Em momentos de forte industrialização e degradação ambiental o Sesc São Caetano mantém projeto ambiental “Pé de Broto” e realiza ações sustentáveis

Horta do Sesc inspira plantio público geral

Diante da contínua industrialização, e a deteriorada relação ser humano e meio ambiente, a intensa degradação ambiental pelos mecanismos produtivos contemporâneos, surgem algumas questões: Quais medidas podem ser tomadas para à minimização dos impactos ambientais? Qual o nosso papel em relação a promoção da sustentabilidade ambiental? Será possível pensarmos em um contexto de sustentabilidade social e ambiental para um futuro próximo?

Perante estes impasses, o Sesc São Caetano mantem seu projeto ambiental “Pé de Broto” durante o mês de Maio, onde aborda temas ligados ao meio ambiente e sustentabilidade, com a ideia de socialização, consumo consciente, produção do próprio alimento, conceitos de reaproveitamento e aproveitamento total de objetos e alimentos, atividades de suma importância para a humanidade, visto que ao se compreender a sustentabilidade, em seus aspectos ambientais e sociais, poderá ter uma nova visão de mundo. Um mundo em que o saber ambiental aflora de uma ponderação sobre a estruturação da própria vida humana na Terra.

Todas as oficinas e vivências são gratuitas e abertas ao público geral com acompanhamento de Luciana Siriani, diretora da instituição Natureza Brasil, dedicada ao desenvolvimento de ações sustentáveis para minimizar os impactos causados no meio ambiente por ações humanas, com objetivo de promover o uso racional dos recursos naturais através de projetos socioambientais, visa o desenvolvimento social, assim garantindo os direitos das futuras gerações. Também é Co-fundadora do Projeto de intervenção Ambiental SustentABC, com foco em conscientização, projetos socioambientais, hortas nas periferias , palestras, oficinas pedagógicas sobre resíduos sólidos, consumo consciente e alimentação saudável e sustentável.

As atividades acontecem no Jardim da Unidade, que recebe as terças-feiras de 07 a 21 de Maio a partir das 15h o “Clube da Horta”. Você sabia existe uma horta no Sesc São Caetano? Desde sua concepção em Junho de 2017, várias mãos passaram por ali. Mãos que ofereceram seus cuidados e, em troca, tiveram momentos alegres de convivência, troca de saberes, harmonização com a natureza, construção de hábitos mais saudáveis e, de quebra, contribuíram para a construção de um mundo mais sustentável. Gostaria de fazer parte disso? Participe.

Sábado dia 18 de Maio o encontro será no “Mutirão Verde” a partir das 15h, que em ação coletiva de cuidados na horta de orgânicos, será realizada uma troca de experiências e colocaremos em prática técnicas de plantio da agroecologia.

E no último final de semana de Maio dia 25, das 10h às 16h é a vez do cardápio especial do “Café no Jardim” que uma vez por mês com a equipe da comedoria do Sesc São Caetano vem ao jardim, oferecendo uma opção de alimentação sustentável e saudável, que visa o cultivo e preparo de alimentos colhidos na horta da própria instituição, deixando acessível a culinária de “Comida da Roça”, resgatando uma memória cultural de época.

Serviço:

Sesc São Caetano
Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul
Dia: 7, 14, 18, 21 e 25 de Maio
Classificação: Livre
Ingressos: grátis
Telefone para informações: (11) 4223-8800
Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br/saocaetano
Horário de atendimento/bilheteria do Sesc São Caetano – De segunda a sexta, 11h às 20h,sábados e feriados, das 9h às 17h30.

#SescSaoCaetano #MutiraoVerde #NaturezaBrasil #PedeBroto #SustentABC #ClubedaHorta

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*