pele), Zinco PCA (síntese de proteínas e auxílio na cicatrização) e Manganês PCA (fundamental para a síntese do RNA e DNA), todos formando o composto Physiogenyl (que estimula o crescimento e o metabolismo dos queratinócitos é potente hidratante), além da presença do ativo Hydroxyprolisilane CN (estimula a biossíntese de colágeno).

Gel Creme Skin Factor (home care)

Com os quatro fatores de crescimento da linha, o Gel creme Skin Factor é indicado para uso facial e corporal, como manutenção diária na intenção de potencializar os efeitos dos dois iontos, nos mesmos tratamentos (de pós-operatório a antiage). Possui também os ativos Hydroxyprolisilane CN, Phycojuvenine, Physiogenyl, e a manteiga exótica, que promove nutrição, emoliência, hidratação e suavidade da pele. “Seu uso é diário e deve ser aplicado após limpeza e tonificação”, finaliza Isabel.

 

SERVIÇO:

Buona Vita

A Buona Vita oferece, desde 1988, tecnologia de ponta e princípios ativos seguros, que garantem resultados rápidos e eficazes. Precursora do uso da nanotecnologia na indústria cosmética, hoje está entre as líderes do segmento de cosméticos profissionais, e possui uma linha Home Care; a sustentabilidade é um dos diferenciais da Buona Vita com a formulação de produtos com bases biocompatíveis. Tecnologia, pesquisa e responsabilidade para enaltecer a beleza e cuidar do planeta.

SAC 41 3023-1855

Site: www.buonavita.com.br

Comments are closed.